Entenda por que os codecs são indispensáveis em um computador.

2 min de leitura
Imagem de: Entenda por que os codecs são indispensáveis em um computador.

Hoje em dia é possível baixar qualquer conteúdo da internet em pouco tempo, inclusive filmes. Quem não gosta de assistir a um bom filme ou vídeo em seu computador no aconchego de sua casa? Entretanto isso pode virar uma grande dor de cabeça quando seu player informa que o vídeo não pode ser reproduzido por falta de um codec.

Mas o que são codecs?

Os codecs são dispositivos capazes de codificar e/ou decodificar dados e sinais digitais. A sigla nada mais é do que a junção das palavras em inglês coder e decoder (codificador e decodificador). Estes dispositivos são usados em programas que gravam e reproduzem vídeos, sons e imagens.

Imagine uma carta escrita em português. Para alguém entender esta carta em qualquer outro lugar do mundo, é necessário que a pessoa entenda português. Quem não sabe ler neste idioma, precisará encontrar uma pessoa que traduza o que está escrito. É assim que os codecs funcionam, eles são os responsáveis pela tradução do conteúdo.

Mais compressão e menos espaço

A codificação é necessária porque permite diminuir o tamanho de um arquivo. Conseqüentemente isso facilita a transmissão pela internet e diminui o espaço de armazenamento no disco rígido.

Existem muitos codecs disponíveis no mercado, cada um com uma característica diferente. Seus desenvolvedores tentam, a cada dia, diminuir cada vez mais o tamanho de um arquivo sem perder a qualidade original. É por isso que precisamos estar com os codecs atualizados, para não perder nenhum filme, vídeo ou seriado.

Os codecs mais conhecidos e mais usados atualmente são o Xvid, o DivX e o RMVB, pois eles possuem uma grande capacidade de compressão. Atualmente, é possível comprimir um filme de um DVD - com cerca de 4 GB de armazenamento - em um CD de 700 MB, por exemplo. Em uma comparação, a diferença de qualidade entre os dois é quase imperceptível.

Muitas informações sobre os arquivos e seus codecs.Identificando um codec

O GSpot é um programa que identifica quais codecs são necessários para reproduzir um vídeo específico. Além disso, o GSpot informa a taxa de bits, dados do autor e outras opções mais detalhadas sobre o arquivo. Com uma rápida procura pelo Baixaki é possível encontrar um programa que possa reproduzir este tipo de arquivo.

Adquira um arsenal de codecs

Uma grande opção para não sair por aí atrás de codecs é instalar um pacote de codecs, entre os mais completos estão o K-Lite Mega Codec Pack, XP Codec Pack e o Real Alternative. Eles possuem um pacote completo de codecs e utilitários para você nunca mais deixar de assistir a seus vídeos favoritos.

Escolha o melhor.Todos os pacotes de codecs citados acima possuem o Media Player Classic, uma ótima opção para reproduzir qualquer tipo de vídeo. Sua interface é simples, mas muito funcional. Suas opções avançadas permitem carregar legendas, escolher o idioma de áudio (se disponível) e muito mais.

Entretanto, a instalação do Media Player Classic é opcional, pois ao instalar o pacote de codecs, qualquer player (Windows Media Player, Winamp, etc.) consegue reproduzir os vídeos. Isso permite ao usuário escolher qualquer player para ver seus vídeos, pois todos utilizam a mesma biblioteca de codecs.

Reproduzindo vídeos do computador na TV

Muitas pessoas gostam de gravar seus vídeos em DVD para assistir em uma tela maior, como a TV. Alguns fabricantes pensaram nisso e desenvolveram aparelhos de DVD que reproduzem arquivos nos formatos DivX e XviD. Com um aparelho desses em mãos, não é preciso converter os arquivos para o formato de DVD, os vídeos rodam tanto no aparelho de DVD quanto no computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.