Seleção: sites para navegar no YouTube de várias formas diferentes

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: sites para navegar no YouTube de várias formas diferentes

Não se preocupe. Não estamos dizendo que o YouTube perdeu a graça. Muito pelo contrário, a cada semana, a cada dia, surge um vídeo novo na rede que tão rápido quanto se torna um hit, desparece sem deixar lembranças. E nós sempre estamos lá para conferir a novidade e dar algumas risadas com os amigos.

No entanto, ainda que a equipe responsável pelo YouTube esteja constantemente inserindo melhoras na interface do site, com frequência sentimos falta de recursos que não estão lá. Para nossa sorte, vários usuários com mais experiência desenvolvem essas ferramentas e as divulgam em endereços paralelos.

É possível imaginar a coisa toda como se o YouTube fosse um planeta e esses serviços os seus satélites. O Baixaki preparou uma seleção desses serviços, que você confere na lista abaixo, junto com uma pequena descrição de cada um.

YTTM, a máquina do tempo

A sigla YTTM vem de YouTube Time Machine, que em português pode ser traduzido para  a "Máquina do Tempo" do YouTube. Com ela você pode procurar por vídeos muito antigos que tenham sido postados.

A máquina do tempo

Há dois tipos de filtro de pesquisa: na barra da parte superior você escolhe o ano desejado – e pode voltar até 1860! – e na parte central controla quais entre as sete categorias devem ser pesquisadas. Se você é fã dos filmes de ação dos anos 80, por exemplo, pode rapidamente encontrá-los, filtrando pela data e pela categoria “Movies”.

Dipity e a ordem cronológica

Você acabou de virar fã do vlog que está bombando na internet e quer assistir a todos os vídeos postados ali. Mas há um problema: você quer assistir em ordem cronológica e demora muito para pesquisar qual saiu primeiro. O Depity resolve isso para você.

Assista aos vídeos na ordem certa

Como mostra a imagem acima, ele organiza uma timeline (linha do tempo) a partir de um termo de pesquisa escolhido por você. Os balões maiores representam os vídeos mais assistidos. Dessa forma você vai poder começar no começo e terminar no fim.

Sem poluição visual com o ViewPure

Este serviço é relativamente mais simples que os outros. Ele foi desenvolvido para pessoas que não gostam de ter a janela do YouTube rodeada de botões e propagandas. Basta copiar a URL no local indicado e clicar em “Criar”.

Chega de poluição visual

O serviço tem duas vantagens principais: a primeira é estar em português; e a segunda é possuir um botão, chamado “Purificar”, que você pode arrastar para sua barra de favoritos. Assim você não precisa entrar no site toda vez que quiser ver um vídeo sem poluição visual, basta clicar no link na barra.

Depois do Google Instant, agora o YT instant

Se você nunca ouviu falar, Google Instant é um dos mais novos recursos do Google, que permite que os resultados das pesquisas apareçam instantaneamente enquanto você digita o termo. Pois, bem, o YT Instant funciona de forma parecida, mas com vídeos.

É o YouTube instantâneo!

O motor é tão rápido que quando você digitar a primeira letra, um vídeo já começa a ser carregado. Mas não se preocupe, assim que você terminar de escrever a pesquisa é feita novamente. Você ainda pode navegar entre os vídeos encontrados usando as setas horizontais do teclado.

Assista a vídeos com seus amigos a distância com o YouTube Social

Talvez você já tenha tentado mandar um vídeo para um amigo pelo MSN e se deparado com a dificuldade de sincronizar as duas exibições. E de repente chega um comentário sobre uma parte do vídeo quase um minuto à frente de onde você está.

A melhor maneira de resolver isso é com o YouTube Social. Ele permite que você crie uma sala na qual o vídeo é exibido simultaneamente para todos os participantes. Há ainda um espaço para que você converse com seus amigos via texto.

Assista a vídeos com amigos que nem estão juntos.

Para ficar mais legal ainda, basta você achar o vídeo desejado no YouTube e inserir a palavra “social” antes do “.com” na URL. A sala é criada instantaneamente e você só tem que enviar o link para os seus amigos para que eles possam participar dela.

YouTomb, o cemitério do YouTube

Você já deve ter passado por isso: chamar um amigo para ver um vídeo “incrível” no YouTube e ele ter sido removido do ar. Isso ocorre, na maioria das vezes, por problemas de direitos autorais ou por possuir conteúdo impróprio, o que vai contra as diretrizes do YouTube.

O YouTomb é uma espécie de catálogo que tenta manter um registro de todos os vídeos removidos do YouTube. Obviamente, não é possível assistir a esses vídeos, mas você pelo menos fica sabendo por que ele saiu do ar e não perde mais tempo procurando lá.

O cemitério do YouTube!

Como mostra a imagem acima, é possível encontrar até mesmo vídeos brasileiros, com descrições em português, como o famoso “Feira da fruta”. Aproveite também para acessar as estatísticas do site ("Stats") e saber um pouco mais sobre o bloqueio de vídeos.

.....

Você conferiu algumas dicas para navegar no YouTube de formas não convencionais. Se você conhece algum serviço que não foi mostrado aqui, sinta-se à vontade para deixar a dica nos comentários, e aproveite para dizer o que achou da nossa seleção.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.