Como Usar ComboFix

4 min de leitura
Imagem de: Como Usar ComboFix

Mesmo utilizando várias medidas de proteção como antivírus, antispyware, firewalls e muitas outras, nem sempre estaremos protegidos contra as ameaças que rondam a internet e os pendrives. Por isso, é importante ter um programa que acaba com tudo o que pode prejudicar o seu computador. O ComboFix é um destes exterminadores de malwares, ou seja, tudo o que pode prejudicar sua máquina, desde trojans, vírus, spywares e outras formas.

Contudo, o ComboFix não é um programa simples de se usar. Apesar da interface rudimentar, o programa é poderosíssimo e promete acabar com o que sonhar em fazer mal aos seus dados e arquivos. É preciso fazer backups e pontos de restauração do seu Windows antes de rodar o ComboFix. Para fazê-lo, acesse Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema; e depois repita este caminho, mas clique em Status e Configurações de Backup para garantir ambas as recuperações estarão disponíveis caso aconteça alguma coisa durante a varredura do ComboFix.

Depois que garantir um ponto de retorno e backups caso algo dê errado, é hora de instalar e rodar o ComboFix. Primeiro de tudo, ele fará uma atualização do software, nesta versão não aparecerá a tela de contrato no prompt do aplicativo – caso você deseje manter a versão antiga, deverá teclar 1 ou 2 se concordar ou não com os termos de uso do contrato do ComboFix. Para aceitar tecle 1 e depois “Enter”, para recusar, tecle 2 e “Enter”. Ao recusar o contrato, o programa se fechará automaticamente.

Quando o programa já estiver rodando, fará uma primeira varredura para encontrar arquivos maliciosos que podem prejudicar o funcionamento do seu sistema. Enquanto o ComboFix estiver procurando por vírus e outras formas de ameaça, seu computador será automaticamente desconectado da internet e qualquer outro aplicativo que não seja o próprio ComboFix deverá ser fechado, do contrário o programa fará isto sem nenhum aviso. Portanto, lembre-se de fechar e salvar seus documentos antes de rodar este programa.

Enquanto o ComboFix estiver vasculhando seu computador atrás de infecções e qualquer forma maliciosa, deixe que ele trabalhe sem qualquer interferência, ou seja, não abra nenhum programa ou execute qualquer tarefa enquanto o seu ComboFix estiver trabalhando. O processo pode demorar de acordo com o estado de infecção em que o seu computador se encontra. Se não houver muitos arquivos infectados, o tempo para o scan não deve demorar muito. Mas se por acaso o seu computador estiver muito infectado, o ComboFix pode demorar mais do que 20 minutos para encontrar e limpar os problemas.

Dependendo do tipo de vírus, pode aparecer a famosa tela azul de erro do Windows. Se por acaso isso acontecer, não entre em pânico. Reinicie seu computador no modo de segurança. Para fazer isso, logo que a tela do computador for preenchida com alguma coisa, tecle F8 e selecione o modo de segurança simples, sem nenhum tipo de conexão. Desta maneira o ComboFix estará sendo executado em um ambiente sem interferência de outras coisas como autoloaders e outros programas que iniciam sozinhos.

Siga normalmente, e deixe que o ComboFix continue a procurar por ameaças. Em média ele completará em torno de 48 tarefas durante a vistoria do seu computador. Quando tudo terminar, o programa produzirá um relatório com tudo o que foi encontrado no seu computador. Enquanto o ComboFix produz este relatório é normal que os seus ícones da área de trabalho sumam, novamente, não se desespere, eles voltarão assim como o seu relógio – que estará de volta do jeito que era antes.

Clique na imagem para ampliar.

Como o programa desconecta o seu computador da internet, ele deve devolvê-la normalmente. Mas, como tudo na vida, pode acontecer de a sua conexão não voltar automaticamente após o fechamento do ComboFix. Para resolver, clique com o botão direito no desenho dos dois monitores que ficam logo ao lado do seu relógio. Selecione a opção “Diagnosticar e reparar” para verificar o que aconteceu e restabelecê-la. Assim, o próprio Windows vai procurar qual é o problema e logo devolver a sua conexão.

Voltando ao relatório que o ComboFix produziu, você poderá saber um pouco mais sobre o que foi feito no seu computador colocando este resultado em um fórum para obter ajuda de especialistas no assunto. Um destes fóruns é o da página da Dell - clique aqui para acessar.

Cadastre-se no site para poder acessar os fóruns e obter vários tipos de ajuda. Infelizmente, todas as informações deste site estão em inglês e o seu tópico com o relatório também deverá estar neste idioma. Depois que você postar o seu log (ou relatório) um assistente irá auxiliá-lo na interpretação.

Isto não é uma ação imediata, ou seja, pode demorar alguns dias até que seu relatório seja analisado.
E se por um acaso o seu ComboFix danificar o Windows, restaure o seu sistema utilizando o ponto de retorno criado anteriormente. Lembrando que se não for possível recuperar desta maneira, procure ajuda especializada e explique o acontecido.

Este foi mais um guia de uso, até a próxima, baixanautas!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.