Cyberpunk 2077 chegou todo bugado porque empresa de testes teria mentido

2 min de leitura
Imagem de: Cyberpunk 2077 chegou todo bugado porque empresa de testes teria mentido
Imagem: CD Projekt Red

Cyberpunk 2077 vai ser um dos lançamentos mais memoráveis da história dos games. Depois de um dos maiores hypes já construídos por um título na indústria, o game chegou repleto de bugs e problemas que, em alguns casos, até impediam ou acabavam com o progresso do jogador. Entre os muitos motivos pra isso, parece que pode ser listado o controle de qualidade feito por uma empresa terceirizada.

Na época do lançamento de CP 2077, a desenvolvedora CD Projekt Red chegou a culpar a companhia responsável pelo controle de qualidade (QA) do game, a Quantic Lab, por parte dos problemas. Pareceu uma tentativa de mudar o foco da culpa, mas agora o canal Upper Echelon Games diz que pode ter algo de verdade nesse argumento.

O canal no YouTube ficou conhecido pela sua cobertura de Cyberpunk 2077 desde o lançamento. Agora ele afirma ter recebido um documento de um "whistleblower" da Quantic Lab, mostrando que a empresa teria mentido pra CDPR e realmente não reportado os bugs mais importantes do game. Segundo o "vazador", a empresa de controle de qualidade teria:

  • Exagerado o tamanho do time que trabalharia em CP 2077 para manter o contrato.
  • Alegado que o time teria funcionários sênior, mas a maioria era júnior com menos de 6 meses de experiência em QA.
  • Criado um sistema de cotas diárias de bugs reportados, que fez seus funcionários focarem em achar bugs pequenos e rápidos, sem dedicar o tempo em problemas maiores e mais importantes.

O responsável pelo canal diz que o "vazador" mandou documentos suficientes para provar que é mesmo um funcionário da Quantic Lab, mas que ele não tem como provar se essas acusações contra a empresa são verdadeiras também.

Vazamento é contestado por devs da CDPR

Enquanto pode ser verdade que a Quantic Lab mentiu pra CDPR, a desenvolvedora era responsável pelo lançamento final de Cyberpunk 2077 e deixou passar problemas visíveis para qualquer um que jogasse dez minutos. Não só isso, a infame declaração de que o jogo rodava "surpreendentemente bem" nos consoles da geração passada se mostrou completamente mentirosa.

Além disso, com o vídeo do Upper Echelon se popularizando, agora temos outra conta no Twitter dizendo que conversou com devs da CDPR que refutam que o problema teria sido a Quantic Lab.

Eles dizem que todo mundo na desenvolvedora sabia dos maiores problemas do jogo e que todos os reports eram avaliados por um time interno de QA. "A (ideia da) gerência não saber dos bugs é risível".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.