OmegaCAM: câmera com 268 megapixels tira fotos do céu noturno

1 min de leitura
Imagem de: OmegaCAM: câmera com 268 megapixels tira fotos do céu noturno

(Fonte da imagem: European Southern Observatory)

Com peso de 770 quilos e resolução de 268 megapixels, a OmegaCAM é a maior câmera do mundo que o objetivo único de tirar fotos do céu noturno. Desenvolvida por cientistas da Alemanha, Itália e Holanda, o equipamento é resultado de uma iniciativa do European Southern Observatory (ESO) e equipa um telescópio com campo de visão capaz de capturar totalmente duas Luas cheias postas lado a lado.

Para atingir a resolução de 268 megapixels, foram utilizados 32 sensores CD. Ao todo, o dispositivo capta anualmente mais de 30 terabytes de dados na forma de imagens, que são processadas em diversos centros de pesquisa. A primeira imagem capturada pelo dispositivo foi da região formada de estrelas Messier 17, também conhecida como Nebulosa Ômega.

Segundo a ESO, o campo de visão do telescópio é tão grande que foi capaz de capturar toda a nebulosa, incluindo suas partes mais distantes. O resultado impressiona pela qualidade, mostrando todas as estrelas capturadas em alta resolução. A segunda imagem capturada pela OmegaCAM foi o aglomerado Ômega Centauro, que reúne cerca de 300 mil estrelas.

O objetivo inicial do projeto é realizar o mapeamento completo do céu do hemisfério sul da Terra, permitindo assim o estudo mais detalhado de fenômenos astronômicos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.