Memes que bombaram no primeiro semestre de 2010

6 min de leitura
Imagem de: Memes que bombaram no primeiro semestre de 2010

Mesmo que não saiba o significado de meme, certamente você já acompanhou um pela internet. Resumidamente, é algum tipo de conteúdo que se espalha com facilidade, fica na cabeça de quem vê e perdura, diferentemente dos virais.

Enquanto virais tendem a cair no esquecimento facilmente, um meme sobrevive por muito tempo, “evolui” e se adapta aos mais diferentes conceitos. Lolcats, loldogs, Rickrolled são apenas alguns exemplos de brincadeiras que não saíram da internet mesmo após bastante tempo.

Isso não significa, no entanto, que um viral não possa dar origem a um meme, por exemplo. O Baixaki recapitula o primeiro semestre de 2010 com os melhores memes que apareceram pela internet!

LOL, nada mais

Letras? Para quê, se podemos rir? Em novembro de 2009, foi postado um vídeo antigo no YouTube. Um figurão acompanha uma música sem pronunciar uma palavra, apenas vocalises muito engraçados. Em alguns momentos, ouve-se claramente a palavra LOL repetida várias vezes.

Mas isso não é o mais engraçado. Não é necessário prestar muita atenção para perceber que ele mal consegue acompanhar o playback. O resultado? Alguns meses depois, já em 2010, o vídeo explodiu. Sucesso absoluto!

O nome do cantor é Edward Khil, e a verdade é que ele é muito respeitado na Rússia. A música que ele canta é bastante popular e o nome dela traduzido é “Feliz por voltar para casa”, algo nesse sentido. No vídeo em questão, ela é interpretada com um vocalise, que serve também como exercício para a prática vocal.

Hoje, o vídeo original tem mais de 6 milhões de visualizações no YouTube.

Pastor pilão

Outro caso de meme que começou no final de 2009, mas estourou alguns meses depois já em 2010. Trata-se de um vídeo em que um pastor aparece muito exaltado e, em certo ponto, começa a rodopiar loucamente.

Não demorou muito até alguém reparar na semelhança com certo personagem de um jogo de luta bem famoso: Zangief. Colocou-se então a trilha sonora de outro personagem do mesmo jogo, Guile, e, então, surgiu um vídeo impagável!

O cachorro mais bacana!

O que dizer de um cão que se apoia em uma casinha com o cotovelo? Que ele é demais! É o amigo  com quem você quer andar junto no colégio, é aquele de quem você quer ouvir conselhos, é o mais descolado dos seres!

O cachorro mais descolado!

Ainda não se sabe ao certo a origem da imagem, apenas que ela é sensacional. Mesmo se for montagem, ela é impagável.

O maior trapézio de Curitiba

Rodrigo Ferraz ganhou fama na internet com seus vídeos em que ele dançava, fazia algumas rimas e se vangloriava dos seus músculos avantajados e também da grande quantidade de mulheres que pegava.

Autoproclamado “o maior trapézio de Curitiba”, Rodrigo foi até sacaneado em uma notícia falsa de que teria morrido. Ele fez questão de desmentir com mais um vídeo, mais rimas e mais músculos!

Keanu está tristonho

Em um belo dia de 2010, o ator Keanu Reeves apreciava um sanduíche, sentado em um banquinho de alguma praça por aí. Um paparazzo não perdoou, bateu fotos e logo elas se espalharam pela internet.

O que chama a atenção é a expressão do ator. Compenetrada, distraída. Triste. Keanu parecia triste. Logo, a foto se espalhou, foi usada em diferentes montagens e surgiram diferentes manifestações, como a “Fique alegre, Keanu”.

Começou até mesmo a operação “Feliz Reeves, o dia para alegrar Keanu”, organizada por uma fã para alegrar a vida do ator, marcada por tragédias em família.

Vou xingar muito no Twitter... Sério!

Eles só queriam um show e uma foto ao lado de seu ídolo. Muitos deles madrugaram, estavam com fome. Mesmo assim estavam lá, dispostos a lutar. Mas havia mais pessoas do que o lugar comportava. Era preciso ter uma pulseira para entrar, mas muitos não tinham.

