Avião hipersônico mais rápido do mundo será testado hoje

1 min de leitura
Imagem de: Avião hipersônico mais rápido do mundo será testado hoje

Falcon HTV-2, o avião que pode chegar a Mach-20 (Fonte da imagem: Divulgação Darpa)

A Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas de Defesa, ou DARPA, está para realizar hoje o lançamento de testes do projeto de avião hipersônico mais ambicioso já visto, o Falcon HTV-2. Esse seria o veículo não tripulado mais rápido até o momento, capaz de alcançar os 21 mil quilômetros por hora. Teoricamente, essa velocidade seria suficiente para chegar a qualquer ponto do planeta em menos de uma hora, ou percorrer a distância entre Los Angeles e Nova York (aproximadamente 4300 Km) em 12 minutos.

O lançamento será feito da base aérea de Vanderberg, na Califórnia, onde um foguete Minotaur IV espera para levar Falcon HTV-2 até o limite da atmosfera terrestre, para só então, liberar o veículo para seu teste de voo solo. Essa seria a segunda tentativa de alcançar a velocidade máxima do avião, já que o primeiro lançamento resultou na explosão do protótipo depois de 9 minutos no ar, em abril desse ano.

Os engenheiros da DARPA não puderam entender por completo os motivos que levaram ao fracasso do primeiro teste, mas acreditam que o veículo simplesmente superaqueceu. Dessa vez, eles estão confiantes de que os ajustes no ângulo de reentrada na atmosfera (demostrado no vídeo) permitirão que o avião/míssil suporte os dois mil graus Celsius gerados pelo atrito.

O lançamento de hoje não será transmitido pela TV, mas você pode acompanhar as mudanças de status pelo Twitter da DARPA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.