Como usar o aTube Catcher

Baixar filmes de sites como o YouTube é mole com este programa, aprenda a utilizar seus recursos.
  • Visualizações179.828 visualizações
Por Rodrigo Prada em 7 de Julho de 2009

O YouTube é um site que dispensa apresentação, qualquer um já se surpreendeu com a quantidade de vídeos e músicas que estão à disposição de todos. Aproveitar todo esse conteúdo multimídia para ampliar sua biblioteca pessoal é fácil, basta contar com as ferramentas certas e saber como utilizá-las. E quando o assunto é captura e conversão de vídeos da internet, o aTube Catcher é um dos downloads mais garantidos. Hoje você vai aprender a utilizar tudo que este programa tem a oferecer.

Na verdade, ele não se limita a baixar filmes apenas do site YouTube, conteúdos do MySpace, Dailymotion, Megavideo, Google Video, Metacafe, Spike, Comedycentral, MyPla e dezenas de outros sites do gênero também estão na lista dos suportados pelo programa.

Instalação

Sem segredos, aceite todas as principais preferências e garanta que todos os recursos sejam adicionados a sua máquina. Atenção apenas quando uma barra de serviços solicitar sua permissão para ser instalada, desative as três opções desta etapa e previna as preferências do seu navegador.

Desative durante a instalação.

Nem todos os usuários dominam alguma língua estrangeira, mas certamente compreendem bem o português. Na primeira vez que o programa for utilizado, selecione o “Português Brasil” como idioma oficial do software, caso contrário, esta mesma opção pode ser encontrada dentro de “Language” em “Ferramentas”.

Selecione o idioma português.

Familiarizando-se

Abra o programa e dê uma rápida olhada na interface. Repare que ele divide as atividades em duas seções principais: (1) Baixar vídeos da Internet e (2) Converter FLV para outro formato. Repare ainda no botão (3) abaixo, ele exibe as preferências avançadas da conversão, permite ao usuário definir as principais e características do arquivo de saída. Caso você não tenha conhecimento no assunto, recomenda-se não alterar estas opções (3).

Conheça sua interface.

Alterar a resolução do vídeo convertido ou a taxa de bits por segundo de uma música são exemplos de preferências de vídeo e áudio respectivamente, mas utilizamos as definições gerais para a ilustração. As características abaixo definem que qualquer arquivo inicia sua captura após 10 segundos da sua execução normal, com limite de 300 segundos e 10 MB de tamanho. Ideal para definir com precisão a qualidade do arquivo de saída.

Preferências avançadas.

Baixando um filme

Mantenha o seu aTube Catcher aberto com a opção “Baixar vídeo da internet” (1) selecionada. Abra então a página que contém o vídeo que deseja converter em seu navegador e copie seu endereço. Caso a URL não apareça automaticamente no campo “Origem” do programa, clique na opção colar para fazê-lo.

Para baixar um filme.

“Salvar para” define o diretório do seu computador onde o arquivo de saída será criado, clique na opção “Explorar” para alterar a pasta. Finalmente, selecione o formato de saída para o arquivo baixado em “Extensão arq.” e em seguida clique em baixar. Acompanhe o processo na barra inferior.

Salvando em WMV.

Como saber qual formato utilizar no meio de tantas opções? Fácil, repare que dentro da opção “Moldura” existem vários padrões para aplicações em determinados aparelhos celulares, DVDs, videogames e MP3. Caso você não tenha certeza de qual formato a utilizar, ignore a opção “Extensão arq.” E selecione apenas através deste campo. Vale lembrar que desta maneira as preferências avançadas serão desativadas.

Opções de Molduras.

O usuário pode capturar apenas o áudio de algum vídeo, transformando o filme em MP3, por exemplo. Para tal, basta selecionar um formato de áudio para a saída do arquivo ou ainda “Molduras – MP3 Audio”.

Conversão de Arquivos

Desta vez são os arquivos FLV de dentro do seu computador que são convertidos para outros formatos. Funciona com qualquer um, pouco importa se foram ou baixados com o auxílio do aTube Catcher ou não.

Convertendo arquivos.

Primeiramente, selecione a aba “Converter de FLV para outro formato” (2). No campo “Origem”, clique em explorar e selecione o arquivo que você deseja converter. Dica: por definição, o programa procura por arquivos de outros formatos, altere para “Todos os formatos” para encontrar seu vídeo.

Selecione Todos os arquivos para encontrar seu vídeo.

Atribua um nome, um diretório e a extensão o arquivo clicando em Explorar, mas desta vez no campo “Salvar para”. Atente-se para “Salvar como tipo”, é desta maneira que o usuário seleciona o formato para o qual o arquivo será convertido. Finalmente, clique em converter e aguarde alguns segundos até que o processo esteja pronto.

Escolha o formato através da extensão do arquivo.

Importante: ao contrário do download de filmes, desta vez é importante não manter nenhuma Moldura selecionada. Antes de iniciar o processo, certifique-se que de utilizar a opção “Definido pelo usuário” dentro de “Moldura”.

Para converter vídeos, não selecione molduras específicas.

Também é possível criar arquivos de áudio a partir de vídeos selecionando algum formato adequado. Embora possa funcionar para a conversão de filmes em outros formatos, aplicá-lo em arquivos diferentes do FLV pode gerar erros.

Como usar o aTube Catcher

Resta apenas aproveitar os vídeos que a internet oferece. Tem alguma sugestão de programa para que dissequemos? Envie sua sugestão, estaremos prontos para atendê-lo.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!