O apocalipse chegou: hacker conseguiu formatar um Galaxy S3 pelo NFC [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: O apocalipse chegou: hacker conseguiu formatar um Galaxy S3 pelo NFC [vídeo]

Se você ainda está rindo dos fãs da Apple pelo fato de o iPhone 5 não ter suporte à tecnologia NFC, é melhor tirar esse sorriso do rosto, pois o recurso pode não ser uma vantagem tão grande quanto se pensa. O motivo é que um hacker já conseguiu provar a existência de uma falha no protocolo de segurança da Samsung que permite que alguém formate todo o conteúdo de um Galaxy S3 sem ter de encostar nele. Corram para as colinas!

A vulnerabilidade foi apresentada durante a Ekoparty 2012, uma feira voltada exatamente para questões de segurança que trouxe vários hackers especializados em quebrar esses bloqueios. De acordo com Ravi Borgaonkar, o gênio do mal que realizou a proeza, basta utilizar os códigos USSD — algo bastante comum dentro da tecnologia GSM — para apagar todo o conteúdo do aparelho a partir do próprio navegador.

Segundo ele, a pessoa só precisa acessar o endereço em questão — que pode ser enviado via SMS ou QR Code, por exemplo — para que todos os dados sejam apagados em um piscar de olhos. O pior de tudo é que, em alguns aparelhos, ainda há a possibilidade de usar o NFC para fazer tudo isso remotamente, ou seja, sem ter de tocar em seu “alvo”.

Se você duvida, pode conferir esse ataque ninja no vídeo acima, retirado diretamente da Ekoparty 2012.

Fonte: Engadget, Phandroid

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.