Que dados podem ser levados para a cloud computing?

2 min de leitura
Imagem de: Que dados podem ser levados para a cloud computing?

O conceito de Cloud Computing trouxe muitos benefícios para seus usuários incluindo a economia de capital investido em hardware, programas e serviços. Uma vez que eles não precisam da estrutura física que seria necessária quando efetuadas atividades na nuvem, o único custo que a utilização da cloud computing pode trazer é, em alguns casos, a cobrança pelo serviço utilizado, visto que nem todas as empresas disponibilizam-no de forma gratuita.

O principal benefício trazido por este tipo de serviço é a agilidade de recursos, pois o utilizador pode ter o ambiente necessário para determinado programa ou serviço gastando menos e na hora em que for necessário. Além disto, ele ainda conta com vantagens como um menor custo com equipamentos, acessibilidade (necessitando apenas de acesso a internet), entre muitos outros. Alguns exemplos de empresas que já utilizam a cloud computing são a Google, IBM, Amazon, Microsoft e Yahoo.

Entre alguns exemplos de serviços desta natureza que você provavelmente já utilizou, podem ser citados o Google Maps, Google Docs, acesso a bancos online, discos virtuais para armazenamento de arquivos, etc. Por outro lado, é sempre bom lembrar que estes dados estão na internet, a rede mundial de computadores. Assim como estão acessíveis para você, eles podem estar ao alcance de outros milhares de olhares curiosos.

A cloud computing pode facilitar a vida de todos

Então, será que é seguro utilizar estes serviços? A resposta para esta pergunta é depende de que tipos de serviços e quais dados. Você pode armazenar suas fotos em um servidor como o Flickr ou Picasa sem medo, pois de certa forma o intuito deste tipo de serviço é compartilhar com outros usuários além de oferecer uma fonte de backup para o caso de você, por qualquer razão, acabar perdendo todas as suas fotos pessoais.

Arquivos mais importantes e sigilosos merecem um pouco mais de cuidado, afinal você não pode correr o risco de simplesmente perder todos os seus arquivos ou eles por acaso caírem em mãos erradas.

Cuidados a serem tomados com relação a este tipo de serviço

Quando você for escolher um serviço para armazenamento de dados que utilize o sistema de cloud computing, vale a pena sempre estar atento para alguns pontos importantes. Lembre-se de verificar quem tem acesso ao material armazenado, especialmente se o provedor contratado estiver hospedado em um servidor de terceiros.

Outro ponto essencial é verificar o tipo de criptografia que será aplicado aos seus dados bem como observar os certificados de segurança que a página do serviço possui. Como uma forma de cuidado adicional, lembre-se de colocar senhas em seus documentos, independente do provedor no qual você armazenou.

Com relação a uma possível perda de dados, investigue como o servidor efetua backups e cópias de segurança. Afinal, computadores estão sempre sujeitos a problemas e o provedor do serviço também tem que ter uma medida preventiva para possíveis acidentes. É sempre bom dar uma avaliada na estabilidade da empresa que vai prestar este tipo de serviço para você. Imagine se ela eventualmente acaba falindo, o que acontecerá com seus dados?

A tendência é que daqui a alguns anos este serviço seja cada vez mais empregado por grandes empresas e sua utilização se torne ainda mais comum. Assim, tomando-se os devidos cuidados, você pode ficar tranquilo e desfrutar de todos os benefícios trazidos por mais esta facilidade do mundo virtual.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.