Profissão: programador Web

3 min de leitura
Imagem de: Profissão: programador Web

O Portal Baixaki inicia uma nova série de artigos que visa esclarecer as dúvidas dos usuários no que diz respeito às profissões da área de tecnologia e informática de um modo geral. Perguntas como área de atuação, média salarial e conhecimentos necessários serão respondidas de acordo com a profissão apresentada. Para dar início a mais esta novidade, a profissão escolhida foi a de programador Web.

“Afinal de contas, o que realmente faz um programador web?”. “Por ser uma profissão da moda, a média salarial deve ser bem alta?!”. Questões como estas são ouvidas quase todos os dias por profissionais que trabalham com desenvolvimento voltado para a internet. Se você também ficou curioso, não deixe de conferir as respostas abaixo.

O PROGRAMADOR WEB

O que ele faz?

Um profissional de programação web é responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns e aplicações voltadas para o ambiente da internet. Normalmente estes serviços podem ser acessados por meio de um navegador e ficam hospedados em servidores web.

Como é o mercado de trabalho?

Vagas de sobraO mercado de tecnologia e informática de um modo geral está bem aquecido. Para os programadores web não seria diferente: o número de vagas ofertadas supera o de profissionais qualificados para preenchê-las.

Basta procurar na internet por vagas de programador que será mostrada uma lista bem grande de pequenas e médias empresas procurando por programadores, dentro e fora do Brasil.

O mercado para o programador web, então, está forte no momento, mas é preciso ter qualificação para usufruir deste bom momento de ofertas em que a área vem passando.

Uma boa notícia para as mulheres da tecnologia: cada vez mais os empregadores têm procurado por pessoas do sexo feminino para preencher as vagas em suas empresas. O problema é que o número de mulheres, em relação ao de homens, ainda é baixo nesta área, mas vem aumentando. Isto não quer fizer que a preferência seja pelas damas, mas sim que o número de vagas destinadas para o público feminino está cada dia maior.

O que precisa para entrar no mercado de trabalho?

Estudo e dedicação é fundamentalPara trabalhar como programador web não basta conhecer uma linguagem de programação, é preciso ter domínio de outras ferramentas também. As linguagens mais solicitadas nas empresas são ASP, .NET, Java e PHP.

Conhecimento em banco de dados também é fundamental para ingressar em uma empresa com foco em ambientes web. A linguagem SQL é um pré-requisito para a grande maioria das vagas disponíveis no mercado.

HTML e CSS também se tornaram indispensáveis quando se fala em desenvolvimento voltado para web. Além de facilitar o trabalho do desenvolvedor, o CSS permite a total personalização das páginas na internet, algo que muitas empresas vêm procurando para se destacar dos concorrentes.

Quanto mais conhecimento e experiência o candidato tiver, maiores são as chances de que ele consiga se destacar e seja chamado para ocupar a vaga. Por isso cursos a mais, especializações e certificações nunca são demais.

Em que áreas pode trabalhar?

Um programador web não precisa ficar confinado em um escritório, defronte a um computador 24 horas por dia. Além de trabalhar em grandes corporações, um profissional desta área também tem seu espaço no meio acadêmico, para realizar pesquisas e desenvolver aplicações em prol da comunidade.

Além disso, sempre há a possibilidade de abrir o próprio negócio e tornar-se um empresário com conhecimentos técnicos na área.

Programador empresário

Jornada de trabalho

Jornada de trabalho variada.A jornada de trabalho de um desenvolvedor web varia muito, pois tudo depende da forma como as empresas trabalham. Aqueles que optarem em abrir o próprio negócio ou em trabalhar com pesquisa poderão fazer a própria rotina de trabalho. Com isto é possível ministrar melhoro tempo, mas como consequência, novas responsabilidades surgem.

Algumas empresas são bem flexíveis quanto à jornada de trabalho, desde que as horas exigidas sejam cumpridas, cabe ao funcionário saber administrar o horário de trabalho.

Por outro lado, existem locais onde o funcionário deve cumprir horas nos horários determinados pelo empregador.
Cabe também ao candidato à vaga estudar o que foi proposto e escolher pela companhia que melhor se encaixa com o seu perfil.

Isto é o que um programador web faz. Agora você conhece um pouco melhor a área de atuação destes profissionais que trabalham duro para que você tenha sempre sites e serviços bem feitos e o mais interativo possível à disposição.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.