Análise: Notebook Samsung 305E4-AD1 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Análise: Notebook Samsung 305E4-AD1 [vídeo]

Na tentativa de atender a diversos tipos de consumidores, a Samsung lançou notebooks com diferentes configurações. Entre a enxurrada de aparelhos com processadores da Intel, a companhia apostou em alguns modelos com APUs da AMD.

Analisamos o modelo Samsung 305E4-AD1, o qual tem preço intermediário e configurações razoáveis. Hoje, relataremos como este computador se saiu nas mais diversas tarefas, mas, antes de comentarmos os pormenores, vale conferir as especificações:

  • Tela: LED 14” (1366x768 pixels)
  • Processador: AMD A6-3420M
  • Chip gráfico: AMD Radeon HD6520G
  • Chipset: AMD A60M
  • Memória RAM: 4 GB DDR3 (1.333 MHz)
  • Disco rígido: 500 GB (5.400 RPM)
  • Sistema: Windows 7 Home Premium (64-bits)
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n – Bluetooth 3.0
  • Webcam: 1.3 MP (HD)
  • Conexões: 3 portas USB 2.0/HDMI/VGA/Fone/Microfone/Rede Gigabit
  • Peso: 2,2 kg
  • Dimensões (L x A x P): 33,2 x 2,7 x 23,1 cm

Aprovado

Visual caprichado

O design deste notebook segue o padrão da Samsung, o que, de fato, é algo muito bom. A fabricante deu atenção especial à tampa do produto, mas sem deixar o interior descuidado. O resultado é um computador com excelente acabamento, belas curvas, teclado moderno, touchpad com capacidade de múltiplo toque e uma tela que ocupa bem o espaço da carcaça.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Diferente de outros modelos, a superfície deste notebook não deixa suas digitais gravadas, ou seja, não é necessário ficar passando um paninho para remover as manchas. Devemos dar um destaque especial ao touchpad, o qual responde incrivelmente bem. O computador realiza os comandos prontamente, rolando a tela suavemente e aplicando zoom de forma imediata.

Jogos em configurações razoáveis

Equipado com o processador AMD A6-3420M, este notebook da Samsung demonstrou ter poder de sobra para encarar as mais diversas tarefas. A APU de quatro núcleos traz em seu interior um chip gráfico Radeon HD 6520G, o qual não decepcionou na hora da jogatina.

Conseguimos executar diversos games com configurações elevadas e obtivemos resultados excelentes! Para você ter uma ideia, é possível aproveitar Dead Space 2, Alice: Madness Returns, Bastion, Gotham City Impostors, Trine 2 e outros jogos sem quaisquer problemas.

A GPU deste notebook não é voltada para o trabalho pesado, o que impossibilita o uso de anti-aliasing ou de recursos avançados, como o tesselation. De qualquer forma, ele mostra ser capaz de executar games em resolução HD. Confira algumas screenshots com os resultados dos testes e dos jogos:

Para acompanhar o poder da APU, este notebook traz 4 GB de memória, quantidade que é repartida entre o sistema e o chip gráfico. O disco rígido de 500 GB não deixa a desejar, oferecendo boa velocidade e espaço de sobra para armazenar muitos jogos e vídeos em alta definição.

Pronto para a festa!

É notável que este notebook foi feito para oferecer alta qualidade de entretenimento. Além do bom desempenho, ele mostrou fidelidade e garantiu alto nível de volume para a execução de arquivos de áudio. Claro, o sistema de som não tem boa qualidade para graves, mas demonstra ser mais do que suficiente para curtir jogos e filmes.

Múltiplas conexões

Com uma porta VGA e uma HDMI, este notebook é ideal para realizar apresentações e assistir a filmes na televisão. Ele traz três portas USB 2.0, perfeitas para conectar múltiplos periféricos. Caso você necessite de alta velocidade para se conectar à rede, o Samsung 305E4-AD1 conta com uma placa de rede Gigabit.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Energia na medida certa

Segundo informação da Samsung, a bateria pode durar cerca de 5 horas. Na prática, o tempo máximo de utilização foi de 4 horas e 44 minutos horas no modo otimizado. Com a execução de jogos, a bateria aguentou aproximadamente 2 horas e 10 minutos.

Preço agradável

Para combinar com a economia de energia e o excelente desempenho, este notebook pode ser encontrado por valores bem atraentes. Em nossas pesquisas, encontramos diversas lojas ofertando o produto por cerca de 1.500 reais.

Reprovado

Tela com distorções

O display deste notebook é de alta definição, possui bom nível de brilho e quase não apresenta reflexos. Todavia, um problema que pode incomodar é a distorção de cores que ele apesenta quando a tela não está em ângulo reto com a visão do utilizador. Uma simples regulagem na posição do display pode aniquilar esse defeito.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Vale a pena

Considerando o baixo preço e o bom desempenho com jogos, não restam dúvidas de que vale a pena investir neste notebook. Seja para filmes, web, edição de imagens ou outras atividades, este computador pode surpreender nos mais diversos aspectos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.