Primeiro vídeo publicado no YouTube completa 10 anos hoje

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro vídeo publicado no YouTube completa 10 anos hoje
Imagem: YouTube

O YouTube é hoje uma das plataformas sociais mais populares da internet e já está há um bom tempo no ar. O site foi criado em fevereiro de 2005, mas só ficou famoso alguns meses depois. Em 23 de abril daquele ano, o primeiro vídeo da plataforma foi postado e, surpreendentemente, não tem nada a ver com gatinhos. Há 10 anos, Jawed Karim, um dos fundadores do site, aparece em um zoológico falando sobre elefantes.

O clipe é bem curto, tendo apenas 18 segundos, e sua qualidade de imagem é bem inferior ao que temos disponível hoje. Karim postou o “Me at the zoo” em 240p, e o YouTube suporta hoje imagens em 4K. Vale lembrar também que essa postagem teve quase 20 milhões de visualizações, ainda bem menos que o maior sucesso do site até hoje, “Gangnam Style”, do cantor Psy, que superou a marca dos 2,3 bilhões de views.

Além dele, Chad Hurley e Steve Chen, que se conheceram enquanto trabalhavam na PayPal, foram os outros fundadores da plataforma, que foi vendida para a Google em 2006, quando alguns vídeos postados no YouTube já demonstravam a capacidade viral da plataforma.

A gigante das buscas adquiriu o serviço de vídeos por US$ 1,65 bilhões. Parte do pagamento foi feito aos fundadores em ações da própria Google, que hoje em dia valem muito mais do que em 2006, supondo que os trio ainda possa ter alguma parte desses papéis.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.