Carro voador já pode circular por estradas dos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Carro voador já pode circular por estradas dos Estados Unidos

Essa cena pode ser bastante comum no futuro. (Fonte da imagem: Terrafugia)

Para fugir do trânsito, nada melhor do que pilotar um carro voador. A partir de agora, isso pode se tornar cada vez mais comum nas estradas norte-americanas. O órgão norte-americano responsável pela segurança em rodovias (NHTSA, na sigla original) concedeu a permissão de circulação em estradas para o veículo da Terrafugia, um híbrido de carro com aeronave leve.

Para adequar-se ao regulamento, a companhia deve fazer algumas mudanças no modelo inicial. Os pneus serão especiais, para rodarem em autoestradas e pousarem normalmente, mesmo com um peso menor que o normal. Já o policarbonato das janelas será substituído pelo mesmo vidro utilizado nos carros, para suportar impactos leves, como pedras e até aves.

Com protótipos em teste desde 2009, a empresa passará a fabricar o veículo em escala comercial a partir de 2012. O carro voador atinge até 185 km/h no ar e estende as asas em menos de um minuto. Para pilotá-lo, além de uma carteira de motorista convencional, é necessária a permissão para pilotar aeronaves leves – além de muita coragem, claro.

Aproveitar essa novidade não será para todos: o veículo custa US$ 250 mil e já tem cerca de cem encomendas. O registro federal com a exceção para a Terrafugia pode ser lido na íntegra aqui. Conheça um pouco mais do protótipo na galeria abaixo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.