O que são jumpers?

1 min de leitura
Imagem de: O que são jumpers?

As placas e demais componentes presente em um computador possuem centenas de circuitos, soldas, parafusos e peças pequenas que muitas vezes nem notamos, mas sem as quais o computador não funcionaria corretamente.

Os jumpers são um exemplo destas pecinhas minúsculas, mas necessárias. Um jumper é uma peça plástica que contém um pequeno filamento de metal responsável pela condução de eletricidade. De acordo com a disposição destas peças nos chamados pinos, o fluxo de eletricidade é desviado, ativando configurações distintas.

JumpersEste é o tipo de configuração que ocorre por meio físico, e não utilizando um software como é o mais comum.

Em computadores mais antigos, as voltagem e velocidade da CPU eram totalmente configuradas por meio de jumpers. Caso algum pino fosse configurado de maneira errada, as placas queimavam ou o computador ficava muito lento.

Ainda existem placas com Jumpers?

Ainda é possível encontrar alguns jumpers em placas-mãe e algumas placas de vídeo. Na placa-mãe, o controle da bateria interna, utilizada para manter data, horário e configurações emJumpers posicionados em uma placa. funcionamento, ainda é feito por jumper. Assim também acontece com algumas opções de voltagem, clock e placas de vídeo, que ainda mantém sua configuração por meio destas pequenas peças.

Além das placas, os HDs, também possuem jumpers, os quais permitem configurar o disco como principal (master) ou secundário (slave) em um computador.

Por essa razão é possível ter mais de um HD conectado na máquina, pois o sistema reconhece um disco como padrão (que deve ser o que possui o sistema operacional instalado) e os demais como secundários através da posição dos jumpers.

Todo cuidado é pouco

Cuidado ao alterar os jumpers de lugar.Quando o assunto é configuração física de algum componente, é preciso ter muito cuidado. Qualquer erro que seja cometido pode prejudicar o desempenho do computador ou até mesmo danificar o componente.

Nada impede que você abra o gabinete (com o computador desligado) para observar e identificar as peças, mas só altere alguma coisa se souber exatamente o que está fazendo. Na dúvida, é melhor não arriscar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.