Atalhos de teclado do YouTube que você precisa conhecer

2 min de leitura
Imagem de: Atalhos de teclado do YouTube que você precisa conhecer

Não é à toa que o YouTube conseguiu alcançar a posição de sistema de vídeos mais popular do mundo. Além de permitir que qualquer pessoa publique conteúdos de forma fácil, o sistema se destaca por receber novos recursos de maneira constante — incluindo o suporte a sistemas como “closed caption” e a capacidade de reproduzir vídeos na resolução 4K.

No entanto, um dos recursos mais úteis do site passa despercebido para grande parte de seus usuários: os atalhos de reprodução que podem ser ativados pelo teclado. Através de comandos fáceis de memorizar, você pode navegar mais rapidamente pelo site e acessar de forma mais prática diversas de suas funções.

Neste artigo, reunimos uma lista com os principais atalhos que permitem controlar praticamente todas as funções do YouTube usando somente o teclado. Confira nossa seleção e, após terminar a leitura, registre sua opinião sobre o assunto — incluindo possíveis adições à lista — em nossa seção de comentários.

Tab: seu melhor amigo

A tecla “Tab” é sua melhor amiga caso você não esteja disposto a usar o mouse para controlar a reprodução de vídeos no sistema da Google. Ao utilizá-la, você pode destacar diversas opções do serviço, bastando apertar o botão “Enter” ou a Barra de espaço para iniciar as funções correspondentes a cada uma delas.

Com o “Tab”, você pode selecionar os seguintes campos:

  • 1. Assistir depois;
  • 2. Barra de avanço: aperte qualquer número entre 1 a 9 para pular para partes diferentes do vídeo. Já a tecla 0 vai fazer com que você volte até o início da reprodução. Vale notar que esses comandos não funcionam caso sejam realizados no teclado numérico;
  • 3. Pausar ou iniciar um vídeo;
  • 4. Controles de volume: usar a flecha para cima ou para baixo modifica a intensidade sonora;
  • 5. Mudar a qualidade: aperte “Enter” ou a Barra de espaço para acionar o controlador e “Tab” para selecionar uma das opções disponíveis;
  • 6. Alternar entre a visualização-padrão e o modo retrato;
  • 7. Acionar ou encerrar a exibição em tela inteira.

Atalhos comuns

Caso você não queria ficar dependendo do “Tab” para selecionar uma das funções específicas do YouTube, também é possível acelerar alguns processos com um toque em certas teclas. Confira abaixo os atalhos disponíveis:

Caso você não deseje que visitantes de seu site ou blog pessoal disponham dos atalhos de teclado oferecidos pela Google, basta realizar uma modificação simples no código HTML fornecido pela empresa. No caso, o que você deve fazer é adicionar o comando “&disablekb=1”, conforme mostra a imagem abaixo.

Note que isso ainda permite usar as funções do YouTube controladas com o auxílio da tecla “Tab”, que não podem ser desabilitadas. No entanto, a solução se mostra uma boa opção caso você possua outro plugin ou comando acionado pelos mesmos atalhos usados pelo sistema de vídeos da Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.