Como usar o Advanced SystemCare

9 min de leitura
Imagem de: Como usar o Advanced SystemCare

O Advanced SystemCare é uma ferramenta que permite o reparo de diversos erros no Windows com apenas um clique. Em alguns casos, estes reparos podem fazer com que o Windows rode mais rapidamente.

Este programa se diferencia de outros por ter várias ferramentas que fazem deste um programa completo para fazer seu computador durar bastante tempo sem uma formatação.

Logo depois que a instalação do Advanced SystemCare é concluída, um assistente é executado para você definir algumas configurações básicas para simplificar ainda mais o uso do programa.

Concluída a instalação, você já pode definir algumas configurações.

Primeiro você escolhe o tema visual e o idioma do programa. O tema pode ser preto ou branco, e o idioma pode ser português. Depois de você escolher, basta clicar em “Iniciar agora”.

Defina o tema visual e o idioma do programa.

Em seguida, você será perguntado se deseja fazer uma cópia do sistema. Este é o procedimento de criação de um ponto de restauração do sistema, que serve para recuperar o Windows caso alguma alteração feita pelo Advanced SystemCare danifique seu computador de alguma forma. No entanto, não se alarme, pois são raros esses casos.

Se você quiser, é fácil criar um ponto de restauração.

Clicando em “Sim”, o Advanced SystemCare irá criar um ponto de restauração em um procedimento parecido com o recurso do Windows para o mesmo fim. Após o término, o programa será executado e a primeira coisa que ele vai fazer é buscar por atualizações.

Atualizações sempre são importantes.

Depois de baixar e instalar as atualizações, basta clicar em “Finalizar” para voltar ao programa. Antes, uma pequena tela introdutória é exibida. Ela apenas explica como proceder quando o Advanced SystemCare detecta problemas. Para não exibir mais esta tela, marque a caixa “Mostrar este guia ao iniciar”.

É fácil fazer com que esta tela não seja mais exibida.

A tela principal

A tela do Advanced SystemCare é dividida em quatro áreas principais. No canto superior direito, estão localizados os botões “Restaurar”, “Opções” e “Suporte”. Logo abaixo deles está a área de manutenção do Windows.

Mais abaixo, no canto inferior direito, estão os botões para recomendação deste programa e de atualização.

Á esquerda estão os botões com as funções de diagnóstico e utilitários.

Tudo pode ser resolvido nesta única tela.

O botão “Já” e outras funções

Clique "Já" e nem se preocupe.Esta é uma função para manter seu sistema com apenas um botão. O programa vai pesquisar e consertar o registro do Windows, além de analisar o sistema em busca de erros de performance e segurança. Note que, utilizando esta função, os problemas encontrados não são detalhados, e sim corrigidos automaticamente. Se você prefere saber estes detalhes, então utilize as funções separadamente, as quais serão detalhadas em seguida.

O botão “Consertar Windows” é composto por diferentes ferramentas: um removedor de spyware, conserto de registro e limpeza.

Marque as funções que você deseja executar e clique em “Verificar”. Perceba que o Advanced SystemCare vai lhe informar sobre quantos erros foram encontrados em cada área. Clique sobre esses números para saber em detalhes os arquivos que o programa julgou ser inúteis.

Clique em "Verificar" para saber "o tamanho do buraco".

Clicando em “Configurações”, você pode definir inúmeros atributos desta limpeza, definindo tudo aquilo que o Advanced SystemCare deve examinar e consertar. Use o menu à esquerda para escolher uma categoria e marque as opções desejadas na parte da direita.

São muitas configurações para definir.

Em todas as categorias, você pode usar o botão “Recomendável”. Ele define as configurações mais eficientes para qualquer problema.

Voltando à tela principal do Advanced SystemCare, o botão “Início” exibe uma visão geral, incluindo versão, data do banco de dados, data do último scan, conta do usuário com informações de licença, estatísticas de execução e status de recursos exclusivos da versão PRO.

Informações sobre o programa.

Há quatro funções do Advanced SystemCare que são desabilitadas na versão gratuita. Clicando em “Desligado”, você é direcionado para a tela de configuração da função correspondente. Veja quais são estas funções:

Estas funções só são habilitadas na versão PRO.Correção automática: você pode programar o Advanced SystemCare para fazer atualizações e corrigir problemas automaticamente em um horário determinado ou enquanto o sistema estiver ocioso. Você também pode especificar quais ações o Advanced SystemCare deve executar.

Atualização automática: aqui você escolhe o modo de atualização do programa, que pode ser automática, agendada ou toda vez que o programa é inicializado.

Limpeza automática: você pode programar o Advanced SystemCare para automaticamente limpar o seu computador ao ligar ou desligá-lo. Abaixo, você pode determinar tudo que deve ou não ser apagado. Estes arquivos são temporários e não precisam ser mantidos.

