Conheça o Windows Media Center

3 min de leitura
Imagem de: Conheça o Windows Media Center

Embora muitos não conheçam, o Windows Vista conta com um completo centro de mídia para imagens, vídeos e áudio, com diversas funções e uma interface voltada para o manuseio dos arquivos, listas de reprodução e outras opções referentes a eles.

Como em um grande player de todo tipo de arquivos de mídia, o Windows Media Center pode ser uma ótima alternativa para o seu lazer, desde que você saiba como utilizá-lo da melhor forma. Ele apresenta os mesmos arquivos de execução do Windows Media Player, o que garante funcionalidade e qualidade na maioria das reproduções.

Primeiros passos

Dentro do Vista, basta clicar no botão Iniciar, acessando a opção “Todos os Programas” para encontrar o botão referente ao Windows Media Center, de coloração verde com o símbolo do Windows em seu interior. Clicando nele, a interface do aplicativo tomará conta da tela em fullscreen, mas pode ser colocada em janela como em outros aplicativos semelhantes.

Agora, em poucos minutos você poderá se habituar à interface do aplicativo, que é disposta por linhas referentes à cada tipo de mídia do computador. Clicando para cima ou para baixo com as setas do teclado ou apontando as categorias com o mouse, você pode navegar por imagens e vídeo, música, TV e filmes, mídia online e tarefas.

DESTRINCHANDO AS PRINCIPAIS FUNÇÕES

Música

Talvez a função de maior interesse por parte dos usuários, aqui você pode gerenciar todas as músicas do seu computador e até mesmo de fora dele, em um modo basicamente semelhante ao que acontece no Windows Media Player.

Ao utilizar  a função pela primeira vez, você receberá uma pergunta quanto as pastas gerenciadas na biblioteca do aplicativo. Neste momento, você pode colocar todos os diretórios do seu computador que contenham seus álbuns e músicas, fazendo com que o Media Center os adicione automaticamente.

Depois, tudo funciona de modo muito semelhante ao Windows Media Player, podendo classificar e dividir as músicas por artistas, álbuns, gênero e diversos outros quesitos. A melhor maneira de aprender e mexer no Media Center é basicamente fazendo uso dele, sem maiores explicações.

Imagens + Vídeos

Nesta função tudo ocorre de maneira muito semelhante ao que foi explicado no tópico anterior, apresentando a mesma interface amigável encontrada em todas as características do programa. Assim, você pode gerenciar seus vídeos e imagens de várias maneiras, sempre com muita praticidade.

TV + Filmes

Esta função requer uma extensão do Media Center para outros dispositivo associado a ele, como uma televisão compatível com o computador ou a reprodução de vídeos a partir de um Xbox, o que é feito por muitos usuários. Você também pode reproduzir filmes de DVDs facilmente em uma das principais utilidades desta parte do Windows Media Center.

Mídia online

Como o próprio nome já dá a entender, esta partição do Media Center refere-se aos conteúdos que podem ser acessados na Internet, diretamente de dentro do aplicativo. Para isso, basta ter uma conexão boa e estar conectado, clicando nas opções disponíveis.

Infelizmente, ainda há pouquíssimas opções para este tipo de entretenimentos disponíveis, e as poucas que existem apresentam problemas de conexão ou exibição dos conteúdos. Esperamos que em breve melhorias aconteçam nesse sentido, pois a vertente tem tudo para dar certo.

Tarefas

O último conjunto de funções presentes no aplicativo refere-se a algumas tarefas referentes ao computador em geral, além de outras específicas para os arquivos. É possível alterar as configurações do aplicativo, desligar o computador, gravar CDs ou DVDs, sincronizar o conteúdo de câmeras ou dispositivos portáteis com o Media Center e até mesmo colocá-lo no modo “Só Mídia”, que desabilita o modo em janela no aplicativo.

USE E APRENDA

Como eu havia dito anteriormente, levaria muito tempo para explicar detalhadamente todas as minúcias do Windows Media Center, visto que o aplicativo é muito completo e conta com funções mais específicas em cada um dos seus segmentos.

Use, pratique e logo você estará dominando praticamente todas elas, decidindo ou não pelo programa. O mais legal dele é que toda a mídia do seu computador pode ser reunida em um único espaço, através de uma interface amigável, bonita e simples de usar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.