Guia de uso: Gmail Labs

5 min de leitura
Imagem de: Guia de uso: Gmail Labs

Uma palavra que quase se transformou em sinônimo de Google é “inovação”. A empresa norte-americana vive um dos melhores momentos da sua história e possui diversos serviços nas mais variadas áreas da internet. O Gmail é um bom exemplo deste critério inerente da empresa.

O serviço de e-mail surgiu no dia 1º de abril de 2004 e era restrito a alguns usuários sortudos. Assim que estreou, o Gmail já revolucionou o setor de correio digital. Disponibilizando 1 GB de capacidade de armazenamento, o Google Mail deixou a concorrência arrepiada e fez com que os grandes da época alterassem seu jeito de continuar trabalhando. Mais tarde, a Google inovou outra vez e transformou o espaço de armazenamento quase infinito – ele aumenta a cada dia.

Alguns anos mais tarde chegou a integração do Gmail com o recém-nascido Google Talk, ou Gtalk. Este serviço permitia que os usuários mantivessem uma conversa instantânea que ficaria salva nos históricos de bate-papo online, caso fosse necessário rever algum dado. Porém, desde o seu primeiro dia o Gmail já propunha que os próprios usuários testassem novas formas de complementar o seu e-mail.

Contudo, para fazer o primeiro reconhecimento destas novidades é necessário alterar o idioma do seu Gmail. Para isso, você deve clicar em “Configurações” no canto superior direito da sua tela e alterar o idioma para “English (US)”, inglês norte-americano. Feito isso, clique em “Settings” (Configurações, novamente) e em seguida em “Labs”. É preciso fazer isto porque este serviço de testes de novas ferramentas só está disponível neste idioma. Depois de instalar as suas mudanças, pode retornar ao idioma Português e usá-las normalmente. Note que alguns aplicativos podem não funcionar corretamente, afinal estão em fase de testes! Portanto, tenha paciência!




Quando você acessar esta opção, verá uma lista de vários aplicativos para deixar o seu Gmail do jeito que você quiser. São ToDo Lists; aplicativos para links; modificadores de chat; criadores de atalhos pelo teclado; modificadores de interface, assinatura e muitas outras possibilidades. Neste guia de uso vamos apresentar as principais delas. Lembre-se de que para ativar qualquer uma destes aplicativos basta clicar em “Enable” e em seguida clicar no botão “Save Changes” na parte inferior da página.

Tasks

Com este aplicativo você lista suas tarefas e compromissos. Para ativá-lo, clique em “Enable”. Depois que este aplicativo já estiver ativado no seu Gmail, você pode acessá-lo clicando em “Tasks” logo abaixo de “Contatos” no lado esquerdo da tela. Você pode adicionar novas tarefas clicando no botão “+” na parte inferior da janela do aplicativo. Para remover tarefas, clique na imagem da lata de lixo ao lado do botão para adicionar novas tarefas.

Você pode criar hierarquias de tarefas dentro deste aplicativo, basta pressionar “Tab” no teclado. Para fazê-lo pelo mouse, clique em “Actions” e em seguida, clique em “Indent”. Para desfazer, você pode clicar em “Un-indent” no menu “Actions” ou então pressionando “Shift + Tab” no seu teclado.

Se você tem vários afazeres, pode criar mais de uma lista clicando no ícone do canto inferior direito do aplicativo e depois em “New List”. O funcionamento desta lista é exatamente igual à sua lista padrão. Depois de que realizar a sua tarefa, clique no quadrado ao lado esquerdo do que deve ser feito e esta tarefa será riscada da sua lista.

Nav bar drag and drop

Este aplicativo é simples, mas bastante prático. Assim como a personalização de widgets que o Blogspot (serviço de blogs da Google)oferece ao usuário na mudança de layout, o Gmail também pode ser organizado da maneira que o você achar melhor. Tudo o que você precisa fazer é clicar no topo de cada janela da barra de lateral e arrastar.

Assim, você pode trocar a ordem das janelas, deixando as suas marcações (Labels) em primeiro, com os seus contatos de chat (GTalk) em segundo ou da maneira que bem entender. Por ser baseada neste sistema simples, o Nav bar drag and drop só requer que o usuário clique e arraste, dispensando configurações ou qualquer outra medida.

Google Docs Gadget

Se você depende dos seus documentos no seu Google Docs, fique tranqüilo, este gadget resolve seus problemas. Uma janela com os seus arquivos mais recentes é colocada na barra lateral (que você pode personalizar com o Nav bar drag and drop). Nela você pode ver os arquivos criados ou abertos por você assim como pode criar novos documentos clicando em “New”. Um menu se abrirá e você deve escolher qual é o tipo de arquivo que deseja criar. Este gadget ainda possui um sistema de busca interno que permite que você encontre qualquer documento que esteja salvo na sua conta Google.

Keyboard Shortcuts

Ainda há um outro aplicativo que permite a criação de atalhos de teclado para tornar o seu acesso mais rápido. Para configurar seus shortcuts (atalhos), volte a clicar em “Settings” no canto superior direito da tela e selecione “Keyboard Shortcuts”. Você verá uma lista com diversas opções de configuração. Você pode usar as configurações pré-definidas pelo aplicativo ou personalizá-las. Tudo o que precisa ser feito é alterar a tecla no campo de texto logo ao lado da função e clicar em “Save Changes” na parte inferior da tela.


Forgotten Attachment Detector

Quantas vezes nos esquecemos de colocar os anexos nos e-mails que avisamos ter anexado? Isso acontece com bastante freqüência e pensando nisso, este aplicativo detecta quando você diz que anexou, mas esqueceu de colocar o arquivo. Contudo, o Forgotten Attachment Detector só reconhece a palavra em inglês para anexo (attachment) ou anexado (attached). Portanto, lembre-se de deixar claro que você está anexando não só em português mas em inglês também. Do contrário, o aplicativo não vai reconhecer o seu comando.

Signature Tweaks

Se você é do tipo que não gosta daqueles dois tracinhos (--) que o Gmail coloca antes da sua assinatura, ou então do fato de ela ficar sempre no final dos e-mails respondidos ou de algum texto citado, o Signature Tweaks resolve os seus problemas. Basta ativar este recurso e a sua assinatura ficará sem os tracinhos (--) e acima do texto citado do e-mail anterior.


Muito bem, baixanautas. Agora que vocês já conhecem algumas das principais ferramentas do Gmail Labs é hora de ativar estas ou outras que atendam às suas necessidades. E também vale lembrar que depois que você ativou os aplicativos do Gmail Labs, pode deixar o idioma do seu Gmail em português novamente. Esta mudança é obrigatória apenas para instalar as ferramentas.

Até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.