Dicas do XP: desligar e reiniciar o PC com hora agendada

3 min de leitura
Imagem de: Dicas do XP: desligar e reiniciar o PC com hora agendada

Desligar qualquer computador é um procedimento muito simples e que quase não leva tempo nenhum. Com apenas três cliques (ou então utilizando botões presente no teclado e no gabinete), você solicita o desligamento de uma máquina.

Isso é realmente simples e funciona muito bem quando precisamos desligar o computador na hora, porém, se há a necessidade de deixá-lo executando alguma tarefa encontramos problema, pois não há nenhum recurso original no Windows que permita a programação para encerrar as tarefas do PC e então desligá-lo, de maneira programada e automática.

Para facilitar sua vida, nós fizemos uma seleção com programas específicos para a programação de desligamento e reinicio do Windows XP. Com estes aplicativos será possível determinar um horário ou então um número de tempo para que seu computador seja desligado.

Vista Shutdown Timer

Apesar de carregar “Vista” no nome, o Vista Shutdown Timer é um aplicativo compatível com o Windows XP, fácil de ser usado e bastante simples, algo característico em programas do gênero. Aqui você dispõe de uma janela pequena e dona de um belíssimo visual, e por meio dela poderá programar desligamento, reinicio, logoff ou então hibernação de um computador.

Vista - Shutdown Timer

Existe a opção de programar um horário específico para a realização da ação selecionada ou então estipular um cronômetro em contagem regressiva para que a tarefa seja realizada daqui uma determinada quantidade de tempo.

TimeBomb

Outro aplicativo minúsculo para desligar, reiniciar ou fazer o logoff em seu computador é o TimeBomb. Este programa é ainda mais simples que o anterior, pois possui uma janela minúscula através da qual será possível programar um horário para que a ação seja levada a cabo.

TimeBomb

Além disso, ele pode funcionar “escondido”, através de um ícone na bandeja do relógio do Windows. Para isso, configure o programa e então pressione a tecla “Hide”. De um modo extremamente simples você programará o desligamento de sua máquina.

Shutdowner

O Shutdowner segue bem o padrão dos aplicativos anteriores e é capaz de desligar, reiniciar e fazer o logoff do Windows XP.  O programa possui somente a opção de horário programado para realizar suas ações (não possui cronômetro). Sua utilização também é bastante semelhante a dos outros do gênero: informe o horário exato (hora, minutos e segundos) em que a tarefa selecionada deve ser realizada, selecione a ação e clique em “Set shutdown”. De todos os aplicativos selecionados esse é o menor, com 23 KB.

Shutdowner

OffPow

OffPow é também um programa simples e que não precisa ser instalado, capaz de desligar e reiniciar o computador. Suas diferenças em relação a outros aplicativos é o fato de ele possuir apenas a opção de cronômetro para que a tarefa seja realiza, ou seja, não existe a possibilidade de programá-lo para desligar o PC às 18h30, por exemplo, mas pode-se selecionar um intervalo de 4 horas para a execução da ação.

OffPow

Outras duas opções peculiares deste aplicativo são a possibilidade de envio de um aviso quando a ação for realizada, o que pode evitar perda de material caso você ainda esteja realizando algo, ou então a inserção de uma senha para proteger a ferramenta de usos não autorizados.

Manage PC Shut Down

O último aplicativo de nossa seleção é também o com maior número de recursos. O Manage PC Shut Down é um aplicativo que permite a seleção de várias tarefas para o seu próprio computador ou para outro da sua rede. Realiza tarefas com o cronômetro  com contagem regressiva, com o relógio, com o fim de algum processo, com baixa porcentagem de uso da CPU ou com pouca bateria (para notebooks).

Manage PC Shut Down

Com este programa é possível selecionar o desligamento, reinicio, logoff, hibernação, trava/alternância de usuário, desconectar da internet (bom para que usa conexão discada), desligar o monitor e, por fim, mostrar o protetor de tela. São várias opções à sua disposição em um aplicativo simples e intuitivo.

É isso aí, caro usuário. Mais uma seleção do Baixaki, desta vez para facilitar seu trabalho na hora de encontrar aplicativos para programar o desligamento ou reinicio do seu computador. Espero que tenham apreciado! Até a próxima.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.