Ultra otimização: otimiza o Windows com base em suas configurações de internet e nos seus costumes de uso do programa.

Lembrando mais uma vez: estas funções só podem ser utilizadas na versão paga do Advanced SystemCare.

O botão “Utilitários”

Aqui estão ferramentas adicionais para corrigir, otimizar e limpar o Windows. Elas são divididas em três categorias: sistema, segurança e ferramentas administrativas.

Sistema

Aqui está uma série de ferramentas para deixar seu computador com o mínimo de erros.

Limpeza de disco: clicando nesta ferramenta, você ativa um limpador de disco semelhante ao do Windows. Se você tem mais de um disco rígido, escolha aquele que você deseja limpar e clique em “Avançar”. O Advanced SystemCare vai vasculhar seu computador.

Em seguida, você verá uma lista com as categorias e a quantidade de arquivos encontrados. Clique sobre uma categoria e clique em “Mostrar Detalhes” para saber exatamente quais são esses arquivos.
Clique em “Avançar”. Na tela exibida, você escolhe o método de limpeza, que pode ser feito com backup, com envio dos arquivos para a lixeira ou então com a exclusão permanente deles. Clique em “Remover Agora” para concluir.

Selecione os tipos de arquivos para serem apagados.

Atualizar driver: esta ferramenta lhe informa sobre a versão dos drivers de diferentes componentes em seu computador e oferece atualização quando for possível. Você é informado sobre o componente, a data do driver instalado e a data do último driver. Selecione um componente e clique em “Aprenda mais” para obter mais informações sobre o componente em questão através de uma busca pela internet.

Clicando em baixar, você é direcionado para uma página de download. Clique em “Baixar agora” para baixar o driver. Em alguns casos, é possível que o arquivo não seja encontrado. Vale o lembrete de que esta função ainda está em fase de teste e ainda pode apresentar erros.

Atualizar drivers é sempre muito importante para o bom funcionamento dos componentes.

Otimizar FirefoxTCP: esta ferramenta pode otimizar sua conexão com a internet através da otimização de protocolos TCP/IP e das configurações do Firefox. Em “Status”, você tem informações sobre a velocidade de sua conexão e sobre seu computador. Clique em “Otimizar automaticamente” para configurar a conexão com a internet sem se preocupar com nada.

Basta indicar o tipo de conexão e clicar em “Otimizar agora”. Você terá a confirmação de que o Firefox e o protocolo TCP foram otimizados. Ambos podem ser otimizados manualmente. Basta clicar nos botões “Otimizar Firefox” e “Otimizar TCP”, seguindo as opções de configuração. É necessário ter conhecimento avançado de conexões e navegação para aproveitar ao máximo este recurso.

Otimize o funcionamento do Firefox e de suas configurações de TCP/IP.

Smart Defrag: esta é uma das melhores ferramentas para desfragmentação de disco. Clicando nela, basta escolher o drive a ser desfragmentado, o modo de desfragmentação e iniciar o processo.

Desfragmente o computador com freqüência.

O registro também pode ser desfragmentado com a ferramenta Desfragmentador de Registro. Esta ferramenta deve ser utilizada sem que nenhum programa esteja aberto no mesmo momento.

Além de desfragmentar o registro, também é possível repará-lo, removendo entradas inválidas e incorretas. Clicando em “Reparo de Registros”, esta ferramenta vai vasculhar o registro em busca de erros e vai listá-los. Marque as entradas que você deseja consertar e clique em “Reparar”.

Cada entrada pode ser visualizada em detalhes com o botão “Propriedades”. Assim, você pode ter a certeza de que se trata de uma entrada que pode ser apagada sem receios. Também é possível abrir a pasta onde se encontra o arquivo da entrada em questão, clicando em “Abrir Pasta”.

Remova entradas inválidas do registro.

Desfragmentar memória RAM: clicando aqui, você ativa esta ferramenta que, quando funcionando em pano de fundo, observa o comportamento da memória RAM e a otimiza quando necessário. Clicando em “Já”, você pode escolher entre dois modos de otimização: smart (mais rápido, porém menos eficiente) e deep (um pouco mais demorado, porém mais eficiente).

Melhore o desempenho do computador otimizando a memória RAM.

Clicando em “Configurações”, você pode programar esta ferramenta, fazendo com que ela seja inicializada com o Windows, por exemplo. Também é possível programar esta ferramenta para liberar memória RAM quando o sistema estiver ocioso.

Configure a otimização da memória RAM.

Segurança

Backup de driver: esta ferramenta lista todos os drivers de diversos dispositivos. Você escolhe aqueles que deseja copiar e clica em “Fazer backup agora” para isso. Desta maneira, se acontecer algum erro grave durante uma atualização, basta recuperar o driver.

