Google anuncia Instant Pages e traz outros serviços para o Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Google anuncia Instant Pages e traz outros serviços para o Brasil

Durante a conferência Inside Search, realizada hoje em São Francisco, nos Estados Unidos, executivos do Google anunciaram algumas novidades que prometem esquentar as buscas dos usuários. Entre as inovações prometidas, houve a apresentação do Google Instant Pages, serviço que pode ser encarado como uma evolução do Google Instant.

O Google Instant, por sua vez, já está em funcionamento na versão inglesa do buscador desde setembro do ano passado, e estará disponível a partir de hoje em 32 novos idiomas e 69 domínios — incluindo o Brasil e outros países da América Latina. Através de um sistema que mostra os resultados em tempo real enquanto o usuário digita, o recurso poupa até cinco segundos em uma busca comum.

Além das pesquisas por conteúdo, o Instant também se integra à ferramenta de imagens. Ou seja, enquanto uma palavra vai sendo digitada, o Google relaciona os desfechos mais populares e segue mostrando imagens de forma automática sem que necessariamente o botão “Pesquisar” seja clicado — a cada letra modificada, a conclusão da pesquisa vai se alterando também.

Instant Pages chega para fortalecer o Chrome

Dando um passo à frente do Instant, o Instant Pages chega não só para pré-visualizar as buscas enquanto o usuário digita, mas para pré-carregar as primeiras páginas de resultado. As demonstrações são impressionantes e o sistema deve acirrar ainda mais a disputa por rankeamento junto ao buscador.

Outra briga, esta referente aos navegadores, também entra em cena com o Instant Pages. O Google pretende lançar a ferramenta (ainda sem data prevista) integrada ao Google Chrome. Pelo menos por enquanto, não se sabe se haverá disponibilidade imediata dela para outros browsers.

De acordo com Amit Singhal, engenheiro de software da empresa, e pelo que diz o vídeo de apresentação, a inovação será capaz de poupar entre quatro e dez segundos do tempo total de carregamento de páginas — algo valioso na equação que compreende tempo e dinheiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.