Conflito de IP

3 min de leitura
Imagem de: Conflito de IP

Configurar uma rede nem sempre é uma tarefa fácil e muitas vezes a história pode ir longe por culpa de um único computador que não consegue ter acesso a determinado recurso da rede. Há tantos fatores responsáveis pela comunicação do PC com o restante da rede, que sempre fica a dúvida do verdadeiro motivo pelo qual o computador não consegue enviar os dados. Um problema um tanto raro — mas que pode acontecer — é o conflito de IP.

Como ocorre?

Para explicar a ocorrência do conflito de IP é melhor utilizar um exemplo. Imagine que você possui uma rede de 6 computadores todas conectadas por cabos ao Hub, o qual recebe os endereços IPs de um modem roteador. Evidentemente, por ser um modem capaz de gerar vários IPs, este dispositivo deve trabalhar com DHCP. Agora pense que um dos computadores clientes não está se conectando ao modem corretamente e você atribuiu um endereço IP manualmente ao computador.

Justamente por ter feito isso, o conflito de IP pode aparecer, pois caso você tenha utilizado um endereço IP que outra máquina (que use IP atribuído por DHCP) já esteja usando,  provavelmente os dois computadores não terão acesso a rede, ou irão funcionar de maneira muito esquisita.

Como sei se meu PC está com conflito de IP?

Calma, não precisa verificar todos os computadores da rede, pois o Windows irá lhe informar logo no início da sessão que você possui um problema de IP. Há duas formas do sistema te alertar a respeito do conflito, pode ser através da janela que você visualizou logo acima, ou então através de um balãozinho no canto direito da sua tela com o seguinte dizer “Existe um conflito de endereço IP com outro sistema na rede”.

Por que não posso usar o mesmo IP de outro computador?

Há varias respostas para essa pergunta, mas vamos ficar apenas com a seguinte: alguns dispositivos de rede e sistemas operacionais não conseguem trabalhar em conjunto com outros computadores que possuam a mesma “identificação” (endereço IP), porque simplesmente eles não sabem como separar quais dados enviar para qual endereço.

Por exemplo: suponha que você quer entrar no site do Baixaki, mas há outro micro na rede com o mesmo IP utilizado por sua máquina. Os dados são enviados até o roteador, porém ao retornar, o roteador não saberá para qual computador deve enviar estes dados, pois há dois possíveis destinos. Alguns roteadores já são bem inteligentes, porém o Windows ainda não é tão sofisticado, fator que não permitirá o recebimento dos dados.

Como resolver?

Pois bem, assim como o problema começou ele terminará. Caso você não lembre como acessou as configurações do protocolo TCP/IP, basta rever abaixo os passos necessários para isso.

Windows XP

1) Acesse o Painel de Controle.

2) Dê um duplo clique sobre o ícone “Conexões de Rede”.

3) Clique com o botão direito sobre a “Conexão Local” (ou a conexão que você utiliza como padrão) e vá em “Propriedades”.

4) Agora clique sobre o ícone “Protocolo TCP/IP” e pressione o botão “Propriedades”.

5) O primeiro campo desta janela serve para alterar o endereço IP. Provavelmente já deve estar selecionado o item “Usar o seguinte endereço IP”, portanto, insira o novo endereço na caixa “Endereço IP”, confira se o gateway está correto e então clique em OK.

Windows Vista

Usuários do Windows Vista devem seguir uma receita diferente, confira abaixo.

1) No campo de pesquisa do menu iniciar digite “Centro de rede”.

2) O Windows irá listar os itens relacionados a sua pesquisa. Clique sobre “Centro de Rede e Compartihamento”.

3) Você deve estar visualizando as propriedades da sua conexão de rede. Clique em “Exibir Status”.

4) Pressione sobre o botão “Propriedades” para exibir os protocolos e dispositivos que sua conexão está utilizando.

5) Uma série de itens aparece. Clique sobre “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e então clique em “Propriedades”.

6) Primeiramente selecione a opção “Usar o seguinte endereço IP” e então altere o “Endereço IP” no primeiro campo desta janela, mantenha a “Máscara de sub-rede” e certifique-se de que o “Gateway” está correto.

Há outra solução?

No mundo da informática sempre há diversas soluções. Falando especificamente do conflito de IP, você pode solucioná-lo modificando toda a rede para IP manual, atribuindo a cada máquina um endereço único (e claro, anotando cada endereço para não repetir em outros PCs). Se o seu roteador ou modem for um modelo mais moderno e tiver a opção de configurar tudo via MAC Address, é altamente recomendado que você faça isso, porque assim não será possível que intrusos utilizem a sua rede wireless.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.