Vendas de smartphones devem crescer 55% em 2011 - IDC

1 min de leitura
Imagem de: Vendas de smartphones devem crescer 55% em 2011 - IDC

Reuters. Por Georgina Prodhan - As vendas de smartphones, como o iPhone, da Apple, devem crescer 55 por cento neste ano, velocidade quatro vezes mais rápida do que o mercado amplo de telefonia, informou a empresa de pesquisa IDC.

A companhia informou nesta quinta-feira que o crescimento seria estimulado pelos menores preços, melhores aplicativos e pacotes de dados mais baratos, com um aumento de vendas particularmente previsto em regiões emergentes como Ásia e América Latina, onde a utilização destes aparelhos e serviços ainda está no estágio inicial.

Usuários de telefones celulares em todo o mundo estão trocando seus aparelhos com menos funções pelos smartphones, "já que estes dispositivos permitem às pessoas realizar tarefas diárias como compras e operações bancárias de qualquer lugar", disse Kevin Restivo, analista sênior do departamento do IDC que pesquisa o segmento.

O IDC espera que o sistema operacional para smartphones do Google, o Android, cresça e alcance mais de 40 por cento do mercado na segunda metade de 2011, após ter ultrapassado o Symbian, da Nokia, no fim do ano passado e se tornado o principal sistema operacional do mundo para o segmento.

Para o IDC, o Symbian, que foi dispensado pela Nokia em prol do Windows Phone, da Microsoft, deve prontamente perder mercado.

É previsto que os aparelhos Nokia Windows cheguem a mais de 20 por cento do mercado de smartphones em 2015, isso se a integração dos sistemas das companhias ocorrer sem grandes problemas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.