Resumo da conferência da Sony na E3 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Resumo da conferência da Sony na E3 [vídeo]

A Sony fechou o primeiro dia de E3 com seis mil pessoas na plateia e muitas outras acompanhando ao vivo por vídeo. Jack Tretton pediu desculpas pelos problemas da rede PSN e mostrou novidades para o serviço, como o CinemaNow, um parceiro de mídia para a transmissão de filmes.

O primeiro jogo demonstrado foi Uncharted 3. Vimos bons detalhes, principalmente de iluminação. A trilha sonora serve bem ao suspense, e a jogabilidade é familiar, mas com novas animações como destaque. Para a Sony, Uncharted 3 é o melhor título da franquia em termos de campanha. Uncharted 3 também teve uma exibição em 3D, e essa versão será lançada em 1º de novembro de 2011.

A Insomniac entrou em cena com Resistance 3, que se passa quatro anos após o título antecessor. A demo foi em 3D e os gráficos parecem muito melhores que os vistos nos capítulos anteriores. O jogo será lançado em conjunto com uma Sharpshooter em setembro.

3D, 3D e mais 3D

Ficou bem clara a intenção da Sony em acelerar a adoção do 3D por parte dos gamers. Foram anunciadas coleções especiais de God of War e Shadow of Colossus em 3D, com lançamento previsto também para setembro.

Um ponto alto da conferência foi o anúncio da TV Sony PlayStation 3D de 24 polegadas. Com ela, os jogadores podem ver imagens diferentes em partidas cooperativas ou competitivas. Óculos 3D acompanham a TV, mas ele é também compatível com outros modelos. Por US$ 499, o gamer leva a TV, os óculos, um cabo HDMI e o game Resistance 3.

Fonte da Imagem: g4tv.com

Quando o assunto foi PS Move, a 2K Sports mostrou novos projetos para o controle. Com o jogo NBA, foi demonstrado o controle de precisão, que é como uma mira na tela para ditar passes e lances. A jogabilidade muda consideravelmente, como o jogador Kobe Bryant demonstrou ao vivo.

Medieval Moves foi outra apresentação em 3D, com a proposta de mesclar magias com espadas e arcos. O protagonista é um pequeno esqueleto que usa magias, mas também precisa atacar no “mano a mano”. A resposta ao Move pareceu precisa, e gestos ativam diferentes armas. As fases usam sistema de checkpoints e alguns quebra-cabeças surgem pelo caminho.

A CCP anunciou Dust como exclusivo para o PS3 com um objetivo extremamente ambicioso: conectar o jogo do console ao EVE no PC. Os jogos de diferentes plataformas serão conectados com suporte para Move, espaços na Home e ainda integração com o NGP. O trailer trouxe explosões ensurdecedoras e com bons efeitos. Em poucos momentos de trailer, o jogo vai do planeta para o espaço. O Beta deve ser lançado no fim do ano.

Fonte da Imagem: g4tv.com

Bioshock Infinite manteve o clima brusco, mas a narrativa e os locais são muito diferentes do primeiro título. Nos comentários a respeito do game, um momento curioso. Ken Levine, da Irrational, comentou que não era favorável aos controles por movimento, mas a Sony o fez mudar de ideia. E é por isso que o novo Bioshock terá suporte para o Move na esperança de aumentar a audiência do público. Quem adquirir o Infinite leva o primeiro Bioshock em disco.

Paramount e Bad Robot se uniram à Sony para lançar um jogo de ação cooperativa baseado em Jornada nas Estrelas, tudo compatível com Move. No trailer, a participação mais que especial de Spock. O lançamento está previsto para 2012.

A EA também anunciou jogos exclusivos. SSX terá conteúdo personalizado, como uma descida pelo Monte Fuji que só é possível no PS3. Need for Speed é outro título. A versão para o console da Sony terá sete veículos adicionais, como o Bugatti Veyron. Por último, Battlefield 3, que vai aproveitar o espaço disponível em discos Blu-Ray para dar a todos os compradores o Battlefield 1942.

Vita

A parte final da conferência se focou no NGP, que agora é oficialmente Vita. O primeiro assunto foi a PlayStation Suite, para distribuição de jogos para celulares e tablets Android. E então o Vita entrou em cena com novas formas de jogar e interagir graças aos touchpads, câmeras e outros recursos. O portátil tem analógicos, tela OLED, sensores internos, possibilidade de realidade aumentada, conexão 3G e Wi-Fi.

O primeiro título para o Vita é Uncharted: Golden Abyss. Os gráficos, apesar de não estarem no mesmo nível do PS3, fizeram muito bonito para um portátil, com iluminação dinâmica e bons efeitos de água. Pode-se afirmar que são os melhores gráficos já vistos em um portátil, pelo menos por ora.

O jogador pode dar toques na tela para golpear um inimigo e também para superar obstáculos comuns em plataforma. Os sensores também servem para a movimentação do jogador, que pode deslizar o dedo sobre um trecho a ser percorrido. E os dois analógicos ainda preservam a jogabilidade clássica.

Vita, da Sony.Fonte da Imagem: divulgação/Sony

O segundo game mostrado foi Ruin, um RPG social de ação também compatível com PS3. Ruin tem tudo o que se espera de um jogo desse gênero: coletar recursos, classes e outros detalhes. Em alguns momentos, o game lembrou Diablo e Torchligh, porém com comandos diretos sobre o herói. Há modos competitivos para que outros jogadores se tornem rivais, tudo gerenciado pela PSN. A versão para PS3 será compatível com a portátil. Mesmo trocando de console, o jogador continua exatamente de onde parou.

Mod Nation Racers é um jogo de corrida feito especificamente para o Vita. O jogador constrói pistas com os dedos. Tudo é feito por meio de toques, inclusive o painel touch da parte de trás que serve para fazer elevações. Mais alguns toques na tela e a pista é completa com árvores. Em poucos segundos, o gamer corre na pista recém-criada, usando o analógico da direita para manobras aéreas.

Little Big Planet começou o modelo de criar e compartilhar, e o game continua a revolução no Vita. Toques na tela dão acesso a todos os recursos para criar e jogar, e os acelerômetros são usados como controles em partidas de corrida. Com o dedo o jogador desenha percursos, e as câmeras capturam cenas para uso imediato nos cenários.

Foi confirmada a versão para Vita de Street Fighter vs Tekken. Yoshinori Ono, da Capcom, anunciou que Cole, de Infamous, será um dos personagens. O próprio Ono jogou, e a apresentação foi bastante aplaudida. A versão para PS3 também está disponível.

Há mais de 80 títulos em desenvolvimento para o Vita. No vídeo exibido foi possível perceber Uncharted, WipEout, Little Big Planet, Deviants, Sinuca, ModNation Racers, Super Stardust Delta, Reality Fighters, Hot Shots Golf, todos disponíveis ainda este ano.

O Vita terá dois modelos, um Wi-Fi de US$ 250, e outro com Wi-Fi e 3G por trezentos dólares. Neste momento, começou a apresentação musical e os presentes passaram a testar as novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.