Novo satélite da NASA envia primeira imagem global do planeta

1 min de leitura
Imagem de: Novo satélite da NASA envia primeira imagem global do planeta

Vai, Planeta! (Fonte da imagem: Divulgação/NASA)

O novo satélite de clima e tempo da NASA é impressionante. Sua última imagem, uma espiada na Terra, é sua melhor foto. Localizado a 824 quilômetros acima da Terra, o satélite NPOESS Preparatory Project (NPP) utiliza um novo sistema denominado VIIRS (Visible Infrared Imager Radiometer Suite) para obter as fotos do planeta e irá fornecer uma visão completa do nosso lar doce lar todos os dias.

Esse é o primeiro satélite concebido para recolher dados de previsão do tempo e monitoramento do clima ao mesmo tempo. Ele também irá lançar as bases para mais observatórios avançados na Terra. O NPP foi lançado no dia 28 de outubro, e sua primeira medição ocorreu no dia 21 de novembro.

As imagens ainda são preliminares, e estão sendo usadas para medir a qualidade do sensor. Logo ele será usado pelos engenheiros em plena capacidade. No mês passado o satélite enviou a sua primeira foto para a Terra, um close-up da costa leste dos Estados Unidos.

O satélite já atingiu sua órbita final, ligando todos os seus instrumentos e está viajando ao redor da Terra a uma velocidade de 26.780 km/h. Uma vez que o NPP inicie suas operações de forma completa, ele irá produzir uma série de medidas, desde a temperatura do oceano até a quantidade de nuvens em locais de incêndios.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.