Windows Phone: primeiras impressões

6 min de leitura
Imagem de: Windows Phone: primeiras impressões

A Microsoft anunciou globalmente, neste último dia 6 de outubro, um novo conceito de marca na área de mobilidade. Trata-se do Windows Phone, uma categoria de dispositivos que visa integrar hardware, aplicativos e serviços para smartphones.

Em parceria com a Tim Brasil, a Micriosoft vai disponibilizar em novembro três celulares já equipados com a nova atualização do sistema operacional Windows Mobile, a versão 6.5. Os primeiros aparelhos oferecidos aos consumidores serão: LG GW550, HTC Touch 2 e Samsung Omnia II.

Porém, a Microsoft ainda pretende oferecer 30 novos modelos em mais de 20 países até o fim do ano. O valor dos aparelhos não foi confirmado, mas deve girar entre 1.200 a 2.000 reais em planos pré-pagos. Já no caso dos planos de conta, os descontos vão variar de acordo com a política da operadora.

HTC Touch 2, LG GW550 e Samsung Omnia II!

Windows Mobile 6.5

Ao deslizar o dedo você tem acesso a todas funções do aparelho!

A Microsoft deu um grande salto com o seu novo sistema operacional para celulares. Contudo, é importante fazer uma ressalva, pois existem duas versões disponíveis: Standard e Professional. A Standard será utilizada apenas nos celulares sem telas sensíveis ao toque, logo, é mais limitada e sua navegabilidade simplificada e restrita às setas direcionais.

Por outro lado, a versão Professional está com um visual limpo e atraente, sendo tão fácil para você acessar músicas, emails e agenda, por exemplo, quanto o Android ou o iPhone OS. Ambas as versões serão lançadas em português juntamente dos celulares supracitados.

A novidade original que mais chama atenção é na tela de desbloqueio, aquela que surge quando você não está usando o aparelho por um determinado período de tempo. Nesta tela, é possível visualizar notificações de torpedos, mensagens recebidas no MSN Messenger, ligações e emails recebidos, com opções para acessar ou dar respostas rápidas.

O menu principal do Windows Mobile 6.5 também causa curiosidade. Ao contrário do iPhone OS — em que você tem todos os aplicativos e configurações em formas de ícones — ele é vertical e disponibiliza as funções de telefone, email, agenda, sites favoritos, data e hora, imagem e MSN Messenger (assim como o Zune HD). Ou seja, o  menu usa letras bem grandes (e não com imagens) nas quais você desliza a tela com os dedos.

Uma vez que a seleção esteja em cima de uma função desejada, como no caso de Músicas, é possível navegar horizontalmente para trocar de canção e reproduzi-las sem precisar abrir janelas. O mais legal é que o plano de fundo continua lá decorando o sistema.

A interface da área dos aplicativos lembra bastante o iPhone

Outra característica de impacto é a liberdade dada à personalização. A Microsoft entendeu que as pessoas gostam de deixar o celular estilizado, por isso um dos pontos fortes do sistema operacional são os temas disponíveis, nos quais o plano de fundo, proteção de tela, ícones e menus variam.

Agora você deve estar se perguntando: em que lugar eu acesso meus programas? Como se trata de um smartphone, um dos principais atrativos são os softwares que podem ser baixados e instalados, não é verdade? É aí que entra o bom e velho conhecido botão Iniciar do Windows! Ao clicar nele,  você abre todos seus programas favoritos, listados em forma de ícones, assim como no iPhone e Android.

Na tela de desbloqueio você pode ver todas as notificações recebidas enquanto não acessou o celular

Programas Padrões

O navegador Windows Internet Explorer foi remodelado e agora tem suporte ao Adobe Flash Lite, garantindo uma navegação mais ampla na internet do que outros SOs que ainda não fornecem esta possibilidade.

O tradicional pacote do Office para celular contém o Word e Excel para visualização e edição de arquivos. O PowerPoint está incluso, porém apenas para visualização. Há ainda o Outlook Mobile/Exchange, capaz de sincronizar e gerenciar contas de email e telefone.

A mesma praticidade do Outlook para PC no celular

Para quem já está habituado com o Windows Media Player, adicionar seus arquivos de música e vídeo nos aparelhos vai ser muito fácil, através da ferramenta Windows Live Media Manager. Por último, temos ainda o Windows Live Photo Sharing, compartilhador de fotos que se integra às principais redes sociais.

