NVIDIA GPU Technology Conference 2009

7 min de leitura
Imagem de: NVIDIA GPU Technology Conference 2009

Quem está antenado com o mundo das notícias já deve estar sabendo algo sobre a conferência que a NVIDIA realizou na semana passada. O Baixaki resolveu fazer um artigo especial sobre as novidades tecnológicas e notícias que apareceram no evento. Logo após a conferência, houve muitos boatos e rumores circulando pela internet.

Resolvemos pesquisar muito sobre estes boatos, para trazer a verdade para os usuários que estão cheios de dúvidas.  Antes de começar o artigo, queremos esclarecer que vimos toda a conferência da NVIDIA e lemos as declarações oficiais da empresa. Portanto, as informações contidas em nosso artigo não são as mesmas que você possivelmente viu em outros sites e blogs.

O início da conferência

Quando o evento da NVIDIA foi anunciando, muitos sites de notícias — e especuladores de blogs —, resolveram dar palpites a respeito das possíveis novidades. Ao iniciar a conferência, pudemos ver o presidente e alguns dos maiores executivos da NVIDIA mostrando sua nova tecnologia 3D (a tecnologia 3D Vision). Na verdade, quase todas as palestras do evento foram transmitidas no telão que exibia imagens tridimensionais (os expectadores receberam óculos para visualizar tudo em 3D).

Está começando a NVIDIA GTC 2009

Esta conferência tinha seu principal foco em notícias para programadores, fator que fez a NVIDIA evitar falar em novas placas GeForce. O evento mostrou um pouco sobre computação visual, mas os holofotes estavam apontando apenas para a computação paralela e à computação da web. Apesar disso, eles mostraram um pouco sobre o que as novas placas da NVIDIA irão fazer.

Primeiramente, a NVIDIA mostrou um pouco da trajetória que a empresa tem no ramo das placas de vídeo. Em um vídeo rápido, a fabricante apresentou em uma linha do tempo suas principais conquistas e a evolução que tiveram. Logo após esta apresentação, adentrou ao palco o presidente da companhia, o co-fundador Jen-Hsun Huang.

Através das simulações apresentadas no telão, pudemos observar claramente um pouco do potencial das novas placas. A simulação de um carro mostrou que a NVIDIA trará a técnica Ray tracing muito em breve para os jogos. Além disso, o presidente Jen-Hsun Huang falou que apesar desta conferência não ser voltada aos jogadores, a NVIDIA ainda está muito concentrada na melhoria de gráficos.

Gráficos, 3D Vision e PhysX

Jen-Hsun Huang afirmou que através de algumas demonstrações que a empresa criou para a conferência, eles queriam mostrar que os novos gráficos de jogos terão um nível fantástico de perfeição — os quais serão muito próximos ao que se vê na realidade. Uma demonstração apresentada, exibia o jogo Batman: Arkham Asylum sendo executado em conjunto com a tecnologia 3D Vision (demonstração que por sinal deixou os expectadores boquiabertos).

Esta conferência de tecnologia sobre GPUs (processadores gráficos) não foi criada apenas para divulgar produtos da NVIDIA. A empresa possui diversas parcerias e não demorou muito para que Jen-Hsun Huang mostrasse a nova câmera da Fujifilm. O novo produto da Fuji tem a capacidade de capturar imagens tridimensionais, as quais podem ser visualizadas com a utilização da tecnologia 3D Vision.

Nova câmera da Fujifilm que captura imagens em 3D

Como já era esperado, a NVIDIA possivelmente abordaria novidades da sua tecnologia PhysX. Com mais demonstrações, a companhia anunciou um novo nível na qualidade de processamento dos gráficos. Decidimos nem comentar sobre as novidades da tecnologia, basta compartilhar exatamente o que foi mostrado na conferência para você ter uma ideia do que está por vir nas novas placas NVIDIA.

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Computação paralela e a tecnologia CUDA

Antes de comentar sobre mais notícias da NVIDIA e as novidades que a empresa está trazendo para o mercado de placas de vídeo, iremos explicar um pouco sobre a computação paralela. Quando a NVIDIA percebeu que suas placas de vídeo estavam com um poder de processamento muito grande e que os jogos — e programas —, estavam sofrendo por falta de poder dos processadores normais, a fabricante viu que suas placas poderiam ajudar muito neste processamento.

NVIDIA CUDA

Deste modo, a NVIDIA resolveu investir em pesquisa e no desenvolvimento de uma tecnologia que fosse capaz de auxiliar os processadores. A fabricante chamou esta tecnologia de computação paralela, porque ela conseguiria dividir o trabalho de processamento pesado com o CPU (processadores como o Pentium, o Athlon e muitos outros). Em pouco tempo surgia a tecnologia CUDA, a qual faria esta tarefa pesada de transferir parte dos processos excessivos de programas e jogos para que a GPU (o processador gráfico das placas GeForce) começasse a fazer cálculos enquanto ela estivesse ociosa.

