Phantom v1610: a câmera de 1 milhão de frames por segundo

1 min de leitura
Imagem de: Phantom v1610: a câmera de 1 milhão de frames por segundo

(Fonte da imagem: Vision Research)

Gravar movimentos rápidos ou bruscos com detalhes incríveis em slow motion ainda é uma tarefa complicada até para as melhores câmeras de vídeo da atualidade. O novo lançamento da Vision Research, entretanto, vai pegar pesado para acabar com esses problemas: a Phantom v1610 pode ser configurada para registrar até 1 milhão de frames por segundo (fps).

Desse modo, nenhum instante do que você está gravando será perdido, pois tudo o que será registrado terá alta nitidez, até mesmo se for um movimento feito em frações de segundo, como uma gota de água atingindo o chão. Tamanha velocidade de captura não existia ainda em câmeras comerciais, apenas em aparelhos científicos.

A quantidade de 1 milhão de FPS é atingida através do “FAST”, uma das opções de configuração da v1610. Apesar de impressionante, o número não é considerado ideal, pois a resolução da imagem deve ser diminuída em velocidades tão altas.

O conselho da empresa, portanto, é baixar o fps para 43.400, para que a resolução vá para o padrão 640x480 pixels, metade do máximo disponibilizado pela câmera. Além disso, o vídeo gravado com tantos frames, quando reproduzido em players normais, tem sua taxa diminuída. Desse modo, a duração do clipe aumente consideravelmente (de três segundos para quase trinta horas, por exemplo).

Para vídeos tão longos e pesados, a Phantom v1610 conta com uma memória interna de até 96 GB, que pode ser ampliada pelo CineMag, uma espécie de HD externo exclusivo que baixa suas gravações segundos depois de finalizada. O preço (que deve ser bastante alto) e a data de lançamento ainda não foram divulgados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.