Como instalar o Windows 8 direto de um pendrive [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Como instalar o Windows 8 direto de um pendrive [vídeo]

A Microsoft lançou recentemente uma demonstração da próxima versão do seu sistema operacional, o Windows 8. Ela já está disponível para quem quiser ter ideia do funcionamento e visual apresentados no produto. No entanto, não é possível atualizar para o Windows 8 a partir do SO da Microsoft que esteja instalado em seu computador, mas sim uma instalação do zero é necessária.

Ao baixar o arquivo, você pode observar que se trata de uma imagem no formato ISO e precisa ser gravada para a utilização. Mas e se você não possui um drive de DVD no seu computador? Há uma forma de fazê-lo por meio de um pendrive ou dispositivo USB, mas o processo é um pouco mais complicado e requer certa atenção.

Abaixo, preparamos um tutorial explicando como iniciar a sua instalação do Windows 8 a partir de um pendrive. Só cabe avisar que o Developer Preview é uma versão pré-Beta do Windows 8, destinada especialmente, mas não exclusivamente, a entusiastas do sistema operacional. Logo, ainda não se trata do produto final e não é recomendado utilizá-lo na sua máquina de uso diário.

Pré-requisitos

Preparando o dispositivo

O primeiro passo consiste em formatar o seu pendrive e escolher o sistema de armazenamento dele, que deve ser FAT32. Para isso, clique com o botão direito do mouse na unidade referente ao dispositivo e escolha a alternativa “Formatar”. Em seguida, no campo “Sistema de arquivos”, escolha a opção “FAT32” (caso não esteja dessa forma).

Você pode optar por uma formatação rápida, gastando uma quantia de tempo menor na operação. ATENÇÃO: o processo de formatar apaga completamente o conteúdo existente no pendrive. Certifique-se de utilizar um dispositivo próprio para a operação ou salve os seus arquivos em outro local.

Formatando o pendrive

Quando tudo estiver corretamente definido, clique em “Iniciar”. Feito isso, a formatação é inicializada automaticamente e o progresso pode ser acompanhado por meio da barra exibida na tela.

Gravando a instalação

Agora, é preciso transferir os arquivos de instalação do sistema para o pendrive e torná-lo um dispositivo bootável ao mesmo tempo. Para isso, vamos utilizar o Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool. Embora ele seja uma ferramenta específica para o Windows 7, o software apresenta compatibilidade com a nova versão.

Após abrir o programa, a primeira coisa a ser feita é digitar o caminho da imagem do Windows 8 no campo “Source file” ou localizá-la no computador por meio do botão “Browse”. Então, clique em “Next” para continuar.

Primeira etapaEm seguida, você deve escolher o tipo de mídia para a gravação. Para isso, basta clicar no botão “USB Device”.

Segunda etapaFeito isso, escolha o pendrive no qual a gravação será realizada e clique no botão “Begin Copying”.

Terceira etapa

Com isso, a operação é iniciada automaticamente e você pode acompanhar o andamento por meio da barra de progresso exibida na tela.

Quarta etapa

Ao final, o seu dispositivo já está pronto para servir como chave de instalação do Windows 8.

Cuidados na instalação

Agora, você já possui a chave de instalação no seu dispositivo USB. Os pré-requisitos para a instalação do Windows 8 no computador são:

  • Processador de no mínimo 1 GHz de 32 ou 64 bits;
  • 1 GB de memória RAM para 32 bits ou 2 GB para 64 bits no mínimo;
  • Espaço de armazenamento no HD de no mínimo 16 GB para 32 bits e 20 GB para 64 bits;
  • Placa gráfica com suporte ao DirectX 9.

Para começar o processo, você precisa se certificar de que o computador esteja preparado para inicializar por meio de um dispositivo USB. Isso é feito nas configurações da BIOS, no setor de Boot.

Com tudo já preparado, insira o pendrive no computador e prossiga com a instalação normalmente. Para ver detalhadamente o processo de instalação, confira este tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.