A notícia do momento: NVIDIA Fermi

A maior fabricante de placas de vídeo acabou surpreendo o público e todo o mundo. Eles não anunciaram a nova série de placas GeForce, porém trouxeram algo ainda mais espetacular. O anúncio sobre a nova arquitetura Fermi intrigou a todos, pois mostrou que a empresa tem feito grandes investimentos em hardware, mas não necessariamente para o processamento da parte gráfica.

Placa com a nova arquitetura NVIDIA Fermi

Pelo que o presidente (Jen-Hsun Huang) da NVIDIA apresentou, a empresa está interessada em criar placas capazes de trabalhar com computação paralela. A NVIDIA Fermi é, justamente, uma arquitetura que continuará utilizando a tecnologia CUDA, mas com uma capacidade e qualidade muito maior.

No evento, a NVIDIA mostrou apenas uma placa Tesla que será equipada com a arquitetura Fermi. Entretanto, assim como já aconteceu com as séries passadas, placas da série Quadro e GeForce devem ser equipadas com processadores semelhantes.

NVIDIA e Adobe irão trazer filmes em Alta Definição à internet

Como já supracitado, a NVIDIA dedicou parte de seu evento à computação da web. Contudo, a NVIDIA não chegou a divulgar nada especial sobre os avanços que os vídeos terão na internet. A empresa omitiu certas informações, porque logo após seu evento, haveria uma conferência da Adobe, a qual iria divulgar notícias sobre a computação da web.

Presidente da NVIDIA demonstrando o poder do ION

Segundo as notícias dos sites da NVIDIA e da Adobe, as duas empresas estão trabalhando para aperfeiçoar e melhorar suas tecnologias de tal forma que vídeos com alta resolução possam ser visualizados em computadores e dispositivos portáteis. A Adobe anunciou em sua conferência que está desenvolvendo o Adobe Flash 10.1 e em seguida relatou que este novo software, em conjunto com os GPUs da NVIDIA, poderão proporcionar uma qualidade incrível.

A Adobe e a NVIDIA demonstraram em suas respectivas conferências, com a utilização de um HP Mini 311 (o qual possui o chip NVIDIA Ion), um pedaço do novo filme de Star Trek em exibição através da nova tecnologia Flash. Segundo a Adobe, o YouTube e o site Hulu.com devem ter capacidade suficiente para, em breve, utilizar esta tecnologia. Vale frisar, que a Adobe anunciou a possível chegada da versão 10.1 do Adobe Flash até o fim deste ano.

O fim dos chipsets nForce

A NVIDIA confirmou o que já era esperado: a empresa vai parar com o desenvolvimento de chipsets para placas-mãe. Os chips nForce da NVIDIA utilizados em processadores AMD já estavam com seus dias contados, visto que a AMD fabrica seus chipsets e sabe bem quais configurações concedem melhores benefícios para seus CPUs. Contudo, ainda não era nada certo que a NVIDIA fosse desistir dessa batalha.

O fim do nForce

O anúncio que veio diretamente da NVIDIA confirmou o fim dos chipsets nForce para placas que usam processadores da Intel. O porta-voz da NVIDIA relatou que devido as brigas com a Intel, a empresa estaria encerrando suas atividades no ramo de chipsets. Logo em seguida, foi anunciado que a fabricante não estava tendo muitos lucros com os chips para placas-mãe da AMD, fator que fez a empresa parar totalmente com a fabricação de chipsets.

Boato sobre o abandono das placas de alto desempenho

Há quase uma semana surgiu uma notícia de que a NVIDIA possivelmente estaria abandonando a ideia de produzir placas de alto e médio desempenho. O boato surgiu a partir do site Semi Accurate (confira a notícia em inglês), o qual dizia claramente em seu título: “NVIDIA mata GTX285, GTX275, GTX260 e abandona o mercado de placas de vídeo de alto e médio desempenho”.

Boato falso

Evidentemente, até nossa equipe ficou intrigada com a notícia, pois não tem muita lógica a empresa deixar de produzir os produtos que ela mais vende. A princípio demos algum crédito para a notícia, mas claro que fomos atrás de outras informações. O boato foi desmentido por vários sites, houve sites muito conhecidos que até entraram em contato com a própria NVIDIA para verificar se algo nesta notícia era real. A NVIDIA não pensou duas vezes e desmentiu tudo, falando que esta notícia é falsa e não tem nenhuma coerência.

Rumores da série GTX 300

Como já citamos na notícia sobre o arquitetura Fermi, a nova série GeForce deve ser baseada nesta nova arquitetura. De acordo com o documento oficial liberado pela NVIDIA, as placas que utilizarem a arquitetura Fermi irão receber melhorias significativas na parte de hardware. Abaixo disponibilizamos a tabela que a NVIDIA publicou, a qual mostra alguns detalhes comparando as novas placas com as antigas.

Comparação entre arquiteturas

Optamos por não colocar dados não-oficiais, porque tudo pode ser alterado até o lançamento das novas placas. Nosso artigo acaba aqui e esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco sobre as novidades da NVIDIA. Deixe seu comentário e participe, queremos sua opinião em nosso site. Até uma próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.