Até que tudo foi por água abaixo: o pocket show do Restart em uma loja em São Paulo foi cancelado! A guerra começou. Munidos de canetinhas de todas as cores, jovens partiram para cima dos... Quadros brancos! Escreveram que não iriam deixar barato.

A “família” de fãs, indignada, dava entrevistas. “Vou xingar muito no Twitter. Sério”, dizia um fã indignado. Mas foi uma admiradora quem marcou os memes da internet de 2010. Uma estudante, aos prantos, mal conseguia achar palavras. Tanto que misturou tudo e proporcionou uma pérola inesquecível.

A frase rendeu para algumas fãs que apareceram no vídeo. Elas conheceram a banda, ganharam camisetas, subiram no palco durante um show e, claro, não serão esquecidas tão cedo.

O meme do mundo é nosso!

Dia 10 de junho de 2010, cerimônia de abertura da Copa do Mundo da África. Muitos, muitos brasileiros acompanham a festa e aproveitam para “twittar”. Até que alguém, incomodado com as observações de Galvão Bueno, se exalta: “CALA BOCA GALVÃO!”.

Começou e não parou de jeito nenhum. A mensagem chegou aos TT (Trending Topics, tópicos mais mencionados do Twitter). Não do Brasil, mas sim do mundo! Ou seja, o mundo estava com a frase “CALA BOCA GALVAO” na ponta do Twitter.

Gringo viu, ficou curioso e começou a perguntar: “O que significa CALA BOCA GALVÃO?”. Na mais típica marotagem brasileira (para não falar sacanagem, pura e simplesmente), alguém inventou que CALA BOCA significava “salve” e GALVÃO era uma ave em extinção. A campanha virou vídeo no YouTube e não pense que o mundo desconfiou, pelo contrário.

Resumo da ópera: o Brasil tirou onda com o mundo durante dois dias. O hexa não veio só porque meme não vale gol.

Isso é... SOROCABA!

Roupa suja se lava em casa, certo? Mas a história pode mudar drasticamente quando uma câmera está ligada, filma uma discussão acalorada e o vídeo é postado no YouTube.

Aconteceu em Sorocaba, quando uma mulher casada descobriu que seu marido a traía há anos. Com uma amiga. Ela reuniu provas incontestáveis, chamou “a outra” e colocou as cartas na mesa. Com uma câmera registrando tudo.

Em uma entrevista, a mulher que gravou o vídeo alega que a intenção era mostrar em um site privado para os amigos. Fato é que não deu certo, a situação gerou várias brincadeiras e bombou na internet brasileira.

Ooooooooooooooh, Double Rainbow!

Qual o significado de um arco-íris? Bem, é simples: pequenas gotículas ficam no ar após a chuva, então funcionam como pequenos prismas. Quando a luz do Sol bate nela, a luz se dispersa  em sete espectros e forma o arco-íris.

Mas para Paul Vasquez, a experiência foi além, ainda mais porque eram não somente um, mas dois arco-íris! Ele pegou sua câmera e registrou um meme instantâneo e hilário.

Apenas para curiosidade: sempre há dois arco-íris, um mais forte e outro refletido. O que acontece é que, na maioria das vezes, as nuvens cobrem o segundo. Quando é possível ver os dois... Bem, Paul Vasquez que o diga.

“Pode isso, Arnaldo?”, um meme em potencial

Cléber Machado ficou conhecido por ser apresentador de televisão e por observações um tanto filosóficas, tanto que ganhou um Twitter (fake, claro) hilário com observações óbvias, mas muito óbvias mesmo.

Nessas de interagir com seguidores, sempre que o “Cléber Machado” fica em dúvida, ele pergunta: “Pode isso, Arnaldo?”. A frase se espalha cada vez mais em diferentes situações. Pode se tornar um forte meme nos próximos meses.

Pode, Arnaldo?

Como você pode perceber, um meme pode ser um vídeo, situação, frase de impacto, brincadeira, enfim, qualquer ideia que seja fixada por muita gente. Esperamos que você tenha se divertido com esta seleção. Não se esqueça de comentar e lembrar-nos de outros memes!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.