Guia de uso: veja como aproveitar a plataforma YouTube Gaming no seu PC

4 min de leitura
Imagem de: Guia de uso: veja como aproveitar a plataforma YouTube Gaming no seu PC

O que até o começo desta manhã era apenas uma notícia sobre o lançamento de um novo serviço da Google vira agora uma verdadeira febre mundial pronta para satisfazer todas as vontades dos jogadores e espectadores que amam curtir gameplays.

A plataforma reúne streamings ao vivo, lives arquivadas, vídeos sobre jogos que estão no YouTube, canais especializados, clipes com dicas sobre os principais games da atualidade e uma infinidade de outros tipos de conteúdos.

Enfim, o YouTube Gaming é um serviço com layout especial para curtir a jogatina em tamanho grande e ter acesso de forma fácil aos principais vídeos que antes estavam perdidos no YouTube. Hoje, nós vamos ensinar como você pode encontrar seus canais favoritos, adicionar games para acompanhar e aproveitar da melhor forma este enorme portal de gameplays.

Como eu faço para usar o YouTube Gaming?

Bom, o YouTube Gaming é um portal gratuito que funciona nos mesmos moldes do YouTube. Basicamente, para usar, basta acessar a página através da seguinte URL: https://gaming.youtube.com

Ao entrar no site, você pode conferir todo o conteúdo que está rolando ao vivo e os vídeos armazenados na plataforma. Para comentar, se inscrever em canais ou realizar qualquer outra atividade é preciso efetuar o login com uma conta Google. Se você já usa o YouTube, então certamente já tem uma conta e não vai ter trabalho algum pra abusar dos recursos do Gaming.

Tela inicial interativa

É bem possível que você tome um choque ao entrar no YouTube Gaming pela primeira vez. A interface é quase que o oposto do que podemos conferir no YouTube. Com paleta de cores escuras, um painel de destaques que já roda os vídeos — no mudo, felizmente — mesmo sem você clicar em nada e barras laterais, o portal é bem diferente, mas muito fácil de usar.

A página principal do portal é recheada de conteúdos que interessam ao espectador. Basta rolar um pouco a tela para encontrar as últimas novidades dos seus canais favoritos, uma área com os principais streamings que estão rolando, vídeos dos jogos que você elegeu como favoritos e uma seção com conteúdo indicado para você.

No topo da tela, bem ao centro, a barra de busca inteligente serve para você encontrar jogos, canais ou vídeos. Basta começar a digitar para que ela já encontre os termos mais pesquisados e dê algumas sugestões. No entanto, os resultados completos (jogos geralmente são exibidos na caixa suspensa) só aparecem quando você seleciona um dos termos ou dá um Enter.

Ao lado esquerdo da tela, você tem acesso aos seus jogos favoritos. Como o site acabou de ser lançado, ele ainda não sabe quais são seus jogos prediletos, mas você pode navegar pelas sugestões da barra lateral e marcar uma “estrelinha” naqueles que pretende acompanhar. Após isso, basta um clique no ícone do jogo para conferir as últimas novidades.

Por exemplo: vamos supor que você adicionou Bloodborne aos seus games prediletos. No futuro, com um clique na capa do jogo, você será redirecionado a uma página com vídeos recentes e gameplays ao vivo do título. Moleza, né?

A barra posicionada ao lado direito da plataforma armazena seus canais favoritos. Considerando que o YouTube já tem a mesma funcionalidade, o Gaming oferece uma opção para você importar os canais que você sempre acompanhou, sem que seja necessário se inscrever em cada um manualmente.

Obviamente, considerando o ineditismo da plataforma e visando levar mais conteúdo até você, o portal oferece sugestões dos canais mais famosos. O esquema para adicionar novos canais aos favoritos é idêntico ao dos games, então é só clicar na “estrelinha” e obter as principais novidades com um simples clique.

Hora de curtir os gameplays

Depois de passear pelos quatro cantos do YouTube Gaming e decidir qual será o programa da vez, você é redirecionado para a tela de vídeo, que é simplesmente magnífica. O player é exatamente o mesmo do YouTube, com direito a todos os recursos de qualidade, legendas, anotações e velocidade.

A grande diferença está no tamanho do player, que agora ocupa todo o espaço disponível, de modo que você não precisa abrir o vídeo em tela cheia para apreciar seus games. Além disso, os detalhes do vídeo, sugestões e comentários foram movidos para uma área mais propícia.

À direita do vídeo, você pode participar do bate-papo com textos e figurinhas. As mensagens enviadas neste chat são publicadas tanto no YouTube Gaming quanto no YouTube. Ao alternar entre as abas, você encontra outros vídeos semelhantes e os detalhes sobre o gameplay.

Abaixo do player, há detalhes como o nome do vídeo, a quantidade de pessoas visualizando, nome do canal e título do jogo. Aqui, você também encontra os ícones para avaliar o conteúdo e adicionar o vídeo aos seus favoritos.

Transmissão

Por fim, temos a área dedicada aos gamers que pretende realizar gameplays. No canto superior direito da tela, ao lado do seu avatar, há um botão chamado “Go Live”, que dá acesso às ferramentas de streaming e de upload de vídeo.

Se você quer enviar um vídeo, o YouTube Gaming vai redirecioná-lo ao gerenciador de vídeos do YouTube, onde você deve proceder como sempre fez com seus clipes. Com um clique sobre o item “Go Live”, você será levado até o YouTube para configurar sua transmissão.

Esta seção no portal de vídeos da Google não mudou muito, mas, ao escolher transmitir uma partida de um jogo, você pode informar um game, para que o conteúdo seja indexado no YouTube Gaming. Basta digitar parte do nome e escolher um dos itens sugeridos.

Boa jogatina

Por enquanto, o YouTube Gaming só tem tradução para o inglês, mas novos idiomas devem ser disponibilizados em breve. Além disso, em breve você poderá desfrutar de todo o conteúdo da plataforma através dos apps disponíveis para Android e iOS.

Será que o YouTube Gaming vai desbancar o Twitch? Façam suas apostas e não se esqueçam de adicionar o canal do Baixaki Jogos aos seus favoritos. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.