Como usar: aMSN

6 min de leitura
Imagem de: Como usar: aMSN

Hoje em dia é bastante difícil encontrar alguém que use a internet e não possua um “MSN”, ou seja, uma conta no Windows Live que lhe permite usar esta rede para se comunicar instantaneamente com outras pessoas do mundo todo.

Se antes o MSN Messenger era um programa simples e leve e rodava tranquilamente em qualquer computador, depois que este se tornou o Windows Live Messenger e ganhou diversas novas funções, acabou se tornando pesado demais para alguns computadores.

Por esse e por diversos outros motivos, foi criada uma versão para Windows do programa para Linux, o aMSN. Este programa possui inúmeras funções, suporta emoticons animados e funciona de maneira praticamente idêntica ao programa da Microsoft.

O Baixaki lhes mostra agora, estimados usuários, um guia de uso do aMSN, para que você fique por dentro de como funciona este excelente programa que pode ser uma alternativa ao Windows Live Messenger original.

A versão utilizada neste guia foi a 0.97.2 para Windows.

Idioma

Depois de instalar o aMSN, você notará que ele é bastante semelhante com versões antigas do MSN, porém com alguns recursos dos novos programas, como a possibilidade de se conectar e aparecer offline para seus contatos. Contudo, a primeira coisa a ser feita é a respeito do idioma do programa.

Talvez quando você iniciá-lo ele esteja em inglês. Se você não domina este idioma ou simplesmente prefere o programa em português, clique na opção Language e escolha a nossa língua. Obviamente você poderá selecionar qualquer outro idioma de sua preferência.

Idioma

Conectando

Definido o seu idioma, é hora de se conectar. Se você já usou o Windows Live Messenger ou qualquer outro mensageiro instantâneo não irá encontrar a menor dificuldade neste passo. Informe seu nome de usuário (o email que você cadastrou no Windows Live) e também sua senha. É possível definir o seu estado ao se conectar no campo Status da conexão.

Você também poderá habilitar as opções Lembrar conta para que sua conta permaneça nos registros do programa para facilitar sua próxima conexão, Lembrar senha para não precisar digitar sua senha toda vez que for se conectar e ainda Entrar automaticamente, para que o programa conecte-se automaticamente assim que for aberto.

Informe seus dados de usuário

Finalizado tudo isso, clique em Entrar e aguarde a conexão ser estabelecida e seus contatos serem exibidos na tela do programa.

Alterando imagem de exibição

Quando você se conecta pela primeira vez ao aMSN, sua imagem de exibição é a padrão do programa. Obviamente, ela pode ser alterada por uma das que vêm juntamente com o software ou então por qualquer outra existente em seu computador.

Para isso, clique sobre o seu apelido (nick) para que um menu em cascata seja aberto. Lá, selecione a opção Mudar imagem de exibição.

Alterando imagem de exebição

Na nova janela que se abriu, selecione qual imagem deseja usar dentre as já existente ou então adicione novas àquela lista, clicando em Pesquisar ou ainda em Foto da Webcam para caputar imagem de sua câmera. Clique em OK e pronto.

Escolha sua imagem

Alterando seu apelido (nick)

O processo para mudar seu apelido no aMSN é bastante semelhante ao anterior, para alterar sua imagem. Primeiro, na janela principal do programa, clique sobre o seu apelido para que seja aberto o menu em cascata e então selecione a opção Mudar apelido.

Alterando seu apelido

Será aberta uma nova janela na qual você poderá digitar o seu novo apelido, a sua mensagem pessoal e também um nome pelo qual prefere ser chamado. Você também poderá adicionar emoticons (clicando na imagem ao final) em seus apelidos e mensagens.

Digite seu apelido e mensagem pessoal

Clicando no sinal marcado na imagem abaixo, você recomeçará a escrita em seu nick ou mensagem pessoal em uma nova linha, como em um editor de texto convencional.