Windows Marketplace for Mobile

Assim como na App Store, você pode baixar programas grátis ou pagos!Nenhum sistema operacional de celular sobreviverá sem uma sólida loja de aplicativos. Depois do sucesso da App Store, várias fabricantes e outros desenvolvedores perceberam que além de hardware, quem quer um celular hoje em dia também deseja um computador de bolso.

É claro que a Microsoft não poderia fechar os olhos para esta tendência: o Windows Marketplace for Mobile estreia com o objetivo de catalogar e agregar todos os softwares lançados para a plataforma. Novamente como acontece com a rival Apple, no Marketplace é permitido realizar buscas de programas, filtrar por softwares pagos e gratuitos, ver descrições, avaliações de outros usuários e também screenshots dos softwares.

Existirão tanto aplicativos e jogos globais como uma seção para softwares nacionais dentro do Marketplace. A cobrança pelo download de programas poderá ser realizada via cartão de crédito ou pela fatura da operadora, varia entre 99 centavos de dólar até 49,99 dólares. No Brasil, estes valores serão convertidos para reais.

Vale lembrar que o preço depende exclusivamente dos desenvolvedores, pois 30% destes valores são repassados para a Microsoft para cobrir os custos do Marketplace. O período de aprovação de software na loja digital é de 5 dias úteis, em que são submetidos a certificações e devem atender a uma série de requerimentos.

Hoje existem cerca de 20 mil aplicativos compatíveis com o Windows Mobile, todavia até então não existia um local que os agregasse para o público. Deste modo, a empresa de Bill Gates está realizando um processo de conversão para trazê-los para o Marketplace.

Serviços Móveis

My Phone

Converse no MSN como se estivesse no computadorNinguém nega que os smartphones são caros. Mas pior do que ser roubado ou perder um aparelho celular é ter que correr atrás de todos os seus contatos, arquivos e configurações que você levou meses para deixar do jeitinho que gosta.

Pensando nestes casos, um método de backup foi criado e seu nome é My Phone. Através deste recurso, você pode compartilhar todos os dados do seu aparelho na internet com segurança, recuperando ou sincronizando suas configurações quando desejar. Trocar de celular também vai ser menos doloroso.

Redes Sociais

Elas também não saem dos holofotes nos celulares com sistemas operacionais Windows Mobile. Twitter, Facebook, My Space e Flickr, todos elas estão integrados com os aparelhos munidos com a versão 6.5 e permitem o envio de fotos, vídeos e textos diretamente pelo smartphone.

O MSN Messenger — que já possui 45 milhões de usuários no Brasil — marca presença no menu principal do aparelho. Bastacolocar sua Windows Live e sair conversando com toda a sua lista de contatos.

Restrições

O Windows Mobile 6.5 tem DRM incorporada no Windows Media Manager, sincroniza as informações de músicas e filmes baixados com o seu computador e preserva os direitos que você tem sobre os arquivos adquiridos.

Primeiras Impressões

Gostamos do que vimos no evento destinado à imprensa, o qual apresentou os primeiros modelos com o Windows Mobile 6.5 a serem vendidos no território nacional. É evidente a melhora alcançada pela Microsoft para manter o sistema competitivo e ainda incorporar inovações.

As mudanças na interface, os recursos aperfeiçoados, a integração de serviços online e a loja digital de aplicativos/jogos devem aumentar ainda mais o interesse, seja para trabalho ou lazer. Afinal, quem não que ter um computador que cabe no bolso?

Obviamente nem tudo são flores, a falta de suavidade em telas touchscreen resistivas e a ausência de suporte à tecnologia multitouch, na qual você pode dar zoom ou realizar ações com mais de um dedo na tela, e a escassez de softwares disponíveis no Marketplace ainda fazem muita gente pensar duas vezes antes de comprar um aparelho com Windows Mobile.

Entretanto, são problemas que podem ser facilmente sanados futuramente com atualizações ou novas edições do sistema. O mais importante é que a guerra pelo mercado de sistemas operacionais para celulares está longe de acabar e quem está ganhando até agora somos nós, os consumidores!

Atenção: quem comprar um celular com uma versão anterior do Windows Mobile e quiser fazer um upgrade vai precisar verificar a possibilidade do procedimento com a fabricante dos aparelhos, uma vez que esta é uma questão comercial, embora tecnicamente possível, de acordo com a Microsoft.

Windows Phone: celular + aplicativos + serviços!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.