Inicie sua jornada com o Google Maps em 8 bits [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Inicie sua jornada com o Google Maps em 8 bits [vídeo]

Como acontece todos os anos, a Google preparou uma nova pegadinha de 1º de Abril para enganar o pessoal menos atento. No entanto, ao contrário do que aconteceu nas edições passadas, a empresa não trouxe nada futurista ou absurdo, mas algo bastante retrô: um Google Maps em 8 bits.

A “novidade” foi apresentada em um vídeo, que explica que a companhia quer expandir seu mercado e ir além dos computadores e dispositivos móveis. Desse modo, nada mais natural do que trazer um de seus produtos mais populares para um dos sistemas mais vendidos de todos os tempos, o NES — o famoso Nintendinho.

A brincadeira é tão bem elaborada que há até mesmo entrevistas com os supostos criadores da tecnologia e explicações como um recurso desses funciona dentro de um cartucho fabricado na década de 80. Uma das mentes por trás da “tecnologia” é Tatsuo Nomura — uma referência a Tetsuya Nomura, principal responsável pelos designs da série Final Fantasy e diretor da franquia Kingdom Hearts —, que explica que a Google desenvolveu um novo tipo de fita para que a localização geográfica do usuário fosse indicada na tela.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)


O funcionamento do Google Maps 8 bits é outra piada por si só. Além de trazer uma logo muito semelhante a da série Dragon Quest, é preciso conectar um fio de telefone ao cartucho para acessar seu modem e, assim, se conectar aos servidores da Google — com direito ao clássico barulho de conexão discada. Caso algum problema aconteça durante a operação, basta assoprar a peça para fazê-la voltar a funcionar.

Teste da versão “Trial”

Se o seu Nintendinho deixou de existir há algumas décadas, não se preocupe. Além do cartucho, o Google Maps 8 bits também funciona em seu navegador. Isso mesmo, basta acessar a página do serviço e clicar na opção “Missão” localizada na parte superior esquerda da tela.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Maps)

O mais engraçado de tudo isso é que todos os recursos apresentados pela empresa em seu vídeo promocional realmente funcionam, como a busca por locais, determinar rotas em sua jornada e até mesmo uma versão do Street View com um herói de RPG. Só não espere encontrar as fotos tiradas pelos veículos da Google em um visual retrô.

Outro ponto que chama a atenção é a grande quantidade de easter eggs — surpresas escondidas — nesse mundo fantástico. Se as cidades são representadas como vilarejos, nada mais natural do que o caminho entre elas ser repleto de monstros e outros perigos. E tudo isso está presente nesse Google Maps de 1º de Abril.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Maps)

Alguns aventureiros, por exemplo, até criaram um Tumblr para listar alguns dos mistérios espalhados pelo mapa. Com direito a criaturas de Dragon Quest ao Monstro do Lago Ness, a galeria de criaturas é vasta e muito engraçada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.