Os drivers serão divididos em recomendados (mais importantes) e todos. Você define esta visualização através do menu “Escanear driver”.

Saiba para que servem e faça cópias dos drivers.

Assistente de segurança do Internet Explorer: esta ferramenta oferece várias opções para você diminuir os riscos ao usar o navegador da Microsoft. Para isso, você visualiza várias extensões e plug-ins instalados e pode remover aqueles que achar suspeito.

No menu à esquerda, você visualiza estes complementos em diferentes categorias: barras de ferramentas, botões especiais, etc. Clique sobre uma dessas categorias para abrir, à direita, uma lista. Clique sobre o item desta lista para apagá-lo através do botão “Remover”.

Remova plug-ins suspeitos do Internet Explorer.

Ferramentas administrativas

Auto Desligamento: de maneira simples, você agenda um horário para desligar ou reiniciar seu computador. Basta escolher a ação, determinar um horário e deixar programado. Caso uma ação já esteja gravada, basta clicar em “Cancelar ação” para desativá-la.

Programe seu computador para reiniciar ou desligar.

Gerenciador do Menu de Contexto: esta ferramenta exibe os menus de contexto de diversos arquivos, permitindo que você remova qualquer opção. Navegue pelas abas “Extensões da Shell”, “Novo” e “Enviar para” para modificá-las. Basta clicar sobre uma entrada e depois em “Remover”.

Controle o que aparece ao acessar o menu de contexto em diferentes situações.

Explorar Disco: acesse esta ferramenta e clique em “Verificar” para saber quais pastas e arquivos ocupam mais espaço no seu disco rígido. Este explorador divide os resultados em várias categorias, acessíveis através de abas: visão geral, arquivos de vídeo, arquivos de música, arquivos de imagem, documentos, arquivos inúteis e outros.

Clique sobre as abas para saber quais são estes arquivos e o espaço que eles ocupam.

Clicando em “Top 100”, uma lista com os 100 maiores arquivos é exibida. Também é possível pesquisar por arquivos duplicados.

Qualquer arquivo listado nesta ferramenta pode ser movido para a lixeira ou visto em detalhes, bastando clicar com o botão direito do mouse sobre tal arquivo.

Saiba os "comilões de memória" no seu PC.

O Centro de Restauração lhe permite criar um ponto de restauração do sistema, função semelhante à do Windows. Clique em “Criar ponto de restauração” para fazê-lo rapidamente, ou então clique em “Ver sistema de restauração” para acessar o assistente do Windows (é aqui onde você restaura os pontos criados).

Clicando em configurações, você pode programar o Advanced SystemCare para criar um ponto de restauração com a freqüência que você desejar.

Desinstalar software: esta ferramenta lista aplicativos, processos, serviços de sistema, portas TCP/UDP e cookies instalados em seu computador. Os aplicativos podem ser atualizados ou desinstalados; os processos podem ser encerrados ou atualizados; serviços de sistema podem ser parados ou removidos, sendo possível esconder os serviços do Windows; cookies podem ser deletados ou atualizados.

Gerencie aplicativos, processos e outros.

Gerenciador de Inicialização: esta ferramenta lista todos os itens da inicialização do Windows, ou seja, tudo que é inicializado juntamente com ele. Você pode adicionar um programa a esta lista, assim como remover um programa, visualizar a entrada no registro e as propriedades de cada item. Use as caixas de marcação para escolher o item desejado e escolha a tarefa desejada no menu à esquerda.

Definir o que deve ser inicializado melhora o carregamento do Windows.

Em Informações do Sistema, o seu computador é destrinchado em inúmeras categorias: sistema operacional, processador e placa-mãe, dispositivo de memória, unidades de disco, vídeo, rede e outros dispositivos. Navegue pelo menu à esquerda e acompanhe as informações na parte da direita da tela. Aqui não é possível promover nenhuma alteração, você apenas obtém informações.

Quer conhecer seu computador? Está aí.

O Gerenciador do Windows abre a mesma ferramenta do desinstalador de software, porém já com o menu de gerenciador de processos aberto.

O botão “Diagnóstico do Sistema”

Esta função é muito semelhante à função “Consertar Windows”, porém aqui são pesquisados itens de otimização, imunização, desfragmentação e de segurança. O procedimento é o mesmo: clique em verificar para o Advanced SystemCare iniciar a checagem. O programa vai informar o número de erros encontrados, permitindo que você clique sobre estes números para obter mais detalhes.

Outras possibilidades de diagnóstico.

Em seguida, clique em “Reparar” para consertar tudo que foi marcado.

Este foi o tutorial do Advanced SystemCare, uma ferramenta poderosa porém muito fácil para manter seu computador “tinindo”!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.