Robô bípede pode correr a até 10 km/h

1 min de leitura
Imagem de: Robô bípede pode correr a até 10 km/h

Um vídeo divulgado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, fez a impressionante demonstração daquele que seria um dos robôs bípedes mais rápidos já construídos. Batizado de MABEL, a máquina possui pernas muito parecidas com as dos humanos e pode atingir uma velocidade de pico de 10 KM/h.

Além disso, o robô possui a capacidade de fazer a transição entre caminhar e correr, comando que é enviado pelo operador. Já a velocidade e, principalmente, o equilíbrio durante a locomoção são controlados pela inteligência artificial do MABEL.

No vídeo, é possível notar que o robô sofre algumas mudanças bruscas de velocidade durante a corrida, isso ocorre porque a máquina limita a cadência para não exceder a velocidade máxima que ele suporta. Caso contrário, a inteligência artificial não conseguiria manter o equilíbrio e ele cairia.

O projeto MABEL já conta com o suporte da DARPA, a agência de pesquisas avançadas do departamento de defesa, logo, ainda podemos esperar muitos avanços. Mesmo assim, pode demorar um bom tempo até vermos esse tipo de robô andarilho competindo contra os humanos em uma olimpíada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.