O que fazer quando um vídeo do YouTube está demorando para carregar?

4 min de leitura
Imagem de: O que fazer quando um vídeo do YouTube está demorando para carregar?

A utilização do YouTube para assistir a vídeos dos mais variados assuntos é uma prática comum entre os usuários da internet. O site possui mais de 2 bilhões de exibições por dia e, a cada minuto, 24 horas de novos vídeos são adicionados a ele.

O repertório é grande e as funções disponibilizadas pelo serviço, também. Mas existem dias nos quais a conexão não colabora e a utilização de todas as funcionalidades do YouTube prejudica a reprodução dos arquivos multimídia, causando travamentos e demoras absurdas no carregamento. O que fazer quando isso acontece?

Pensando em situações como as citadas acima, o Tecmundo preparou um guia com dicas úteis para não deixar nossos usuários na mão, nos dias em que nada quer funcionar direito no site de vídeos. Confira o pequeno tutorial a seguir e não passe mais apuros!

Implementação do formato HD

Há cerca de três anos, o YouTube adicionou às funções do site a possibilidade de assistir a vídeos em alta qualidade. O recurso é conhecido como HQ (High Quality) ou HD (High Definition). As caixas nas quais as imagens são exibidas deixaram de ter o formato quadrado já conhecido pelos usuários, para assumir a forma widescreen (retangular).

YouTube com possibilidade de visualização enlargada (Fonte da imagem: YouTube)

Isso permitiu a adequação de vários arquivos já carregados no site e que estavam no formato alongado, mas não podiam ser reproduzidos dessa forma, pois a tela do YouTube era quadrada. Além de o arquivo perder a qualidade original, a resolução antiga gerava um corte nas imagens exibidas para adaptá-las ao quadrado tradicional. Com a atualização, vieram também mais possibilidades de visualização.

Uma opção útil para os vídeos maiores é a função “Expand”, simbolizada por uma flecha dupla, apontando para baixo e para a direita. Com ela, você pode aumentar o tamanho da tela de exibição. Entretanto, se o carregamento estiver excessivamente lento, é preferível desativar essas funções, a fim de diminuir o tamanho do arquivo a ser exibido, uma forma de aliviar um pouco a velocidade da conexão.

Trabalhando com a resolução dos vídeos

No YouTube, há algumas alterações que podem ser feitas para que o usuário personalize a exibição do conteúdo acessado e evite travamentos e demoras desnecessárias. Para isso, vamos mostrar duas maneiras de modificar configurações, que, apesar de simples, retornam resultados muito bons.

Alterando o tamanho

Uma das medidas mais simples de serem tomadas, quando ocorre lentidão na reprodução de vídeos, é a alteração do tamanho do arquivo exibido. Na interface onde os vídeos são rodados, o usuário tem acesso ao botão de resoluções, situado no lado direito da barra de reprodução.

Detalhes de contorno e cor são mais definidos na primeira imagem, que está em 1080 pixels

Clique sobre esse item para abrir as opções disponíveis. Os dois maiores tamanhos (1080 e 720 pixels) são exibidos em HD, portanto, consomem mais banda e tendem a deixar a reprodução mais lenta. Escolha os tamanhos 480 pixels ou menores para exigir menos da conexão e obter melhores resultados em relação à velocidade.

É importante ressaltar que quanto mais baixa a resolução, menos qualidade o vídeo terá. Portanto, recomendamos ao usuário que altere e teste a resolução que melhor equilibra os dois quesitos. Confira, acima, uma comparação entre um vídeo exibidos com 1080 pixels (a mais alta) e com 240 pixels (a mais baixa).

Mudando configurações permanentemente

Existe uma opção nas funcionalidades do YouTube que permite a personalização da velocidade de conexão, bem como escolher o melhor tamanho dos vídeos, considerando as limitações da rede utilizada. Para acessar essa parte, existem dois caminhos e, para ambos, é necessário ser cadastrado no site:

  • Clique no botão no qual as opções de resolução são mostradas, localizado na parte direita do player, e selecione o item “Settings”. Se o usuário ainda não estiver logado, ele é redirecionado automaticamente para uma tela de login. Preencha os campos corretamente para acessar a página de configurações dos vídeos.

Mude as resoluções para um melhor resultado (Fonte da imagem: YouTube)

  • A segunda forma é acessando diretamente as configurações da sua conta no YouTube. Para isso, clique sobre o seu nome de usuário, localizado na parte superior direita da página, e selecione a opção “Conta”. Nesse momento, o usuário é redirecionado para a página de configurações. Clique em “Configurações de reprodução”, localizado no menu lateral da página.

Nessa página, você pode deixar permanentes algumas mudanças para melhorar a reprodução de vídeos no seu computador. Verifique se no item “Qualidade de reprodução do vídeo” a opção “Sempre reproduzir em alta definição...” não está selecionada. Isso pode tornar a exibição mais lenta do que o normal.

Configurações que podem ser alteradas para melhorar a qualidade (Fonte da imagem: YouTube)

Para quem possui uma conexão normalmente vagarosa com a internet, a opção recomendada é a primeira: “Tenho uma conexão lenta. Nunca reproduzir vídeos de alta qualidade”. Caso você esteja apenas passando por uma lentidão passageira, a melhor opção é a segunda: “Sempre escolha a melhor opção para mim com base no tamanho do meu player”. Ela permite regular a exibição de acordo com a velocidade da sua conexão.

Dê um susto no carregamento de vídeos

Em alguns casos, é possível que a lentidão ou o travamento sejam causados por conta de muitos acessos ao site, o que acaba deixando o servidor do serviço sobrecarregado. Por isso, nessas situações, uma simples alteração pode resolver o problema.

Isso acontece porque toda vez que o usuário acessa um novo link ou faz com que a página se atualize – o que acontece ao mudar a resolução do vídeo – a página é recarregada no servidor e pode cair em uma conexão que não esteja tão lenta. Com isso, a exibição do vídeo pode voltar ao normal. Tente essa alternativa antes de mudar as outras configurações.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.