Como montar um computador [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Como montar um computador [vídeo]

Há algum tempo, o Tecmundo publicou um artigo em forma de vídeo explicando os detalhes sobre como se desmontar um PC. Agora, chegou a hora de demonstrar o processo inverso, explicando o passo a passo sobre como você pode montar um PC novo.

Antes de começarmos, vale a pena lembrar-se de evitar usar blusas de lã enquanto se faz os procedimentos — para evitar a eletricidade estática. Fazer o trabalho sobre carpetes ou superfícies plásticas não é recomendado. Você também pode encostar suas mãos em algum objeto de metal aterrado para se livrar da eletricidade estática.

Requisitos

Para este exemplo, vamos montar um computador que possui uma configuração bem comum, incluindo:

  • Placa mãe;
  • Pentes de memória DDR3;
  • Processador Intel Core i7 Socket LGA1366;
  • Cooler da CPU;
  • Disco rígido SATA;
  • Leitor e gravador óptico SATA;
  • Placa de vídeo PCI Express;
  • Fonte de energia;
  • Gabinete.

Não vamos entrar muito em detalhes sobre as especificações de cada uma das peças, mas é importante que você tenha verificado se todas as partes são compatíveis entre si, com atenção maior para a capacidade da placa-mãe em relação ao clock da CPU e da memória.

Mãos à obra!

Vamos começar montando o conjunto de placa-mãe, CPU e memória antes de colocá-los todos no gabinete. Primeiro, coloque a alavanca do soquete na posição "Aberto". O sentido correto da CPU é definido por uma marcação presente em um dos cantos.

Essa marca deve estar do mesmo lado da marcação no socket da placa-mãe. Coloque a CPU com muito cuidado, segurando sempre pelas bordas, e, em seguida, feche a alavanca. O dissipador do cooler já vem com uma camada de pasta térmica fixada à base, mas você ainda pode aplicar um pouco mais da pasta sobre o processador se a tiver disponível.

Agora você já pode instalar o cooler da CPU, encaixando as presilhas nos quatro furos ao redor do socket. Perceba que este passo pode variar de acordo com o modelo do processador que você comprou. Termine encaixando o cabo de alimentação do cooler na placa-mãe. Pode ser que existam vários plugues compatíveis na sua motherboard, mas o certo é aquele marcado como CPU_FAN.

Para colocar as memórias, você precisa antes abrir as presilhas das laterais nos slots. Em seguida, segure o pente pelas bordas e encaixe-o com cuidado. Note que a porção mais curta dos pinos deve estar virada para a parte de baixo da placa-mãe. O ideal é que pentes idênticos fiquem em slots de cor igual, para fazer o uso do recurso Dual-Channel. Pronto! Deixe este conjunto de lado por um instante.

Montando o HD, Leitor de CD e fonte de alimentação

Agora vamos ao gabinete. Remova os parafusos da parte de trás e abra as tampas laterais. Vamos começar com o leitor de CDs: retire a tampa de uma das baias maiores, pressionando as travas internas.  Agora, encaixe a unidade pela frente e empurre-a até que os furos do drive estejam coincidindo com os do gabinete.

Use quatro parafusos — dois de cada lado — para fixar o leitor, ou utilize as presilhas de plástico se o seu gabinete for do tipo tool-free. Para colocar o HD, encaixe-o em uma das baias menores, na parte de baixo, e o parafuse. Uma boa dica é colocar os HDs na parte mais inferior, liberando mais espaço para a placa de vídeo.

A fonte de energia deve ficar na parte de cima ou de baixo do gabinete, em uma baia feita especialmente para ela. Parafuse-a por trás usando quatro parafusos.

Colocando a placa-mãe no gabinete

Chegou a hora de instalar o conjunto da placa-mãe. Antes de mais nada, é necessário colocar os suportes dos parafusos na chapa do gabinete. Certifique-se de que eles estão bem apertados e que os furos dele coincidem com os furos da placa. Também é importante que não haja mais suportes no gabinete do que o necessário, pois o parafuso poderia causar um curto-circuito.

Coloque o espelho de conectores que acompanha a placa-mãe na parte de dentro do chassi. Em seguida, posicione a placa sobre os suportes e a parafuse. São vários os parafusos que acompanham a MB, mas, para este caso, vamos usar os menores. Seis deles bastam.

Instalando a VGA no gabinete

Finalmente, podemos instalar a placa de vídeo. Confira a posição correta em que a VGA fica na placa-mãe e remova a tampa metálica correspondente no gabinete. Alguns movimentos de vai e vem são o suficiente para soltar a chapinha.

Agora, posicione com cuidado a placa de vídeo no slot PCI Express e pressione-a até encaixar. O ideal é que a VGA fique no slot mais de cima, caso sua placa-mãe tenha mais de uma opção. Parafuse na parte de trás do gabinete em seguida.

OK! Todos principais componentes já estão montados no gabinete.

Conectando os cabos

Chegou a hora de plugar todos os cabos. Vamos começar pelos SATA, que devem estar inclusos com a sua placa-mãe. Conecte uma das extremidades no encaixe do HD e a outra na primeira porta SATA da placa. Geralmente, estes encaixes estão nas laterais da placa-mãe. A posição correta é marcada por um L no encaixe; não tem como errar.

Faça o mesmo com o leitor óptico. Qualquer um dos encaixes azuis da placa deve servir.

Agora, a parte que é um pouco mais chata: plugar os cabos de controle do gabinete. Estes são os fios que ativam os botões de Reset, liga/desliga e os conectores frontais de USB e som. O local de encaixá-los fica na base da placa-mãe, onde há um monte de pinos.

Use o manual de instruções do gabinete e da placa-mãe para saber a combinação correta dos pinos, combinando os fios marcados com o mesmo nome. Utilize o suporte intermediário que acompanha a MB, caso haja algum.

Passemos à fonte. Comece ligando a alimentação do HD e do drive de CD. O conector é aquele achatado que se parece com o cabo SATA maior.  De novo, o cabo não se encaixa de outro jeito se não o certo, então não tem erro.

Plugue o cabo de alimentação auxiliar da CPU, que fica na parte de cima da placa-mãe. Este conector pode requerer um ou dois cabos de energia com quatro pinos cada. Agora, conecte o cabo de alimentação principal com 24 pinos. Lembre-se de sempre segurar o plugue pelas laterais e que a presilha no cabo deve estar do mesmo lado do encaixe no conector da placa.

É bem possível que a sua placa de vídeo necessite de alimentação extra. Se este for o caso, use um ou dois dos cabos auxiliares na fonte, cada um com 6 pinos. Caso seu gabinete tenha algum cooler adicional, você já pode ligá-los à fonte agora.

Concluindo

E é isso! Por último, recoloque as tampas laterais do gabinete e as parafuse. Não esqueça de verificar se a chave de tensão da fonte está na posição correta antes ligar a máquina pela primeira vez, conferindo se a tomada em que você vai ligar o gabinete é de 110 ou 220 volts.

Você ainda pode conferir o artigo “Como formatar o computador”, a partir da seção “Comece a formatar”, para aprender a instalar o sistema operacional na sua nova máquina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.