Como fazer imagens HDR com o celular

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer imagens HDR com o celular

(Fonte da imagem: iStock)

Já faz algum tempo que a tecnologia HDR (“High Dynamic Range” ou Alto Alcance Dinâmico, em português) está entre nós. O que antes era uma exclusividade das melhores câmeras digitais, agora pode ser encontrada na maioria dos celulares, gerando imagens belíssimas.

Mas, afinal de contas, como ativar essa função em seu smartphone? E existe alguma “regra” que deva ser seguida para conseguir boas fotos? Continue lendo este artigo para descobrir que, na verdade, usar todo o potencial do HDR pode ser bastante fácil.

Como fazer

Capturar uma cena em HDR é como tirar uma foto comum – ou quase isso. A diferença é que, para gerar a imagem, sua câmera tira, em sucessão, três fotos de uma mesma cena, usando diferentes níveis de exposição, combinando-as em uma única logo depois.

Por isso, a dica mais importante a ser seguida é não mover seu smartphone até que a imagem seja salva. Sim, isso é algo básico para qualquer foto, mas no caso do HDR o resultado pode ser desastroso pelo menor movimento, uma vez que a tecnologia precisa tirar três fotos diferentes.

Com o aviso dado, é hora de ativar o HDR de seu celular. Aqui, o processo a ser seguido é completamente diferente, dependendo do sistema operacional do seu aparelho.

iOS

Quem utiliza a plataforma da Apple não deve ter problema para ativar o sistema. Tudo que você precisa fazer é acessar o aplicativo da câmera, abrir o menu “Opções” e ligar o item “HDR”. Com isso, sempre que você tirar uma foto, seu iOS captura tanto a versão comum da imagem quanto uma com qualidade HDR.

Android

Já no caso do Android é um pouco mais complicado. O fato é que a plataforma não possui nenhum sistema de HDR embutido por padrão. Neste caso, você vai ter que baixar aplicativos como o HDR Camera ou o Camera360 Ultimate para tirar suas fotos.

Mesmo assim, alguns aparelhos com interfaces personalizadas de fábrica, como o caso de vários celulares da HTC, costumam vir com essa tecnologia pronta para ser usada. Mas você pode ter que vasculhar as configurações da câmera por algum tempo, já que não há um lugar exato em que a opção possa ser encontrada.

.....

Vale lembrar que, embora o sistema de HDR dos celulares seja poderoso, ele ainda não é comparável ao de uma câmera profissional ou mesmo do que você pode conseguir usando softwares especializados. Por isso, clique aqui se quiser aprender a fazer uso de todo o potencial dessa tecnologia.

Fonte: CNET

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.