Saiba o que rolou de melhor na primeira semana de julho de 2010

7 min de leitura
Imagem de: Saiba o que rolou de melhor na primeira semana de julho de 2010

Já é de costume: chega mais um domingo e você vem até o Baixaki conferir o resumo semanal de tudo o que rolou de melhor por aqui nos últimos sete dias. Junto com o mês de julho chegam também as férias escolares, motivo de alegria para todo e qualquer estudante.

Além de aproveitar os dias de sol e a paisagem (urbana ou não) de sua cidade ou de outros lugares do mundo durante as férias, você pode continuar antenado no Baixaki e nas novidades mais quentes do mundo da tecnologia.

Programas

Nova versão do MegaCubo

Um dos aplicativos mais famosos quando o assunto é ver canais de TV do mundo todo no PC, o MegaCubo acaba de ganhar uma nova versão. Melhorias gráficas, recursos extras, ferramentas para gerenciamento de conteúdo e compartilhar no Twitter são algumas das novidades que você encontrará aqui.

Além disso, você conta com a qualidade e a variedade já características do aplicativo. Assista a vários canais, converse com seus contatos do GTalk enquanto se diverte em frente ao PC e escute rádios de várias partes do mundo por meio de um sintonizador. Com a nova versão do MegaCubo, entretenimento é o que não vai faltar.

Mozilla Firefox 4.0 Beta 1

Já dá para sentir o cheirinho vindo do forno. Quem estava ansioso para colocar as mãos sobre a quarta versão do Mozilla Firefox pode ter um bom aperitivo com o lançamento da primeira versão de testes do aplicativo. Ela trouxe inúmeras novidades a este que é o navegador mais baixado no Baixaki, com mais de 27,5 milhões de downloads.

Firefox 4 Beta 1

Nova aparência sem menu, com transparências que se assemelham às últimas versões do Opera, abas no topo da janela, nova organização dos recursos para configuração do navegador, navegação mais leve, vídeos com o codec WebM, suporte para HTML5 e tudo aquilo que, ao longo dos anos, fez do Firefox um sucesso.

MemoryCleaner

Se o computador não possui muita memória RAM ou então os aplicativos em uso exigem muito deste componente, nada melhor do que dar uma aliviada “limpando-a”. Para isso você conta com o MemoryCleaner, aplicativo que informa a quantidade de memória usada, inclusive com dados de paginação e memória virtual.

Freemake Video Converter

Para quem ainda achava que converter vídeos era algo complicado, o Freemake Video Converter vem desmistificar isso de uma vez por todas. Interface belíssima, simples de usar e muito eficiente na hora de converter vídeos de diversos formatos, não importando se você quer gravá-lo em um DVD, assistir a ele no computador ou no celular.

Além de converter, o Freemake Video Converter permite que você adicione um arquivo de áudio como trilha sonora de um vídeo. Além disso, você dispõe de ferramentas simples, porém eficazes, para uma breve edição de vídeo, cortando e juntando algumas partes.

GIMP Development Snapshot 2.7.1

Outra novidade que já se pode experimentar é o GIMP Development Snapshot 2.7.1. Trata-se do Beta da versão 2.8, a próxima versão estável do programa de manipulação de imagem do projeto GNU, o GIMP, aquele programa que se apresenta como alternativa gratuita e livre para o poderoso (e caro) Adobe Photoshop.

A principal novidade é, sem dúvida, a reunião de todas as janelas do programa em uma só, tal qual ocorre no editor de imagens da Adobe. O lançamento da versão 2.8 está previsto apenas para o primeiro semestre de 2011, mas até lá é possível ter contato com as novidades que devem vir por aí no GIMP.

Jogos

Disciples III: Renaissance

Humanos, elfos e demônios habitando um mundo com ares medievais. O reino de Nevendaar é o palco do confronto entre os deuses desde sua criação, onde legiões de mortais foram levadas a guerrear em batalhas que ceifaram inúmeras vidas. A vida ganha nova esperança no reino quando Inoel, um anjo, surge para liderar os humanos novamente ao caminho da luz.

É nesse contexto que você se encontra e deve selecionar um lado da luta para atuar. Conte com armas incríveis, batalhe contra inimigos poderosos, acumule experiência e leve seu personagem a se tornar uma figura histórica dentro de um reino que busca salvação para seu povo.

Granado Espada

Se você está acostumado aos RPGs de mesa, em que um grupo de aventureiros parte pelo mundo atrás de fama, tesouros ou paz (ou tudo isso junto), Granado Espada pode ser um MMORPG muito interessante. Isso porque no jogo você comanda três personagens simultaneamente, exigindo muito mais controle e raciocínio por parte dos jogadores.

Os personagens controlados por você são da sua família, um método encontrado para contextualizar a interação entre os três. Além disso, é possível recrutar novos RNPCs (personagens recrutáveis e não controláveis pelo jogador) para compor e fortalecer seu grupo de aventureiros.

