Brasileiro comanda a rede mais hostil do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Brasileiro comanda a rede mais hostil do mundo

Equipe participando de uma competição na DEF CON (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

A DEF CON é uma das maiores convenções de hackers do mundo, sempre realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, e reuniu em 2010 mais de 10 mil participantes na sua 18ª edição. Todos os participantes se conectam por uma rede, claro, e o responsável por ela é o brasileiro Luiz Eduardo dos Santos.

A tarefa não é nada fácil, já que a DEF CON é conhecida por ser o lar da “rede mais hostil do mundo”. A missão dele é mantê-la funcionando relativamente limpa de tráfego malicioso durante os dias do evento, em um ambiente composto pelos maiores especialistas em promover ataques virtuais.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal)Santos é diretor da SpiderLabs, uma empresa de segurança avançada que faz parte da americana Trustwave. A ideia de montar a rede na DEF CON partiu dele, em 2005. Santos perguntou para Jeff Moss, responsável pelo evento e pela Black Hat, se ele queria uma rede lá. Moss concordou, mas disse que só pagaria se funcionasse. E funcionou.

O desafio de Santos era criar uma rede segura no sentido de infraestrutura e disponibilidade. Na conferência de 2011 foi usado o protocolo de segurança WPA2-Enterprise, que possibilita o uso de chaves criptográficas únicas para cada participante.

Originalmente criada para ser uma “festa”, a DEF CON é hoje uma das conferências mais tradicionais, onde são apresentadas e testadas inovações de segurança, além de diversas atividades promovidas para o público-alvo. Participam do evento diversos jornalistas, advogados, funcionários do governo, especialistas da área e hackers (muitos hackers).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.