O que é ISO?

1 min de leitura
Imagem de: O que é ISO?

ISO é um formato de arquivo que contém todas as informações sobre o conteúdo de um CD ou DVD, seja ele de áudio, vídeo ou dados. Compatível com vários programas gravadores, a funcionalidade deste formato é ser simples: basta abri-lo em um programa para poder gravar este conteúdo ou até mesmo executá-lo sem a necessidade da mídia física.

Uma imagem ISO compreende uma série de arquivos reunidos em um só. Antes, somente programas específicos gravavam uma imagem em DVD ou CD. Hoje, praticamente todos os programas gravadores são capazes de interpretar este conteúdo e gravá-lo.

Todos os dados de uma imagem ISO são mantidos sem nenhum tipo de compressão. Isso significa que o tamanho de um arquivo ISO representa o tamanho real que é ocupado em um CD ou DVD.

Fonte da imagem: iStock

Outras informações, como código de boot, estruturas e atributos também fazem parte de uma imagem. Essas características fazem deste formato uma alternativa válida para a distribuição de softwares, por exemplo. Em vez da confecção e distribuição de uma mídia física, basta transferir este conteúdo pela internet ou por um ambiente de rede.

A sigla ISO vem de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) e vem do sistema de arquivos ISO 9660, usado em CDs e DVDs. Este formato também é compatível com o sistema Mac OS X, mas a extensão utilizada neste caso é CDR.

Criando uma imagem

Você pode fazer cópias de segurança de seus CDs e DVDs utilizando imagens para isso. No Baixaki você encontra vários programas que executam esta tarefa. O destaque entre as ferramentas gratuitas é o Free Burn-Create ISO. Outros destaques incluem o Satsuki All2DVD (que cria imagens para DVD) e o PowerISO (que não é gratuito).

Acessando o conteúdo de uma imagem sem gravar

É possível acessar e executar o conteúdo de uma imagem sem gravá-la em uma mídia. Para isso, cria-se um drive virtual em seu computador capaz de interpretar todo o conteúdo da imagem. Os destaques presentes no Baixaki são o Virtual CloneDrive, o CD Anywhere e o MagicDisc.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.