SmartAR: a realidade aumentada inteligente

1 min de leitura
Imagem de: SmartAR: a realidade aumentada inteligente

A realidade aumentada é utilizada por diveros aplicativos, mas ainda não são conhecidos muitos sistemas complexos que possam ser utilizados sem marcadores. Querendo mudar essa história, a Sony está anunciando o SmartAR (Realidade aumentada inteligente, em português), que apresenta interação com elementos sem marcadores, ou seja, não programados.

Por essa razão, o SmartAR utiliza complexos algoritmos para reconhecimento dos objetos dispostos nos ambientes. O que é mais provável (e possível, atualmente) é a utilização do sistema para interação tridimensional com revistas e pôsteres. No vídeo de demonstração, ainda são mostradas algumas “brincadeiras” gráficas, como a jarra transbordando e as bolinhas pingando.

Devido aos complexos algoritmos, esperava-se que o sistema fosse muito pesado para rodar em sistemas portáteis, mas, segundo a Sony, esse não é um problema existente. A empresa japonesa afirma que o SmartAR é muito leve, por isso pode ser aplicado aos smartphones e utilizado por qualquer usuário.

Mesmo com essa suposta leveza, sites internacionais afirmam que será difícil encontrar o SmartAR em aparelhos lançados pela Sony ainda neste ano. Por isso, é melhor não esperarmos muitas novidades efetivas relacionadas ao sistema ainda em 2011.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.