Defina a capacidade de arquivos na lixeira

1 min de leitura
Imagem de: Defina a capacidade de arquivos na lixeira

Muitas pessoas costumam deletar seus arquivos inúteis e deixá-los esquecidos por um bom tempo na lixeira. Essa situação é muito comum e acontece com praticamente todos os usuários de computador. Porém, a grande maioria não se dá conta de que os itens excluídos para a cestinha continuam ocupando espaço e, uma vez esquecidos lá, podem prejudicar o sistema causando lentidão e sobrecarregamento.

Enfim, o Windows, por sua vez, possui uma configuração padrão que define a capacidade máxima de armazenamento na lixeira como sendo 10% da capacidade total do seu HD. Entretanto, é possível aterar esse limite facilmente, reduzindo ou até mesmo expandido seu valor. Veja como:

Acesse as Propriedades da sua lixeira

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da lixeira e selecione Propriedades.

Windows XP

Lixeira do Windows XP

Essa é a janela de Propriedades da lixeira na versão XP do Windows. Repare a barra de percentagem localizada no centro da interface. É aí que você regula a quantia máxima que poderá ser jogada no depósito.

Se o seu computador tem sofrido com falta de espaço, lentidão etc., recomendamos a você deixar esse nível em volta dos 4%.

A uma opção para deletar diretamente os arquivos do computador sem que eles passem pela lixeira. É só apertar delete e eles somem do HD. No entanto, isso pode ser muito perigoso, pois qualquer confusão que você cometa pode causa um risco enorme de você perder projetos importantes ou até arquivos pessoais que você gosta.

Windows Vista

Lixeira do Windows Vista

Na versão Vista do Windows, a função é um pouco diferente. Invés de trabalhar com porcentagem, o sistema mostra o peso limite real da lixeira. Note na interface a opção "Tamanho personalizado: Tamanho máximo (em MB)". Basta você digitar o tamanho máximo que quiser inserir na lixeira e pronto.

Depois de concluir a operação, clique em Aplicar, OK e pronto!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.