Mito ou verdade: restaurar o sistema pode trazer vírus antigos?

3 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: restaurar o sistema pode trazer vírus antigos?

A Restauração do Sistema é um recurso muito interessante e útil oferecido pelo Windows desde suas versões mais antigas. Com ele, o usuário consegue “voltar no tempo” até o ponto anterior à instalação de algum aplicativo ou alteração das configurações. Dessa forma, é possível reaver dados importantes e recuperar o sistema de alguns problemas causados durante a adição de algum aplicativo.

Embora seja poderosa e salve a vida de muitos usuários, a Restauração do Sistema também pode trazer alguns problemas. Você já deve saber que esse recurso pode ser utilizado para remover arquivos de configurações do sistema infectados. O que muitos não imaginam é que a restauração também pode trazer de volta alguns vírus antigos.

Como assim?

Os vírus criados com o intuito de prejudicar os usuários normalmente corrompem arquivos de grande importância do sistema. Se o computador estiver infectado, é possível que haja uma cópia dessa praga na pasta de restauração do sistema. Por padrão, o Windows protege esse diretório de alterações não autorizadas pelo SO, mas é claro que isso nem sempre acontece como deveria.

Alguns vírus são criados especificamente para se alojarem na pasta “_RESTORE” do sistema (contém os pontos de restauração) e só são ativados quando o usuário volta no tempo e utiliza versões anteriores das configurações do SO.

O que fazer

Para evitar que os vírus voltem à ativa, o usuário pode desativar a restauração automática do sistema. O processo é bem simples e não apaga quaisquer arquivos ou informações do computador. Os únicos dados apagados são aqueles presentes na pasta “_RESTORE” e, junto com eles, os vírus ali alojados.

Como desativar a Restauração do Sistema

No Windows XP

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre “Meu computador” e selecione a opção “Propriedades”.
  2. Na guia “Restauração do Sistema”, escolha a opção “Desativar Restauração do Sistema”.
  3. Agora é só clicar em “Aplicar”, confirmar as alterações e aguardar até que os arquivos sejam apagados.

No Windows Vista

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre “Computador” e selecione a opção “Propriedades”.
  2. Na janela de Informações do Sistema, clique no botão “Proteção do Sistema” presente na coluna mais à esquerda.

    1. A janela de Proteção do Sistema será exibida. Agora é só desmarcar a unidade de disco desejada em “Discos Disponíveis” e clicar no botão “Aplicar”. Confirme as alterações e aguarde até que os arquivos sejam apagados.

    No Windows 7

    1. Clique com o botão direito do mouse sobre “Computador” e selecione a opção “Propriedades”.
    2. Na janela de Informações do Sistema, clique no botão “Proteção do Sistema” presente na coluna mais à esquerda.

    1. Na janela Propriedades do Sistema, acesse a aba “Proteção do Sistema” e clique na opção “Configurar”, localizada abaixo da lista de partições e discos.
    2. A tela “Proteção do Sistema para Disco Local” será mostrada. Marque o item “Desativar a Proteção do Sistema” e clique em “Aplicar”. Confirme as alterações e aguarde até que os arquivos sejam apagados.

    Agora que a Restauração do Sistema foi desativada é recomendável que o usuário execute uma varredura completa com um programa antivírus. Caso algum arquivo tenha sido deixado para trás e esteja infectado, o aplicativo de proteção será capaz de remover o vírus e deixar sua máquina mais segura.

    Para finalizar

    A Restauração do Sistema é um recurso importante do Windows e também é muito útil. Por isso, depois de realizar os procedimentos acima, é recomendável que a funcionalidade seja reativada. Todos os passos e dicas necessárias para fazer isso podem ser encontrados nos artigos listados abaixo.

    Além disso, é muito importante que você tenha um programa antivírus instalado e atualizado no computador. O Baixaki oferece centenas de aplicativos do gênero, os quais atendem aos mais diferentes tipos de usuários. Confira abaixo uma lista com algumas dessas ferramentas de proteção.

      Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.