Alterando seu estado

Agora que você já escolheu sua imagem e também definiu seu apelido e mensagem pessoal é hora de mudar seu estado. Se você entrou offline, tem diversas opções para aparecer para seus contatos: Conectado, Ocupado, Ausente, Volto logo, Em horário de almoço, etc.

Altere seu estado

Clique sobre o seu apelido na tela principal do programa e então defina seu novo estado da maneira que lhe for mais conveniente. Contudo, se preferir permanecer na invisibilidade, pode conversar com seus contatos normalmente mesmo estando offline.

Estados personalizados

Uma função que o aMSN possui e que o Windows Live Messenger originalmente não possui é a de criar estados personalizados. No mesmo menu em que você seleciona seu estado, pode clicar sobre a opção Adicionar estado personalizado e então preencher as informações para criar este novo estado, como no exemplo abaixo:

Estados personalizados

Contatos

Através da guia Contatos você poderá realizar diversas ações em relação aos seus contatos. A partir de lá é que são adicionados novos contatos, criados e/ou excluídos grupos, salvas ou carregadas lista de contatos, visualização do histórico de conversas e mais.

Contatos

Visualização

Note que normalmente seus contatos online estão divididos em cores diferentes. Cada cor é referente ao estado em que eles se encontram, se conectados, ocupados, ausentes, inativos, etc.  Originalmente eles vêm agrupados pelo estado, mas você pode alterar esta opção clicando em Visualizar > Ordenar contatos por e desmarque a opção Agrupar contatos pelo status.

Ainda na guia Visualizar você poderá alterar configurações quando a exibição por grupos ou por estado, se serão exibidos seus apelidos ou então seus endereços de e-mail e outras opções simples.

Visualização

Conversa

Ao abrir a janela de conversação, você irá notar que ela é bastante semelhante a do Windows Live Messenger. Você poderá clicar no botão 1 e então definir tamanho, tipo e cor da fonte a ser utilizada em suas mensagens. O programa suporta o envio e recebimento de emoticons (botão 2) e além dos que você encontra no programa, também é possível adicionar outros.

Conversa

Aqui também é possível enviar mensagens de voz (botão 3) e também winks (botão 4). Ao contrário do Windows Live Messenger, o aMSN não vem com winks “de fábrica”, mas você pode adicioná-los facilmente. Ainda é possível chamar atenção de seus contatos (botão 5), convidar mais contatos para uma conferência (botão 6), enviar arquivos (botão 7), iniciar uma exibição de vídeo de sua webcam (botão 8) e também bloquear um contato (botão 8).

Outro ponto interessante aqui é que, originalmente o programa já possui agrupamento de janelas em aba, coisa que o Windows Live Messenger só consegue com programas auxiliares.

Janelas agrupadas

Preferências

Algo bastante importante quando você está usando o aMSN é configurar suas preferências. Siga o caminho Conta > Preferências para que uma nova janela surja em sua tela. Nela, você terá 9 guias diferentes através das quais poderá definir novas opções acerca da aparência do programa, privacidade, histórico, conexão e muito mais.

Preferências

Skins

Uma opção bastante interessante do aMSN é o suporte a novas skins (máscaras) para o programa. Clique em Conta > Skin selecionada. Se você ainda não instalou novas máscaras verá somente a original. Porém, clicando em Pegue mais skins! você será levado ao site do desenvolvedor onde encontrará centenas de opções.

Skins

E-mails

Através do aMSN você poderá ainda acessar rapidamente seus e-mails da contra cadastrada no Windows Live. Do mesmo modo que no Windows Live Messenger, basta você clicar sobre a indicação de novas mensagens na Caixa de Entrada na janela principal do programa ou então no envelope que aparece ao lado do seu ícone na bandeja do relógio do Windows.

Clique para acessar seus e-mails


Este foi mais um guia de uso elaborado pela equipe do Baixaki com o intuito de sanar as dúvidas de nossos usuários quanto à utilização de um programa, desta vez do aMSN. Espero que isto possa ajudar e reitero a nossa disposição para – pelo menos tentar – sanar suas dúvidas. Um abraço desde a redação do Baixaki. Sejam felizes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.