A Capa da Invisibilidade é real! Saiba como ela funciona

1 min de leitura
Imagem de: A Capa da Invisibilidade é real! Saiba como ela funciona

Quem leu os livros ou assistiu aos filmes da série Harry Potter certamente deve ter ficado com vontade de possuir algum dos diversos objetos mágicos descritos na obra, sobretudo a Capa da Invisibilidade.

Porém, o que pouca gente sabe é que o manto realmente existe, como o próprio Tecmundo já noticiou anteriormente. Contudo, não se trata de feitiçaria, mas tecnologia e de uma pitada de ilusão de ótica.

Embora o vídeo acima nos faça acreditar que realmente podemos enxergar através da pessoa, a novidade desenvolvida pela Universidade de Tóquio faz com que você tenha a falsa sensação de transparência ao olhar para a suposta capa mágica. Batizada de Tecnologia de Projeção Retro-refletida, em uma tradução livre, ela é feita de um material semelhante a vidro que é capaz de refletir a luz em uma única direção em vez de refratá-la em várias outras.

(Fonte da imagem: The Creator Project)

Além disso, a “Capa da Transparência” também possui uma câmera posicionada em suas costas para capturar as imagens que estão atrás da pessoa. Esse registro é processado em um computador e enviado a um projetor que faz com que o cenário que está atrás do indivíduo possa ser visto. Com o auxílio de um pequeno espelho, a luz é direcionada de modo que tenhamos a sensação de invisibilidade.

Qual a aplicação real disso?

Se não se trata de uma Capa da Invisibilidade real, para que serve essa tecnologia? De fato, o intuito dos pesquisadores japoneses não é criar um passaporte para Hogwarts, mas desenvolver soluções para evitar que a presença de um objeto dificulte a visualização. É o caso de aviões, que podem ter seu chão “apagado” para que pilotos tenham uma maior visibilidade na hora de pousar a nave.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.