O que acontece quando você liga o computador [infográfico]

1 min de leitura
Imagem de: O que acontece quando você liga o computador [infográfico]

Computadores pessoais já têm estado em nosso cotidiano há um bom tempo, seja ajudando nas mais diversas tarefas do trabalho ou proporcionando momentos de lazer em casa. Depois que está ligado, um PC parece deixar de ser apenas uma máquina para ganhar vida própria, capaz de armazenar dados, processar informações e até memorizar os comportamentos do seu dono.

Porém, muitos ainda se perguntam sobre o tipo de “mágica” que acontece do momento em que você aperta o botão de power até quando a sua Desktop aparece na tela.  Que componente dentro do gabinete liga primeiro? Quando o processador passa a processar alguma coisa?

Por isso, o Tecmundo desenvolveu este infográfico que mostra, com detalhes, o procedimento que “dá vida” aos computadores sempre que você os liga. Lembrando que mantivemos cada uma das interações o mais resumido possível para não entrar em muitos detalhes técnicos, mas todas elas acontecem dentro da sequência mostrada.

Algumas considerações

O procedimento mostrado no infográfico descreve o quadro que acontece normalmente, quando nenhuma falha é encontrada e o Windows é iniciado sem problemas. Mas vale lembrar que existem muitas outras circunstâncias, quando há um problema no hardware e um erro precisa ser verificado, por exemplo, ou mesmo quando o usuário decide interromper o POST e realizar alguma alteração na BIOS ou no próprio sistema operacional.

(Fonte da imagem: iStock)

Também é possível que os primeiros textos a aparecer no monitor sejam a descrição do modelo da placa de vídeo, e não os dados da BIOS. É normal que isso aconteça principalmente em PCs que têm uma placa de vídeo off-board instalada, sendo mais raro em máquinas que contam apenas com uma VGA on-board (montada na placa-mãe).

A descrição do infográfico também não á válida para os computadores modernos da Apple, que utilizam a chamada EFI no lugar de uma BIOS convencional. PCs com sistemas Windows e até Linux também estão migrando para este novo método aos poucos.

Infográfico por: Aline Sentone e Bruna Fujie

Fontes: PC Guide, ComTech e Computer Help A to Z

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.