Que tal andar em uma moto sobre bolas?

1 min de leitura
Imagem de: Que tal andar em uma moto sobre bolas?

(Fonte da imagem: Reprodução/Spherical Drive System)

Embora a foto acima pareça ter saído de algum filme de ficção científica, o estranho veículo apresentado é real e pode estar andando na sua rua muito antes do que você pensa. Desenvolvido por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade San Jose State, a Spherical Drive System é uma moto que troca os bons e velhos pneus por duas esferas gigantescas.

Para quem está se perguntando por que diabos alguém faria isso, a resposta é simples: segurança. A ideia não é priorizar o estilo — embora ele mereça ser melhorado, sejamos francos —, mas acabar com os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas em todo o mundo. Ao colocar as bolas no lugar das rodas, o piloto não correria mais o risco de virar o guidão bruscamente e cair, o que evitaria acidentes.

Para suportar o peso e o desgaste de uso, os engenheiros usaram uma combinação de fibra de carbono com fibra de vidro coberta por borracha industrial para construir as esferas. O resultado obtido foi que, além da estabilidade na hora da direção, a estranha moto também permitiu a movimentação lateral, o que pode ser a solução para quem tem problemas na hora de estacionar.

Se a moto ficar assim, nós aceitamos. (Fonte da imagem: Reprodução/Spherical Drive System)

A ideia dos criadores do projeto é colocar o modelo nas ruas ainda até o final do ano — prazo que deve ser facilitado com a utilização de um motor elétrico. Só esperamos que, se isso realmente acontecer, eles consigam melhorar o design como a imagem acima sugere.

Fonte: Spherical Drive System

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.