O que esperar do evento WWDC 2011 da Apple nesta segunda-feira?

3 min de leitura
Imagem de: O que esperar do evento WWDC 2011 da Apple nesta segunda-feira?

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Não adianta: a cada evento da Apple que se aproxima, só se fala em que a Maçã pode surpreender desta vez. A chegada da edição de 2011 da WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), realizada de 6 a 11 de junho, já mexe com os ânimos de quem acompanha tecnologia. Apesar de ser destinado para desenvolvedores, ele exibe também várias novidades ao público consumidor.

Desta vez, algumas novidades já foram adiantadas, mas já cansamos de ver que a companhia é sempre capaz de surpreender. Confira abaixo um pouco do que já foi dito e o que esperamos para o evento.

O rugido do leão

A novidade mais esperada pelos fãs de carteirinha dos computadores da empresa é a nova versão do Mac OS X, batizada de Lion. Com lançamento esperado para o segundo semestre de 2011 e com versões prévias para teste já circulando entre desenvolvedores, o evento de segunda-feira é o momento perfeito para revelar definitivamente os detalhes do sucessor do Snow Leopard.

A navegação no Lion poderá ser assim. (Fonte da imagem: Apple Insider)

Entre suas novidades, devemos conferir as atualizações no visual e na tela principal do sistema operacional. O Exposé foi modificado para o chamado Mission Control, que deve deixar o gerenciamento de janelas e aplicativos mais simples. Você será capaz de escolher quais aplicativos deseja exibir no Spaces, alternar entre janelas de aplicativos e personalizar a organização da tela.

Agora será possível executar aplicativos em tela cheia. (Fonte da imagem: gigaom)

A experiência de utilizar os aplicativos da empresa deve ficar ainda maior com a possibilidade de rodar programas em tela cheia. Desse modo, o Mail, o iPhoto e o iMovie, por exemplo, poderão ocupar todo o seu monitor para facilitar a navegação.

O iCal é um dos serviços remanejados. (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Além disso, o Mail e o iCal receberão um novo visual, bem mais simplificado e bastante organizado. No calendário, além de visualizar as datas, será possível anotar compromissos de maneira ainda mais dinâmica. Na conferência, poderemos vê-los em ação.

Outra adição é com relação ao editor de textos, que agora ganha um revisor ortográfico que já existia no iOS.

O mistério do portátil

Enquanto já sabemos quase tudo sobre o Lion, a nova versão do sistema operacional portátil da Apple permanece nas sombras. Novos detalhes e funcionamentos do iOS 5 devem surgir em breve, mas por enquanto não passam de palpites de fontes especializadas.

Podemos ter a inédita inclusão de widgets, aqueles acessórios presentes em vários sistemas que disponibilizam informações como temperatura e horário. O sistema de notificações, que avisa sobre mensagens recebidas ou problemas de funcionamento, por exemplo, deve ser modificado para tornar-se mais confortável ao usuário do aparelho.

Além disso, novidades no reconhecimento de voz e integração de fotos e outras mídias podem surgir juntamente com o sistema operacional, trazendo melhorias e conectividade com outros serviços da empresa.

O futuro está nas nuvens

Se o iTunes em si já revolucionou a indústria fonográfica com a popularização de vendas de músicas online, o próximo passo a ser dado pela Apple é transmiti-las a partir de qualquer lugar, juntamente com outras mídias.

A computação em nuvens já está em evidência faz tempo, mas a utilização dela pelas gigantes se iniciou recentemente, começando uma guerra entre empresas como a Amazon e a Google, além da recém-chegada Apple.

Pouco se sabe sobre o funcionamento e até a utilidade o iCloud, mas todos esperam um projeto ambicioso. Sincronizar galerias de fotos, vídeos e músicas entre aparelhos portáteis e de mesa da Apple, por exemplo, pode se tornar uma tarefa extremamente fácil.

Imagine uma rede que controle todos os arquivos do seu computador, para que você possa acessá-los de qualquer lugar. É mais ou menos isso que a Apple pode nos apresentar na semana que vem.

O retorno de Jobs

Steve Jobs não está tão sumido assim: ele já deu as caras para apresentar ao mundo o iPad 2, em março.  Mesmo assim, o homem mais famoso da Apple ainda está de licença médica faz um bom tempo, para tratar de problemas de saúde, e sua presença não ocorre por qualquer motivo.

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Por isso, a confirmação de Steve Jobs como um dos presentes traz ainda uma expectativa maior: será que um produto ainda importante do que os listados acima será anunciado no WWDC? As esperanças de um novo iPhone, por exemplo, ainda não acabaram, ainda mais com o desenvolvimento do novo iOS.

Será que veremos um novo iPhone na WDCC 2011? (Fonte da imagem: Divulgação / Apple)

De qualquer forma, Steve Jobs estará lá – e sua presença, junto com seus discursos inspiradores e animados sobre as novidades da Apple, proporciona um grau ainda maior de importância ao evento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.