The Suffering

Os fãs de jogos que misturam ação e terror no melhor estilo de Doom, Quake e Duke Nuken não ficarão de mãos abanando. The Suffering é um jogo repleto de seres horripilantes e no qual você encontra muito sangue e morte. Neste jogo você é Torque, um homem com sérios distúrbios mentais, preso acusado de assassinar sua própria família.

The Suffering

O protagonista não se recorda de nada e é surpreendido por uma invasão de monstros bizarros à penitenciária de Abbott, destino dos piores criminosos do país. A sua função na pele de Torque é sobreviver aos monstros e, enquanto isso, descobrir todos os mistérios que envolvem sua prisão.

Street Challenge

Quem gosta de corridas de tirar o fôlego e arrancadas alucinantes tem no Street Challenge um prato cheio. Um game de corrida gratuito em 3D no qual você precisa suar muito para ganhar dinheiro, equipar seu carro e, dessa forma, continuar no páreo, competindo contra adversários sempre habilidosos no volante.

Você começa do zero, mas vai evoluindo. Com isso torna-se apto a participar de torneios, que dão mais dinheiro e adrenalina para os corredores. Essa é a atmosfera de Street Challenge.

Pangya Season 4

Um MMO diferente de quase tudo o que você já viu em que você é um jogador de golfe e deve demonstrar habilidade com o taco, esse é o Pangya, que chega à sua quarta temporada. Nada de sangue, morte, tiros, magia ou nada disso que costumeiramente aparece nos jogos online, aqui você encontra um ambiente bastante divertido.

O Pangya conta com um servidor brasileiro e, além de partidas de golfe, o jogo promove vários eventos (virtuais, é claro) para interação dos milhares de personagens que normalmente só se encontra nas competições. Nestes eventos há premiação para os participantes.

Beach Volleyball Online

Outro MMO que foge do tradicional clima de combate e luta medieval ou oriental é o Beach Volleyball Online. O mote aqui também é o esporte, só que ao invés do golfe, o vôlei de praia. Este game conta com tutoriais e jogos simples para os iniciantes pegarem experiência suficiente e só depois competirem com outros jogadores.

O Beach Volleyball Online conta com dois modos de jogo, realista ou fantasioso, que dispensam mais apresentações. Conforme você joga, seus atributos vão sendo aprimorados e seu personagem se torna cada vez melhor. Então não poupe esforços para melhorar seus atributos de ataque e defesa.

Artigos

Window Phone: a previsão do tempo na palma da mão

Ao invés de olhar para a janela quando quiser ter uma ideia de previsão do tempo, olhe para o telefone-janela! Essa é a ideia do designer Seunghan Song, que desenvolveu o Windows Phone (Telefone Janela). Um dispositivo semelhante a um telefone celular, porém, com tela capaz de interagir com o ambiente e prever o tempo.

Imagem: Divulgação

Imagens: Seunghan Song

HDbaseT: é o fim do HDMI!

O HDMI parece ser a próxima tecnologia a ficar para trás. Pelo menos assim será se se concretizarem as previsões sobre a HDbaseT, uma tecnologia cujo propósito é enviar áudio e vídeo por um simples cabo de rede! Inovador, não? Pois é, a questão agora é saber se a moda realmente vai pegar.

Designer brasileiro inventa impressora de comida

Quando você acha que as bizarrices alcançaram o limite, algo vem e surpreende. É o caso da impressora desenvolvida pelo designer brasileiro Marcelo Coelho, que promete imprimir comida em três dimensões, algo como um forno conectado ao PC para quando bater aquela fominha.

NASA cria conceito de jato supersônico comercial

A agência espacial dos Estados Unidos, NASA, anunciou em abril de 2010 um conceito de jato supersônico para aviação comercial. Isso mesmo, aqueles jatos cheio de tecnologia que voam a velocidades incríveis podem vir a ser usados para voos comerciais, com transporte de passageiros, serviço de bordo e tudo mais.

O Supersonic Green Machine. Fonte: NASA

O Supersonic Green Machine. Fonte: NASA

Flow Switching: a internet até 1000 vezes mais rápida

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, dos EUA desenvolveu um projeto que promete elevar em até 1000 mil vezes a velocidade da internet. Com uma tecnologia que consome menos energia que a usada atualmente, o segredo desta novidade ultrassônica é um modelo que dispensa a conversão de sinais óticos em elétricos.

Leanback: o YouTube de cara nova

O maior portal de vídeos da web, mais uma vez passará por uma reformulação. Ainda em fase de testes, o “novo YouTube” foi batizado de Leanback e pode ser testado por qualquer um. O serviço roda ocupando toda a tela do navegador, dispensa o uso do teclado e lista na tela inicial alguns vídeos mais vistos recentemente.

Error 404: Skynet, o computador que sabe tudo sobre você

Será mesmo que a tecnologia maligna que pôs as máquinas no encalço da humanidade nos filmes da franquia “O Exterminador do Futuro” saiu da ficção e está por aí, caminhando livremente pelo ciberespaço a espera de uma bobeira para transformar nosso mundo em um caos que nem Neo, muito menos John Connor poderão nos salvar?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.