Facebook: como configurar as opções de privacidade

3 min de leitura
Imagem de: Facebook: como configurar as opções de privacidade

A privacidade e a segurança na internet são uns dos principais assuntos discutidos hoje, especialmente quando nos referimos às redes sociais. Em um espaço no qual é possível colocar fotos, publicações e até mostrar o local que você está em determinado momento, muitos preferem que algumas dessas informações não sejam vistas por qualquer um.

No Facebook, certas ferramentas são bastante úteis para evitar que pessoas que não fazem parte da sua lista de amigos entrem na sua página e vejam como anda sua vida. Se você é um iniciante neste mundo da rede social, confira abaixo como configurar a privacidade do perfil a seu gosto.

Noções básicas

Ao lado de cada foto, informação ou atualização de status, sempre haverá um espaço (indicado por uma seta) que permite selecionar o tipo de privacidade que aquela publicação deverá ter. Isso pode ser definido tanto no momento quanto depois que uma informação for compartilhada.


Ao selecionar o tópico para configurar a privacidade, quatro opções principais serão apresentadas:

  • Público: todos que acessarem seu perfil, independente de serem ou não seus amigos, poderão ver o que foi publicado;
  • Amigos: apenas aqueles que estão na sua lista do Facebook terão acesso ao conteúdo que você postou;
  • Somente eu: se você quiser total privacidade, alguns itens podem ser configurados para que só você os veja;
  • Personalizado: é possível escolher apenas um ou alguns amigos que poderão acessar a sua publicação.

As configurações ainda permitem definir a privacidade a partir de listas, como “Melhores amigos”. Tudo para que você seja bem específico sobre quem poderá ver — ou não — suas informações.

Definindo a privacidade padrão do seu perfil

Caso você queira definir a maior parte da privacidade do seu perfil de uma só vez, basta selecionar a seta localizada no canto direito do topo (ao lado do tópico “Página inicial”) e clicar em “Configurações de privacidade”.


A configuração definida neste espaço será aplicada nas atualizações de status e fotos que você publicar em sua linha do tempo automaticamente. Ela apresenta a “privacidade padrão”, que pode ser definida em “Público”, “Amigos” ou “Personalizado”.


Ainda é possível especificar algumas ações, como bloquear pessoas, estabelecer limites quanto ao acesso de alguns aplicativos aos seus dados, entre outros.

1 - Como conectar

Na parte inferior da página “Configurações de privacidade” é possível controlar como se conectar com outras pessoas. Ao clicar na opção “Editar configurações” do tópico “Como conectar”, uma janela surgirá apresentando questões a serem definidas, como quem poderá lhe encontrar através do endereço de email ou do número de telefone fornecido ou mesmo quem poderia lhe enviar solicitações de amizade.

Nos três tópicos mostrados acima, é possível escolher como respostas “Todos”, “Amigos de amigos” ou somente “Amigos”.

2 - Linha do tempo e marcação

Nesse espaço, entre as principais opções, você pode delimitar quem poderá publicar na sua linha do tempo e ter acesso ao que outras pessoas colocaram na sua página; se quer analisar ou não as publicações em que você foi marcado antes de elas aparecerem no seu perfil; quais amigos poderão ter acesso a essas marcações etc.


Essas e as demais configurações do tópico podem ser delimitadas de forma simples, bastando escolher entre “Amigos”, “Ninguém”, “Personalizado”, “Amigos de amigos” ou “Ativado/Desativado”.

3 - Aplicativos e sites

Para alguns, a diversão no Facebook também está nos aplicativos, jogos e sites conectados a rede social. No entanto, quando eles são acessados, dados como o seu nome, foto do perfil, gênero, redes, lista de amigos, nome de usuário e ID de usuário tornam-se facilmente visíveis.


Por isso, caso você queira configurar melhor este tipo de situação, basta editar o tópico “Aplicativos e sites”, que apresentará todos os jogos e tipos de entretenimento que você teve ou tem contato no Facebook, permitindo editar as formas de privacidade dos dados.

4 - Limite o público para publicações passadas

O passado te “condena”? Pelo menos no Facebook, isso é algo fácil de ser resolvido. Com a ferramenta “Limite o público para publicações passadas”, os conteúdos antigos compartilhados com “Amigos de amigos” ou “Público” serão automaticamente configurados para “Amigos” — evitando que você tenha que voltar aos primórdios do seu perfil e modificar manualmente a privacidade de cada publicação.

5 - Pessoas e aplicativos bloqueados

Para situações mais radicais, ainda é possível bloquear pessoas — para que elas não possam interagir com você ou mesmo ver o seu perfil no Facebook —, convites de aplicativos, os próprios aplicativos e convites para eventos.


Além disso, é permitido adicionar pessoas na lista “Restrito”, fazendo com que, mesmo estando entre seus amigos adicionados, elas tenham acesso apenas às informações que você marcou como públicas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.