Dez anos da Estação Espacial Internacional

4 min de leitura
Imagem de: Dez anos da Estação Espacial Internacional

No dia 20 de novembro, a Estação Espacial Internacional (ISS) celebrou dez anos em órbita. Com o tamanho de seis quadras de basquete, a ISS é um projeto de cooperação internacional do qual fazem parte a Nasa (agência espacial norte-americana), as Agências Espaciais da Rússia e do Canadá, a Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão, assim como 11 membros da ESA (Agência Espacial Européia).

Há dez anos a estação vem servindo como casa para vários astronautas. O Baixaki preparou uma seleção de programas relacionados à astronomia e ao universo em geral. É hora de ver o céu de uma forma diferente, sem precisar sair de frente do computador.

Estação Espacial Internacional.
Créditos da Imagem: STS-117 Shuttle Crew, NASA


Não confunda Astronomia com Astrologia

Astronomia é a ciência que procura resposta para fenômenos físicos que ocorrem no Universo. O estudo dos planetas e seus satélites, das estrelas, nebulosas e demais fenômenos espaciais são agregados à astronomia.

Astrologia por sua vez, relaciona a posição dos astros no céu com fatos na Terra, como o humor e o destino das pessoas.

Astronomia e a tecnologia

Nem todos sabem, mas com o avanço da tecnologia, muitas pessoas foram beneficiadas, e não estamos falando de físicos ou astrônomos. Com o lançamento de foguetes foi possível ao homem colocar em órbitas o que conhecemos como satélites.

Os satélites são responsáveis por parte de nosso sistema de comunicação, além de diversas outras utilidades. Existem sistemas de Internet via satélite que, em geral, são mais rápidas e estáveis que a Internet cabeada.

Seleção de programas

Planetários Virtuais

Quem nunca teve a curiosidade de procurar constelações no céu? Sem um guia fica difícil conseguir identificar os desenhos e formas que as constelações possuem, por isso aí vão algumas dicas de planetários virtuais que podem ajudar muito em sua busca.

Cartes du Ciel

Este aplicativo permite que o usuário monte suas próprias cartas celestes com base em dezesseis catálogos. Além disso, você pode personalizá-lo totalmente, escolhendo as cores de exibição, magnitude (intensidade de brilho) das estrelas e nebulosas que serão exibidas, etc. Cartes Du Ciel é super leve e possui tradução para o português.

Cartes du Ciel


Google Earth

O gigante da Internet não podia ficar de fora. Um dos programas mais famosos da Google, o Google Earth, possui a opção para exibição não apenas da Terra, mas também do espaço. As imagens de alta definição propiciam um visual deslumbrante das maravilhas do Universo, isso sem falar na facilidade em utilizar o programa.

Celestia

Um dos programas mais utilizado por astrônomos amadores, o Celestia traz como diferencial a beleza e textura das imagens de exibição. O avançado recurso de zoom permite que você explore o espaço em diversas escalas, desde uma visão ampla até o detalhe de cada estrela, planeta, nebulosa, aglomerado, etc.

SkyORBSkyORB, belas imagens!

Apesar de não possuir a fama que os demais programas do gênero possuem, SkyORB se mostra uma excelente ferramenta na exploração espacial, principalmente para usuários mais leigos no assunto.

A facilidade em encontrar as estrelas, constelações e demais objetos espaciais é o grande atrativo do programa, além, é claro, das belas imagens exibidas.

Stellarium

O programa mais utilizado por usuários e astrônomos mostra logo de cara porque possui tal fama. As imagens apresentadas pelo Stellarium impressionam não só pela beleza, mas principalmente pela riqueza de detalhes. Poucos são os programas que permitem ao usuário escolher imagens para simular o horizonte. O desenho artístico das constelações também é uma característica única do aplicativo.

Stellarium, imagens de dar inveja.

Protetores de Tela

Não é preciso ter um telescópio para ver belas imagens do céu, alguns protetores de tela trazem coletâneas de belas fotos e gravuras tiradas por astrônomos. Veja abaixo alguns deles.

National Geographic Visions of Space Screensaver

A National Geographic selecionou algumas das mais belas imagens da Nasa e disponibilizou em formato de screensaver, para que os amantes do Universo observem o céu mesmo em dias nublados. A qualidade das imagens impressiona tanto quanto a beleza por elas exibida.

Planet Earth 3D ScreenSaver

Este protetor de tela traz belas imagens, nos mais diversos ângulos, da Terra girando. Para dar ainda mais tranqüilidade, uma música calma toca ao fundo enquanto nosso planeta se movimenta pela tela.

Linda imagem da Terra.

Astronomy Screensaver 2005

Um screensaver que surpreende muito, são mais de oitenta imagens de nebulosas, estrelas, planetas, satélites artificiais e mais uma grande variedade de elementos espaciais, captados em cenas surpreendentes sob as lentes de astrônomos profissionais e que agora podem estar na tela de seu computador.

Ampliando seus conhecimentos

Visualizando a Lua.Virtual Moon Atlas

Claro que não poderia faltar um programa para explorar a rainha das noites. A Lua ganhou um atlas exclusivo, o Virtual Moon Atlas. Com ele você pode explorar e descobrir o nome de cada uma das crateras e mares lunares (do lado visível para nós). É possível ver ainda as fases da Lua, efemérides, fotografias, informações e curiosidades.

Planetary Apprentice

É natural do ser humano ser curioso, por isso Planetary Apprentice é o programa ideal para os curiosos da astronomia. O programa reúne informações sobre todos os planetas e seus satélites.

São dezoito propriedades diferentes de cada um dos planetas, divididas em categorias como órbita, física, eixo e atmosfera. Além das informações o aplicativo reúne também lindas imagens dos planetas.

Finalizando

Um ano como 2008 é para ser lembrado pelas comemorações astronômicas: o qüinquagésimo aniversário da Nasa e também dez anos da Estação Espacial Internacional em órbita. Tanto a agência quanto a estação possuem papéis importantes na vida de todos e, por isso, não podíamos deixar tais datas passarem despercebidas. Comemore você também, escolhendo seu programa preferido e vislumbrando o céu de uma forma bem diferente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.