Como Usar AnyDVD

5 min de leitura
Imagem de: Como Usar AnyDVD

O AnyDVD é uma ferramenta muito útil para você que assiste a filmes em DVD, HD-DVD ou Blu-ray no seu computador e odeia ser obrigado a esperar aqueles avisos sobre os direitos autorais (e afins) passarem. Tal afirmação pode ser feita porque o AnyDVD simplesmente faz com que o programa que executa os seus DVDs (PowerDVD, é um exemplo) “pule” esses avisos chatos!

O AnyDVD também é capaz de alterar a visibilidade das legendas, desativar o auto-run do seu DVD, decriptar o disco para que ele possa ser copiado para o seu computador , ou mesmo decriptá-lo para um formato de imagem (para poder gravar uma cópia de segurança). Além disso, o AnyDVD faz com que as criptografias de configuração regional sejam desabilitadas (o que torna possível a visualização de filmes de outras regiões)!

O problema do AnyDVD, no entanto, está no fato de ele disponibilizar somente uma versão de testes e não salvar as configurações alteradas, fazendo com que sempre seja necessário alterá-las quando ele é executado.

Até aí tudo bem, mas como eu uso o AnyDVD?

Calma, pois essa é justamente a função deste “Como usar”. Vamos começar!

A instalação

Aqui não há segredo, simplesmente execute o arquivo de instalação, clique em “I Agree”, “Next” e “Install” em seguida. Feito isso aparecerá um aviso falando que será necessário reiniciar o seu computador ao término da instalação (clique em “Sim”). Terminada a instalação, clique em “Close” e confirme o pedido de reinicialização de seu computador.

Abrindo e usando o AnyDVD pela primeira vez

Assim que o AnyDVD for executado uma janela  de aviso será mostrada, a qual dirá que caso você tenha alguma dúvida sobre como usar o AnyDVD bastará clicar com o botão direito do mouse para mostrar uma explicação sobre a função desejada.

Pode ser que o AnyDVD esteja em inglês, ou alguma outra língua, quando você iniciá-lo pela primeira vez, entretanto, existe a opção de colocá-lo em português! Para alterar o idioma, selecione a penúltima opção (ao lado esquerdo da janela de configurações do programa) e clique em “Portuguese (Brazil)”. Caso o AnyDVD não esteja com a janela de configurações aberta, clique sobre o ícone dele ao lado do relógio e escolha “Configurações...” (a opção em negrito), ou então, simplesmente dê um duplo clique sobre o ícone.

Opções do menu lateral

Posição


Esta área mostrará os dados contidos no disco inserido em seu drive, como, por exemplo, tamanho total do disco e a espécie do disco (CD, DVD, etc.).

DVD Vídeo

As opção daqui falam por si mesmas: “Remover avisos e trailers inoportunos”, “Pular direto para o filme principal”, “Pular direto para o menu de títulos” e “Mostrar diálogo para configurar as propriedades  de DVD Vídeo para cada drive”. Sendo a última opção responsável por abrir uma janela com as opções anteriores sempre que um disco for inserido no drive de seu computador.

Configurações

Em Região Padrão você poderá escolher qual a região do seu DVD, opção essa que pode fazer com que um mesmo filme rode ou não em seu computador. As opções dentro de “Remoção de Características” também são autoexplicativas, no entanto, deixá-las todas marcadas provavelmente será sua melhor opção. Já a “Verificação Inteligente” está padronizada como “Automática”, sendo que as outras não são recomendadas, ou seja, altere isso somente caso precise.

Legendas

Define a transparência das legendas. Quanto maior o número, mais visível a legenda será.

Chaves CSS

Chaves CSS são ferramentas usadas para proteger os DVDs contra cópias. Nesta região ficarão armazenadas todas aqueles chaves que o AnyDVD conseguir decifrar. Dessa forma você economizará tempo quando inserir um disco que já tenha tido sua chave decodificada, pois o AnyDVD não terá que decodificá-la novamente.

HD-DVD Vídeo e Blu-Ray Vídeo

Outra vez, opções que “falam sozinhas” e, ainda por cima, parecidas com aquelas do DVD Vídeo: remove coisas inoportunas e define pasta e prioridades. A opção “Desabilitar BD-Live” deverá ser habilitada caso você resolva “Remover o código regional do Blu-Ray”, pois ela desabilitará o conteúdo interativo na internet.

CD de Áudio

Aqui além de você poder remover a proteção do CD, será possível fazer com que uma janela de configurações apareça sempre ao inserir um CD no drive, para caso você não deseje que todo CD inserido tenha sua proteção rompida.

Drives

Tal opção permite a você habilitar o controle de velocidade dos drives de CD, DVD, etc., controle esse que define o tanto de ruído feito pelo seu drive. Habilitando essa opção você poderá escolher definir um das seguintes opções “Drive Padrão”, “Lenta e Silenciosa”, “Média” ou “Rápida e Ruidosa”.

Seleção

Define qual dos drives será alvo de suas ações, como a de “Decriptar para Imagem...”, por exemplo.

Ajustes do Programa / Programa Externo

Opções que permitem a alteração de certos comportamentos do AnyDVD. Aquelas que chamam a atenção são: “Modo de Segurança”, “Disable power saving while using AnyDVD ripper” e “Iniciar programa externo na mudança de mídia...”. A primeira opção deverá ser habilitada caso o AnyDVD entre em conflito com outros programas ou drives e a segunda faz com que seu computador não entre em “modo de espera” enquanto o AnyDVD estiver copiando um disco.

Já a terceira permitirá que você especifique diferentes programas para serem executados após a inserção ou remoção de discos no drive. Função útil para quando uma mídia precisa que a taxa de renovação vertical de seu monitor seja alterada ao ser executada.

Seleção de idiomas

Função já comentada no início do texto. Simplesmente escolha o idioma no qual o AnyDVD será mostrado e fim de papo.

Informação

Mostra a você quantos dias faltam para que sua licença de 21 dias termine.

Funções mostradas ao se clicar com o botão direito do mouse no ícone do AnyDVD

As opções interessantes deste menu de contexto são as de decriptação: “Decriptar DVD-Vídeo para disco rígido...” e “Decriptar para imagem...”. A primeira fará uma cópia do DVD em seu disco rígido, para que você possa assistir posteriormente, já a segunda cria um arquivo para que seja possível gravar o DVD em um disco virgem.

Há alguns detalhes que valem a pena a menção: ambas as decriptações demoram bastante e sempre ao realizar essas ações, janelas de aviso aparecerão mostrando quantos dias restam para o fim da licença (coisa que também pode ocorrer ao iniciar o AnyDVD).

Por último, esperamos ter ajuda àqueles com problemas ao usar o AnyDVD e nos dispomos a solucionar quaisquer outras dúvidas que venham a surgir quanto ao assunto mencionado.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.