6 livros campeões de vendas escritos por youtubers [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 6 livros campeões de vendas escritos por youtubers [vídeo]

Um dos mais recentes fenômenos literários do Brasil não envolve grandes pensadores ou fenômenos de bilheteria. Nas prateleiras de destaque e nas listas dos mais vendidos, estão obras escritas por youtubers, ou seja, pessoas que ganharam fama com seus canais no YouTube.

No vídeo acima e a seguir, reunimos algumas dessas obras em uma lista que contempla vários gêneros e estilos, de produtores de conteúdo para todo tipo de gente.

E você até pode não ser o público-alvo do autor, mas não dá para desvalorizar o sucesso desse pessoal e o fato de eles movimentarem o mercado editorial brasileiro – e, na melhor das hipóteses, fazer com que o gosto literário de jovens seja despertado e ampliado com o tempo.

“Não Faz Sentido! Por Trás da Câmera”, de Felipe Neto

Igualmente amado e odiado na internet, Felipe Neto é um dos pioneiros em matéria de YouTube no Brasil. No livro, ele conta os bastidores da produção do vlog e não dá só boas notícias, mas fala de dificuldades encontradas na área. Segundo o próprio autor, a ideia com o livro não é lucrar, mas contar uma história.

“Muito mais que Cinco Minutos”, de Kéfera Buchmann

A curitibana Kéfera Buchmann é talvez o maior nome atual do site de vídeos. No livro, ela repete o estilo que consagrou seu canal: agilidade, sinceridade e identificação com jovens. O produto foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com multidões de fãs aguardando por uma chance de conhecer a autora, e foi o best-seller da feira, deixando muitos veteranos para trás.

“Eu Fiko Loko”, de Christian Figueiredo

O canal Eu Fico Loko, de Christian Figueiredo, já rendeu dois livros: "Eu Fico Loko: as desaventuras de um adolescente nada convencional" e "Eu Fico Loko 2: as histórias que tive medo de contar”. Neles, você encontra relatos de temas de interesse adolescente, como viagens, escola, festas, amigos, família e muito mais — tudo com a carga de emoção e piadas do dono do canal. Só o primeiro volume ultrapassou cem mil unidades vendidas.

“Dois Mundos, Um Herói”, de RezendeEvil

RezendeEvil já passou de 1 bilhão de acessos no YouTube e repete mais ou menos a mesma fórmula para ter sucesso nos livros. "Dois Mundos, Um Herói" é uma aventura de ficção não oficial de Minecraft, o jogo que ele mais transmite. A história mostra o próprio Rezende entrando no universo do game, encontrando as próprias criações e tendo que salvar aquele mundo virtual.

“Depois dos Quinze”, de Bruna Vieira

O blog "Depois dos Quinze" virou canal no YouTube em 2011 e fez de Bruna Vieira mais um caso de sucesso. Ela já tem nada menos que seis livros. Eles variam entre histórias de ficção, coleção de crônicas e até quadrinhos autobiográficos, com muitas histórias, dicas e reflexões sobre a juventude.

“Diário de um Adolescente Apaixonado”, de Rafael Moreira

"Diário de um Adolescente Apaixonado" tem um tom bem pessoal e segue mesmo a forma de um caderno de reflexões. Família, amigos e relacionamentos são misturados em experiências e opiniões com o humor típico do youtuber Rafael Moreira. O destaque também vai pra diagramação caprichada, cheia de ilustrações, notas e decorações.

Você já leu algum livro escrito por um youtuber? O que achou? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.